Quer descobrir como ter resultados melhores e clientes mais satisfeitos em seu escritório de contabilidade? Conheça CRM para contadores!
A ferramenta Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) é de grande ajuda para o trabalho dos contadores por automatizar processos manuais, aumentar a produtividade, manter os dados dos clientes atualizados, assim como as leis tributárias e mais facilidades
Já deu para imaginar o motivo do CRM para contadores ser um diferencial para seu negócio, não é? Acompanhe os próximos tópicos para entender de uma vez por todas.
Qual é o objetivo do CRM?
O principal objetivo de ter uma ferramenta de CRM em seu escritório de contabilidade é ter informações detalhadas de seus clientes. Por meio de um software de gestão são gerados vários dados e relatórios para melhorar os resultados de atendimento das necessidades dos clientes.
Portanto, o contador ganha mais produtividade, oferece um atendimento personalizado e ágil com informações reunidas em um único espaço. Mas o cliente também ganha melhor controle de prazos e uma gestão contábil eficaz de sua empresa.
Como funciona?
O software CRM para contadores é adaptado à realidade do seu escritório contábil. Nesse sentido, pode ser armazenado em equipamentos eletrônicos físicos ou em nuvem.
Ainda, é alimentado com informações dos clientes, produtos ou serviços e de todas as operações comerciais.
Os dados que podem ser lançados no software CRM são:
- Informações pessoais dos clientes (ativos, inativos, devedores ou leads);
- Detalhes de produtos ou serviços;
- Relatórios de vendas;
- Metas dos vendedores;
- Histórico de relacionamento (mensagens, negociações e vendas realizadas ou não) entre clientes e empresa;
- Outras informações adaptadas ao perfil do negócio.
Hoje, com o CRM para contadores, muitos escritórios de contabilidade estão aumentando sua carteira de clientes e elevando sua receita.
Conheça os tipos de CRM
Veja como cada tipo de CRM pode ajudar na gestão da sua empresa.
CRM de vendas
O software CRM focado em vendas é uma importante ferramenta para sua equipe comercial. Com ele, você consegue emitir relatórios de negociações, desistências e metas de vendedores.
Ainda, por meio dele, é possível fazer previsão de vendas, emitir relatórios de clientes e vendas para planejamento comercial da empresa.
CRM de marketing
Na área de marketing, o software CRM ajuda a traçar o perfil dos clientes atendidos, com seus hábitos de vida e de consumo.
Assim, é possível detalhar o perfil do público-alvo e personas do seu negócio. Desse modo, fica muito mais fácil planejar as ações de marketing, campanhas de vendas e todas as atividades comerciais.
Ademais, a integração de vendas e marketing no software CRM possibilita resultados mais certeiros para aumentar a lucratividade de sua empresa.
CRM de suporte
No aspecto de suporte à gestão da empresa, o software CRM integra vários dados e histórico do relacionamento com os clientes para um atendimento eficiente e rápido.
Além de ser uma ótima ferramenta para auxiliar no planejamento estratégico e crescimento da empresa, ele fornece vários relatórios e informações comerciais em um só local.
Quais são os benefícios de inserir um CRM no seu escritório?
Conheça agora os benefícios de contratar um software para sua empresa.
Organização e acompanhamento dos processos em tempo real
Seus processos de trabalho ficarão muito mais organizados com o software CRM. Isso porque, por meio dele, você consegue mapear seus processos comerciais com mais tranquilidade, fazendo o controle de metas e vendas realizadas. Ainda, pode conhecer mais o perfil do seu cliente.
Os relatórios emitidos no software CRM incluem descrição de erros para ajudar a melhorar todo o processo de vendas. Com a riqueza de informações desse software, sua equipe comercial será muito mais produtiva.
Comunicação e integração de áreas mais alinhadas
O software CRM ajuda na integração e melhor comunicação entre vários departamentos, principalmente finanças, marketing e vendas.
Sabemos que as informações precisam estar alinhadas e isso exige troca de dados e bom relacionamento interpessoal. Logo, automatizar todos os processos integrando softwares de CRM e de gestão ERP é um grande diferencial para o sucesso de seu negócio.
O resultado impacta na relação com o cliente, pois resulta em maior satisfação com a empresa e mais fidelização. Nesse sentido, clientes fidelizados e apaixonados pela sua marca vão aumentar diretamente seu faturamento.
Redução de inadimplência
A inadimplência é o pesadelo de todo empreendedor. Esse problema é reduzido com uso de software CRM, pois há um controle rígido dos pagamentos realizados e dos débitos acumulados.
Por meio do sistema CRM, é possível emitir avisos automáticos de vencimento de boletos para os clientes e fazer cálculos de juros e multas, além de controle de endividamento.
Essas funcionalidades melhoram o relacionamento com os clientes, sendo um apoio para evitar inadimplência e gerar um melhor planejamento financeiro para todas as partes envolvidas.
Acompanhamento da jornada do cliente
Acompanhar toda a jornada do cliente com sua empresa é mais facilitado com um software CRM, incluindo desde o primeiro contato até o pós-vendas.
Com essas informações, é possível montar estratégias de marketing alinhadas ao funil de vendas. As táticas de abordagem e comunicação com o cliente ficam mais certeiras, com resultados de alta performance.
Desse modo, você deixa de ter apenas clientes e ganha fiéis parceiros que amam sua empresa e ajudam na divulgação de uma boa imagem da marca!
Como escolher uma ferramenta de CRM?
Depois de conhecer os benefícios do CRM para contadores, aprenda como fazer a escolha da melhor ferramenta.
Funções
Ao analisar as opções de software de gestão de relacionamento com clientes para contadores, verifique quais funções são disponibilizadas por cada versão. Confira ainda se é possível adequar essas funções às necessidades e realidade de seu escritório.
As funções mais comuns são: informações detalhadas dos clientes, acompanhamento da jornada do cliente, relatórios de negociações etc.
Usos
O uso correto do software CRM para escritórios de contabilidade é importante para resultados de excelência. Para tanto, é importante que a empresa desenvolvedora do software escolhido ofereça treinamento e suporte técnico de fácil acesso.
No seu dia a dia, um bom suporte técnico vai ajudar a usar da melhor forma todas as funções oferecidas pelo software CRM. Então, você, contador, precisa conseguir usar facilmente o software para alcançar os resultados esperados para seus clientes.
Integrações
Além das funções e usabilidade, o CRM para contadores precisa também se integrar com outras ferramentas de gestão das empresas.
Essa integração melhora os processos de trabalho de forma geral que afetam o processo de vendas. Desse modo, você vai poder controlar melhor todas as atividades, informações e monitorar todo o relacionamento com os clientes.
Um exemplo é a integração do CRM com um sistema ERP, onde o operacional atua junto à gestão de relacionamento dos clientes. Ao mesmo tempo que se tem contato com o cliente, realiza o processo de vendas, dá baixa no estoque de produtos, integra com o faturamento e a contabilidade.
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Depois de analisar todos os aspectos para uma boa escolha de um software CRM para contadores, agora é só escolher.
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