Planilha de gastos: conheça os tipos e como criar uma!

Saiba quais são os modelos de planilhas de gastos empresariais, as informações essenciais e as formas de automatizar a gestão financeira.

08/Mar/2021
Gestão

Possuir uma planilha de gastos empresarial pode ser o diferencial que o seu negócio precisa para alavancar lucros e controlar despesas. Independentemente do porte da empresa, é importante compreender todas as variáveis que envolvem a gestão financeira, tais como: capital de giro, vendas, estoque, cálculo de preço dos serviços, etc. 


Por isso, neste conteúdo da Omie, apontamos como organizar a gestão financeira em busca de acompanhar todas as movimentações financeiras, estruturar o fluxo de caixa e tomar decisões sobre estratégias de investimento e corte de custos. Vamos lá?‍


Quais os modelos de planilhas para organização financeira?

A primeira dica, quando falamos de controle financeiro para empreendedores, é separar as contas pessoais das despesas do negócio, e o mesmo vale para o lucro, em contrapartida à retirada. Por isso, conheça quais são os tipos de planilhas disponíveis para empresas e quando utilizar cada um. ‍

Tipos de planilha para gestão financeira

Apuração de resultados

Nesta planilha, devem constar informações sobre o valor da venda bruta, impostos sobre vendas, comissões, frete, descontos e devoluções. O objetivo é mensurar o valor de cada uma das variáveis dentro da porcentagem do faturamento mês a mês, construindo um planejamento financeiro anual.  

Inadimplência

Para medir a inadimplência, acompanhe as vendas em atraso e à prazo, se é uma dívida recorrente ou anterior, qual o valor recuperado e quanto de prejuízo foi acumulado. 

Capital de giro

O ciclo financeiro é o resultado do prazo médio de estoque + prazo médio de recebimento - prazo médio de pagamento. A partir do resultado, deve-se dividir a quantidade de dias do ano pelo valor. Com isso, você saberá quantas vezes será preciso executar o ciclo financeiro do negócio. 

O valor do capital de giro será o total de desembolso anual da empresa — quanto custa manter o negócio funcionando? — dividido pela quantidade de ciclos financeiros. 

Preço de venda 

Considere, além do valor estipulado para a venda, alíquotas e impostos incidentes sobre o produto ou a prestação de serviços. É fundamental adicionar esses valores para reformular ou validar o preço de venda predeterminado.

Contas a pagar

A planilha de contas a pagar é dividida em duas partes. A primeira contempla os pagamentos com vencimento hoje e amanhã, o total de pagamentos a vencer e os vencidos. 

Já na segunda parte, organize por fornecedor, item, valor da parcela a ser paga, data de vencimento, data efetiva de pagamento, condições do pagamento e número total de parcelas. 

Controle de estoque

Um dos pontos cruciais para uma gestão eficiente, o controle de estoque deve se guiar por: data, descrição do produto, estoque mínimo, histórico de entrada e saída e saldos. 

Também considere o custo unitário do item, o custo total considerando todos os itens disponíveis e o valor do saldo em reais. Por fim, mantenha uma aba “gerencial” para visualizar as informações da situação do estoque e a validade do último lote de compra.        

Controle diário de vendas 

É recomendável que os negócios possuam um controle de vendas diário. Para isso, construa uma planilha que englobe a data de venda, a descrição do item e as condições de pagamento e desconto.

Fluxo de caixa

Organize as informações mês a mês e por tipos de entrada. Assim, separe o valor de entrada em dinheiro físico, cheque pré-datado, duplicatas a receber, cartão de crédito, entre outros.‍

Como fazer uma planilha de gastos?

Agora que você já sabe o que precisa considerar na hora de organizar o planejamento financeiro da sua empresa, veja como criar uma planilha de gastos empresarial em 5 passos. 

  1. Despesas gerais  

Inclua informações de compras de mercadorias, fretes e seguros sobre aquisições, compras anuladas, bonificações a compradores, devedores duvidosos e despesas diversas com vendas.

  1. Despesas operacionais 

Aqui, vão os custos recorrentes, tais como: água e esgoto, energia elétrica, telefone, provedor, internet, material de limpeza, expediente e embalagem, lanches e refeições, condução, combustível, material de reposição e manutenção de ativos. 

  1. Despesas administrativas 

Quanto custa manter a empresa funcionando em plenas condições? Considere: valor do aluguel, depreciação, amortização, exaustão, seguro, gratificações e investimento em marketing. Além das despesas legais e jurídicas com cartórios e com cobranças.

  1. Despesas trabalhistas, sindicais e da contratação de terceiros 

Aqui, considere todos os custos que um funcionário depende, além das obrigações trabalhistas descritas em lei e acordadas com o sindicato. No caso da contratação de pessoas jurídicas — como um escritório de contabilidade —, verifique quais são as diretrizes indicadas pela lei que devem estar claras em contrato. 

  1. Despesas tributárias e financeiras

Detalhe cada imposto incidente sobre a operação e valores, evitando ser pego de surpresa. Já sobre as despesas financeiras, verifique as condições de descontos, juros e multas concedidas pelo banco. ‍

Qual a melhor planilha de gastos?

O desafio de manter a organização financeira da empresa pode ser mais fácil se, em vez de se questionar sobre qual a melhor planilha de gastos empresarial, busque-se uma forma mais automatizada para fazer isso. 

Nesse sentido, a tecnologia pode auxiliar. O software de gestão financeira da Omie, entre diversas funcionalidades, possui a de controle financeiro. O sistema é 100% on-line e totalmente integrado às suas finanças. 

Assim, é possível abandonar a visão fragmentada oferecida por planilhas, usufruindo de uma visão única e muito mais assertiva por meio de relatórios funcionais e personalizados. Saiba como funciona a gestão financeira empresarial com sistema ERP


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas