Por que investir em software CRM na sua empresa?

Entenda melhor o CRM, no qual poderá reunir todas as informações da empresa em um único lugar

15/Mar/2022
Gestão

Obter informações confiáveis na hora de produzir o planejamento comercial da sua empresa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso das suas vendas. Por isso, o mercado já disponibiliza soluções tecnológicas específicas para a coleta e cruzamento de dados. Uma delas é o CRM, ou Customer Relationship Management, que reúne as informações do cliente e da empresa em um único programa.

A partir dos dados e insights gerados no software CRM, você poderá melhorar o seu serviço ou produto, além de toda a jornada de compra do seu consumidor. Assim, as chances de fidelizá-lo se tornam muito maiores, facilitando o atingimento de metas.

Se você ainda não sabe ou quer saber mais sobre o tema, acompanhe nosso artigo. Nele, explicaremos o que é o CRM, quais os benefícios de adotá-lo na empresa e quais os melhores critérios para escolher o melhor software de CRM para o objetivo do seu negócio.

O que é CRM?

O Customer  Relationship Management ou CRM, que em português significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, é um software para a gestão dos clientes de uma empresa. Nele, são reunidos todos os dados dos clientes e dos vendedores.

O objetivo de um software de CRM é gerar insights e análises detalhadas e assertivas para um melhor planejamento comercial de um negócio. Assim, ele auxilia no aumento da produtividade da equipe de vendedores e, como já explicado, na fidelização e relacionamento com clientes. 

O software CRM pode ser armazenado em equipamentos eletrônicos físicos ou em nuvem. É alimentado pela equipe de vendas com informações dos clientes, produtos ou serviços e de todas as operações comerciais. 

Entre os dados que podem ser lançados no software CRM, estão: 

  • Informações pessoais dos clientes (ativos, inativos, devedores ou leads);
  • Detalhes de produtos ou serviços, relatórios de vendas, 
  • Metas dos vendedores, histórico de relacionamento (mensagens, negociações e vendas realizadas ou não) entre clientes e empresa. 
  • Outras informações, que podem ser adaptadas ao perfil do negócio.

 

Conheça os tipos de CRM

Com tantas informações ali coletadas, as funcionalidades de um sistema CRM podem ser adaptáveis para diferentes tipos de negócio. Assim, já estão disponíveis ao menos três categorias de programas CRM.

Conheça melhor cada uma delas e veja a que mais se encaixa no momento atual da sua empresa: 

CRM de vendas

O software CRM focado em vendas auxilia diretamente o time comercial de uma empresa, sejam vendedores ou assistentes e analistas comerciais. Por meio dele, é possível fazer emissão de relatórios de: 

  • Vendas realizadas; 
  • Negociações fechadas ou em andamento; 
  • Desistências;
  • Metas de vendedores; 
  • Previsão de vendas;
  • Entre outros itens.

CRM de marketing

Na área de marketing, o software CRM auxilia a traçar o perfil dos clientes atendidos, do público-alvo e das personas. Isso é possível por conta dos hábitos de consumo ali registrados cotidianamente: quanto o cliente compra em determinado período do ano, qual o turno no qual há maior fechamento de negócios, entre outros.


Assim, ele é útil para planejar as ações de marketing, campanhas de vendas e todas as atividades comerciais. A integração de vendas e marketing no software CRM possibilita muito mais assertividade ao pensar em como entregar um melhor produto ou serviço ao seu consumidor.

CRM de suporte

Quando voltado ao suporte da gestão da empresa, o software CRM integra o histórico do relacionamento com os clientes, para um atendimento mais eficiente e rápido. 

O principal objetivo, nesse caso, é fidelizar o cliente a partir de um acompanhamento a longo prazo, adequando seu serviço ou produto ou identificando novas oportunidades de venda para consumidores que já tiveram contato com a sua marca.

Quais são os benefícios de inserir um CRM na sua empresa? 

São muitos os benefícios de implantar um software CRM no seu negócio. Afinal, como já explicamos no artigo, a reunião de informações qualitativas e quantitativas pode gerar insights poderosos para as suas estratégias empresariais.

Os principais benefícios estão relacionados a um melhor atendimento aos consumidores, permitindo a resolução das dores mais latentes de seus clientes de forma ágil. Conheça abaixo, os resultados da implantação do CRM na sua empresa:

Aumento das vendas 

Por meio das informações de um software CRM, as campanhas comerciais podem ficar mais direcionadas, conforme as preferências ali indicadas. Seus produtos ou serviços, então, podem ser adequados conforme as necessidades levantadas pelo software CRM. 

