ISO 9001 para escritório contábil: qual a importância e como obter?

Entenda como padronizar e melhorar a qualidade de seus processos com a ISO 9001 para escritório contábil.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabia que também existe a ISO 9001 para escritório contábil? Mais do que comprovar a qualidade dos serviços prestados, a norma ajuda os escritórios a elevarem sua presença no mercado, tornando-os cada vez mais competitivos.

É comum pensar que a ISO 9001 serve apenas para grandes empresas, como indústrias e fábricas, o que não é verdade. Se você busca melhorar processos de gestão e impulsionar o crescimento do negócio, entenda mais sobre o ISO 9001 e como a empresa certificada pode se destacar no mercado.

Afinal, o que é ISO 9001?

A ISO 9001 é uma certificação que comprova a qualidade dos processos de uma empresa. Foi criada pela ISO (International Organization for Standardization), uma organização suíça que institui normas e processos padronizados que podem ser utilizados em qualquer negócio, independente da localização.

Trata-se de uma norma padronizada, que faz parte do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) e possibilita aos gestores alinhar, corrigir e otimizar processos. O objetivo é implementar boas práticas para alcançar a alta produtividade na hora de desenvolver projetos, produtos e tornar a produção mais simplificada.

O foco em um estabelecimento certificado com ISO 9001 é o cliente, ou seja, para a certificação, todos os processos devem ser realizados para satisfazer as necessidades dos clientes, melhorando também o desempenho do negócio.

Entre as práticas realizadas para adquirir o selo ISO 9001, estão:

  • criar um plano de ação para gestão de riscos;
  • gerenciar a relação com os clientes;
  • melhorar as infraestruturas que possibilitam a execução das atividades.

Importância da ISO 9001 para os escritórios de contabilidade

Todas as empresas devem seguir boas práticas de gestão, sobretudo escritórios contábeis. Ao possuir o selo internacional, é possível certificar a qualidade dos processos realizados, o que melhora a reputação no mercado e ajuda com o alcance e a fidelização de clientes.

Escritórios de contabilidade ainda lidam com um aspecto decisivo na relação com clientes – a confiança. Por se tratar de serviços que envolvem recursos, documentos e dados sigilosos, oferecer a certificação é dar mais segurança às empresas atendidas.

Dessa forma, a ISO 9001 se torna uma grande aliada na área contábil, fazendo com que seu escritório se destaque perante aos concorrentes, além de contribuir para a produtividade das equipes e crescimento do negócio de forma natural.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Benefícios da ISO 9001 para escritórios de contabilidade

No tópico anterior, você conseguiu ter uma ideia da importância da ISO 9001 e de ser certificado na contabilidade. Agora, veja os benefícios que o selo pode oferecer ao seu escritório contábil!

Mais organização interna

Com processos bem mapeados, padronizados e objetivos, fica mais fácil organizar documentos e fazer a gestão de tarefas e rotinas. Com isso, possibilita-se que você tenha uma visão mais ampla de tudo o que está acontecendo, o que está por vir e o andamento dos trabalhos da equipe.

Melhora o controle do negócio

A partir de tarefas e rotinas contábeis mais organizadas e otimizadas, além de equipes integradas, você consegue controlar melhor o que acontece em seu escritório. Esse controle vai desde processos mais básicos, como fechamento de contratos, até mais complexos, como análises e desenvolvimento de relatórios financeiros.

Aumento da produtividade

Com as práticas propostas pela norma ISO 9001, a gestão contábil e a qualidade dos processos melhora significativamente, o faz com que os colaboradores se sintam mais motivados e engajados, além de que a produtividade e identificação com a cultura organizacional aumente.

Prevenção de falhas

Quando você segue as recomendações da ISO 9001 em seu escritório de contabilidade, consegue não só prevenir falhas e erros, mas também passa a lidar melhor com mudanças causadas no ambiente externo, como questões políticas ou de mercado.

Essa postura proativa faz com que a empresa se destaque como um escritório de contabilidade seguro. Assim, ao prevenir e evitar problemas e crises, você fortalece a imagem no mercado, conquistando novos clientes.

Redução do custo operacional

A certificação internacional permite os gestores mapear todos os processos da empresa, o que facilita a obtenção de detalhes sobre custos operacionais, a fim de entender os recursos necessários e se, por exemplo, ainda vale a pena investir em determinado processo.

Com essas análises, é possível reduzir significativamente os gastos do escritório de contabilidade e pensar em soluções com melhor custo-benefício.

Como obter a certificação ISO 9001 no escritório contábil?

Após conhecer os benefícios de ter o selo internacional ISO 9001 para escritório contábil, surge a dúvida de como conseguir a certificação. Assim, é necessário cumprir duas etapas:

  1. Implementação: consiste em contratar uma consultoria para implementar um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), a fim de adequar os processos solicitados pela norma internacional;
  2. Auditoria de órgão certificador: depois de implementadas as práticas, o escritório contábil deve contratar um órgão específico, como por exemplo ABNT, que realizará vistorias e auditorias para verificar se a implementação está de acordo com o estabelecido.

Caso tudo esteja correto, a certificação ISO 9001 será emitida. O tempo para consegui-la depende de diversas questões, como porte da empresa, ramo de atuação, número de colaboradores, disponibilidade e disposição das equipes. No entanto, o prazo gira em torno de seis meses a um ano para negócios de pequeno e médio porte (PMEs).

Se você deseja obter um certificado ISO 9001 e comprovar a qualidade na gestão do seu negócio, é preciso se atentar aos requisitos solicitados, como:

  • possuir um CNPJ válido;
  • cumprir e estar de acordo com as legislações pertinentes ao seu negócio;
  • implementar as práticas propostas, como identificar o contexto do negócio, mapear os processos, definir os líderes, criar políticas de qualidades, entre outras;
  • solicitar e realizar uma auditoria internamente;
  • contratar um órgão de certificação.

É importante dizer que, depois de emitido, o selo terá validade de três anos. Após esse tempo, uma nova auditoria é feita para analisar a evolução SGQ e se houve melhorias nos processos. Grande parte dos estabelecimentos perde essa renovação do ISO 9001 por não manter ou melhorar os processos de gestão.

Com a Omie, você eleva o seu escritório a outro nível!

A ISO 9001 é uma excelente opção para padronizar e melhorar os processos, atrair mais clientes e se destacar no mercado. Mas não basta apenas obter a certificação na contabilidade, é preciso continuar com as práticas propostas e melhorar ainda mais o que está sendo realizado.

Um dos meios de seguir otimizando o dia a dia de seu negócio é investir na integração de setores, relação interpessoal entre colaboradores e obtenção de outras certificações, como a Great Place To Work.

Além disso, investir em tecnologia com um software de gestão empresarial, como sistema ERP Omie, ajuda a conquistar e manter a ISO 9001 para escritório contábil, permitindo que sua empresa cresça e domine o mercado.

Quer conhecer os diferenciais da Omie? Confira nossas soluções para contadores e descubra por que a tecnologia não pode faltar em sua rotina!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
6 meios de divulgar serviços de contabilidade
Entenda como divulgar serviços de contabilidade em 8 passos e descubra como aplicá-los em seu escritório!
dicas de como captar novos clientes na contabilidade
Confira um guia prático de 7 passos para explicar a contadores como captar clientes e fidelizar os atuais, destacando a
como precificar serviços contábeis
Entenda com as dicas da Omie como precificar serviços contábeis e garantir o crescimento do seu negócio!