Quais os benefícios da assinatura digital?
As vantagens de um mundo sem fronteiras já podem ser sentidas e um dos exemplos é a assinatura digital.
Já pensou em como seria assinar um documento à distância e ter a mesma validade de um feito presencialmente? Então saiba que essa tecnologia já existe, trazendo agilidade e flexibilidade a uma operação tão importante, a assinatura digital.
Utilizando um certificado digital para a segurança das informações, essa ferramenta pode ser usada em laudos médicos, atestados, contratos de sociedade, além de autenticação de transações financeiras.
Interessante, não é mesmo? Agora, que tal conhecer mais sobre o que é assinatura digital? Acompanhe o conteúdo a seguir e conheça os benefícios que essa transformação pode gerar para o seu negócio.
O que é assinatura digital?
A assinatura digital foi criada como uma forma de garantir a legitimidade dos documentos armazenados em plataformas digitais e HDs externos. Possuindo a mesma validade de um contrato firmado presencialmente, esses arquivos utilizam a criptografia para garantir segurança.
Vigente no Brasil desde 2001, depois da criação do ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras), ela garante que todos os documentos digitais em que a empresa tenha um certificado digital válido possam substituir o papel impresso.
Esse processo é feito por meio de um software chamado “assinador digital”, que vincula todos os dados criptografados do certificado digital aos documentos que terão validade jurídica.
Qual a relação entre assinatura e certificado digital?
Como você pôde perceber, a assinatura digital possui um vínculo direto com o certificado digital. Ou seja, se não tiver um, a validade do documento não é garantida.
O primeiro passo para fazer uma contabilidade digital e assinar um documento à distância é adquirir um certificado digital. Como a identidade eletrônica de pessoas físicas e jurídicas, na prática, ele funciona como um software que armazena e criptografa todos os dados da empresa.
Existem diversos tipos de certificados digitais, porém os mais populares para o uso empresarial são o A1 e o A3. No entanto, se o intuito é legitimar a assinatura digital o A1, válido por um ano, é a modalidade mais popular, com o armazenamento em nuvem.
Criptografia da assinatura digital
Para garantir a segurança de todos os dados fornecidos durante a assinatura digital, esse processo conta com a criptografia como principal recurso. Mas você sabe como isso ocorre na autenticação de um documento?
Como função principal, essa é uma funcionalidade técnica que mistura todas as informações, de modo com que só quem possui a chave privada do usuário possa decodificar os arquivos.
Ao criar um documento que precise de legitimidade jurídica, vale lembrar que o primeiro passo é ter um assinador digital. Similar a uma caneta quando um contrato é firmado, o seu processo é totalmente codificado.
Verificação de validade
Mesmo com o documento criptografado, você sabe como é feita a verificação de autenticidade da assinatura digital? Pois saiba que quem recebe o arquivo é que fica responsável por dar essa validade.
Tendo acesso à chave privada do software, você poderá decodificar o documento e comparar com o arquivo recebido. Para isso, o remetente precisa estar atento ao hash (algoritmo de mapeamento) de ambos os documentos para que sejam idênticos.
Lembre-se que qualquer alteração no arquivo irá produzir um conteúdo totalmente diferente do documento originalmente assinado, o que tornará inválido o documento e a operação prevista no contrato.
Assinatura digital: qual a diferença em relação à eletrônica?
Quando o assunto é dar validade jurídica a um documento, é comum que dois termos sejam constantemente confundidos: assinatura digital e eletrônica. Apesar de serem realizadas exclusivamente no meio virtual, elas possuem algumas diferenças.
A principal diferença entre a assinatura digital e a eletrônica é a forma de verificar a autenticidade. Enquanto o primeiro passa pela criptografia do certificado para atestar a validade jurídica, a assinatura eletrônica analisa outros fatores, como a geolocalização, endereço IP, assinatura manuscrita, entre outros.
Vantagens dessa validação digital
Além de possibilitar um processo mais rápido e fácil, a assinatura digital de documentos oferece diversos benefícios para quem está querendo otimizar os processos internos da sua empresa.
Entre eles está a redução de custos da impressão dos contratos, diminuindo o orçamento destinado a materiais de escritório, como folha de sulfite e cartuchos de impressão. Além disso, é válido mencionar que tal atitude também diminui o consumo de papel, tornando uma ação sustentável.
Outro aspecto que deve ser mencionado é a segurança oferecida pela assinatura digital. Apesar de ser uma prática comum aplicar uma assinatura digitalizada, esse é um processo que está sujeito a fraudes.
Por isso, se você quer aliar a segurança dos dados da sua empresa a um processo rápido, fácil e sustentável, comece a fazer uso da assinatura digital e usufrua os seus benefícios.
Alie tecnologia ao seu setor contábil com a Omie
Agora que você conhece a assinatura digital e sabe as vantagens de começar a usar uma ferramenta digital, baixe o e-book Simbiose da Omie e tenha dicas de como integrar novos cenários econômicos e tecnológicos ao seu negócio.