No dia a dia da sua empresa, o atendimento aos clientes torna-se mais personalizado e eficiente, gerando muito mais lucro e fidelização. 

Organização e acompanhamento dos processos em tempo real 

Com o software CRM é mais fácil mapear seus processos comerciais, com controle de metas, vendas realizadas e perfil do cliente. 

Com os detalhes oferecidos no software, é possível emitir relatório de erros e melhorar todo o processo de vendas, o que vai aumentar a produtividade da sua equipe comercial.

Redução de custos

Após a implantação do software CRM, todas as informações do relacionamento com os clientes ficam mais fáceis de serem localizadas e acessadas de forma rápida. Isso elimina custos de pesquisas com clientes e otimiza o tempo de atendimento, que fica mais direcionado. 

Além disso, o processo de aquisição de clientes torna-se mais detalhado e facilitado pelos dados do software.

Elevação da satisfação do consumidor 

O software CRM disponibiliza dados pessoais e histórico de consumo dos clientes. Com essas informações, a equipe comercial consegue atender melhor seus clientes, sabendo exatamente o que ele precisa e quais seus hábitos de consumo.

O cliente é atendido de forma mais rápida e fica mais satisfeito por ter o produto ou serviço exatamente como deseja.

Campanhas de marketing mais efetivas 

As campanhas de marketing são mais diretas às necessidades dos clientes por meio de um software CRM. Com acesso aos dados do cliente e histórico de relacionamento com a empresa é mais efetivo realizar campanhas que encantem o público-alvo certo com maior potencial de compra de seu produto ou serviço.

Gerenciamento de leads e contatos

O pós-vendas na sua empresa é bem mais fácil com o software CRM que ajuda com a construção de um roteiro para entrar em contato com seus clientes. Por meio do CRM é possível saber os melhores horários e meios de contato preferidos de cada cliente. 

Além disso, para gerenciar seus leads e torná-los consumidores de sua empresa, as informações do software CRM são essenciais. Com dados bem detalhados do perfil dos leads, é mais fácil seus vendedores falarem a linguagem adequada para fechar as vendas e bater metas.

Como escolher uma ferramenta de CRM para sua empresa?

Agora que conhece todas as vantagens de um software CRM para sua empresa, veja como escolher a opção ideal! É importante que você utilize boa parte, ou todos os critérios aqui expostos, para não ter problemas futuros ou escolher um software inadequado para o momento atual do seu empreendimento.

Funções

O primeiro passo é verificar quais funções o software CRM possui que serão úteis à sua empresa. Entre as funcionalidades mais importantes estão a exibição e coleta dos seguintes tópicos: 

  • Dados pessoais dos clientes;
  • Histórico de vendas e negociações; 
  • Previsão de vendas; 
  • Controle de metas; 
  • Acompanhamento automatizado de contato com os clientes (e-mail, mensagens, etc.).

Usos 

O software CRM escolhido precisa ser de fácil uso e com suporte técnico rápido. Um software intuitivo vai ajudar muito no treinamento e independência da sua equipe e no dia a dia da sua empresa. 

Caso necessite de suporte técnico, ele precisa ser rápido e possível de personalizar o software às necessidades de seu negócio. 

Integrações

Um bom software CRM deve ser capaz de integrar aos outros sistemas da empresa para melhor performance de vendas. Se estiver integrado ao sistema ERP de gestão, ao mesmo tempo em que a venda é realizada, já é possível consultar o estoque, realizar o faturamento e enviar as informações fiscais e contábeis.

 

Existem softwares que possuem consultoria especializada para te ajudar na melhor escolha. Esse é um grande diferencial: contar com especialistas que te mostrarão todas as funções mais adequadas às necessidades de sua empresa.

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Para garantir a melhor escolha, contrate o Sistema ERP Omie, que já vem com as funcionalidades de ERP e CRM integradas. Ele ainda conta com uma consultoria personalizada e um suporte técnico rápido para adequar o software à realidade do seu negócio.

 

Além do CRM, o sistema ERP Omie possui integração com a SEFAZ, atualização automáticas de impostos, emissão de boletos imediata, sistemas de gestão contábil e muitos mais.

 

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