Planejamento financeiro empresarial com Sistema ERP

Que a saúde financeira empresarial é importante, todo empreendedor sabe, mas será que estão todos cuidando dos seus gargalos?

23/Fev/2022
Finanças
https://go.vooozer.com/embed/fc9d0a39


Geralmente, as empresas são fundadas com o intuito de solucionar algum problema na sociedade ou de preencher um gap de mercado. Excluindo toda essa romantização, no propósito de operar uma organização e analisando as coisas de uma forma mais fria, todos conhecemos a preocupação dos sócios em gerar mais dinheiro e, para isso, o planejamento financeiro empresarial é fundamental.

Mesmo que você tenha um objetivo nobre como gestor ou empreendedor, cuidar da saúde e do plano financeiro de uma empresa é essencial, pois, sem uma atenção específica voltada para essa área, as dificuldades de atingir o resultado desejado serão ainda maiores.

Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Controle e planejamento financeiro empresarial

O planejamento é algo necessário em todas as áreas, mas quando se trata do plano financeiro de uma empresa se torna ainda mais indispensável. Isso porque, com o dinheiro não podemos errar, certo? 

Além de servir como base para estabelecer a estrutura de capital, o planejamento financeiro empresarial auxilia o empreendedor a compreender a fundo os seus custos, podendo tomar decisões mais inteligentes de investimento.

Assim, para saber como fazer um planejamento financeiro empresarial, é necessário entender qual é a atual situação da sua empresa. O diagnóstico financeiro é uma ótima maneira de reunir dados históricos e transformá-los em informações úteis. 

Ademais, captar dados sobre o micro e macroambiente da empresa, tais como potenciais clientes, relações de força com fornecedores e os impactos da economia no setor, ajuda na visão global do que ocorre na organização.

Com os dados devidamente organizados, é hora de traçar hipóteses sobre o futuro. Aqui, é necessário pensar como a empresa responderia financeiramente a possíveis cenários econômicos, tendo em mente a possibilidade de ocorrer uma crise ou um aquecimento na economia.

Mesmo entendendo os passos para montar um controle e planejamento financeiro empresarial eficiente e eficaz, executar a teoria pode ser uma tarefa complicada. Para isso, existem empresas preparadas para auxiliar com serviços de consultoria. Muitas vezes, os valores podem ser altos, logo, a consultoria júnior se torna uma opção atraente no mercado para PMEs.

Vantagens do ERP no planejamento financeiro empresarial

Confira os benefícios do sistema ERP para o planejamento financeiro empresarial.

Controle o seu fluxo de caixa

No mundo financeiro empresarial, o seu caixa é equivalente ao seu dinheiro. Portanto, o fluxo de caixa se faz por meio das movimentações de dinheiro que acontecem na sua empresa. Desse modo, ter todo controle financeiro de seu negócio é fundamental para saber se ele está sobrevivendo ou não no mercado.

O âmbito econômico analisa a DRE e reflete a remuneração dos sócios como uma de suas maiores preocupações. Dessa forma, o lucro é visto como o objetivo principal a ser atingido.

Entretanto, uma empresa pode lucrar e, mesmo assim, chegar à falência. Tal fato ocorre porque o ciclo financeiro dela pode estar desajustado, ou seja, o tempo entre o pagamento dos fornecedores dos insumos comprados e o recebimento pela venda é muito grande.

Por isso, a gestão financeira empresarial se preocupa com o curto prazo e a geração de caixa. Se o ciclo financeiro é longo, algo como meses, a empresa pode sofrer para manter suas operações, pois há saída de dinheiro e existe uma demora muito grande até ter uma entrada que compense aquela saída.

E aí está uma das vantagens do sistema ERP para o planejamento financeiro. Ele permite que o fluxo de caixa seja automatizado, demandando do profissional da área financeira apenas a inclusão das informações no sistema. Após isso, o software gera projeções, gráficos e relatórios correlacionados ao controle do caixa.

Conquiste a produtividade

Com um sistema ERP, você estará praticamente descartando da rotina da sua empresa o retrabalho, a duplicidade e a dificuldade em encontrar informações relevantes. Assim, o resultado será o aumento da produtividade e o compartilhamento de dados.

Além disso, a integração e a automatização de processos conseguida por meio de um bom sistema ERP, que atende as necessidades das empresas fazendo uso de diferentes módulos básicos e padronizados ou de extensões anexadas, também contribuem para garantir aos empreendedores uma maior produtividade.

Faça supervisão em tempo real

Rapidez e agilidade possibilitam um maior poder de análise de qualquer risco ou falha nos processos. Com um sistema de gestão ERP, você recebe as informações em tempo real, o que te dá mais tempo para fazer os ajustes necessários e permite realizar um bom planejamento financeiro empresarial.

Trabalhe em um software seguro

Com auxílio dos gráficos, relatórios de vendas, demonstrativos de pagamentos e outras informações seguras conseguidas pelo ERP, o empreendedor tem mais segurança em seu planejamento financeiro, já que o que tem em mãos é baseado em dados concretos de sua empresa.

Melhore todos os processos da sua empresa

Como já explicado, o software de gestão possibilita a automatização e a otimização de processos, além da integração de dados, o que também impacta diretamente nos processos internos do negócio. Com isso, o ERP garante um fluxo de trabalho mais fluido, com menos erros e com maior aprimoramento.

Faça a gestão de tarefas de forma simples e intuitiva

Com a escolha de um bom sistema ERP, com designs intuitivos e simples de manusear, gerir as tarefas da empresa se tornará uma demanda nada complexa, resultando em mais eficiência e praticidade.

Software ERP para gestão financeira empresarial

O ERP é um sistema integrado de gestão empresarial, ou seja, ele conecta diversos departamentos de uma empresa em um único software. Mas qual é o benefício que isso traz à saúde financeira do seu negócio?

É simples, com a integração entre as áreas e funcionalidades, como recomendações para faturamento e custos da produção, o trabalho de atualizar a DRE e o balanço da empresa é minimizado. Ainda, o software se mostra uma potente ferramenta para organizar a contabilidade, pois gera relatórios e facilita até o recebimento de notas fiscais eletrônicas ou emitidas em papel.

Portanto, a aquisição de um bom ERP online para sua empresa não deve ser vista como um custo, e sim um investimento, em que o retorno, apesar de não ser direto, é perceptível em todas as áreas da organização.

Vantagens em ter a Omie como parceira

Como já reforçado, a escolha de um bom sistema de gestão faz toda a diferença. O Omie é o primeiro e único ERP parceiro do contador. Trata-se de um sistema de gestão online simples, intuitivo e eficiente, voltado para pequenas e médias empresas e que valoriza a produtividade contábil.

Com 98% de aprovação, o sistema Omie está hospedado na Amazon e tem o mesmo nível de segurança dos bancos. Logo, todos os dados são protegidos por backup e sistemas de última geração impedem até nossos funcionários de acessá-los.

Atentando-se aos tópicos mencionados no texto, é possível manter sua empresa financeiramente saudável e competitiva no mercado. Lembre-se que o planejamento é a chave para o bom desempenho e que entender o lado técnico é extremamente importante, pois, assim, sua empresa agregará valor e poderá, enfim, cumprir o seu objetivo na sociedade.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas