Como precificar serviços contábeis: passo a passo completo para contadores

Entenda com as dicas da Omie como precificar serviços contábeis e garantir o crescimento do seu negócio!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você, contador, dono de escritório de contabilidade, sabe que algumas tarefas de sua profissão, como precificar serviços contábeis, é uma tarefa complexa, mas essencial para a saúde financeira do seu negócio e para valorizar o trabalho efetuado.

Precificar corretamente garante que você seja recompensado pelo seu trabalho enquanto se mantém competitivo no mercado.

Por isso, vamos explorar um passo a passo detalhado sobre como precificar seu serviço de maneira eficiente e justa. Confira!

Guia essencial da contabilidade digital

A importância de saber precificar corretamente seus serviços contábeis

Quando o assunto é precificar os próprios honorários contábeis, tal atividade pode ficar um pouco mais complicada. Saber como precificar um serviço contábil é indispensável para fortalecer a relação de confiança e reforçar a fidelização de clientes contábeis.

Ao planejar uma tabela de honorários contábeis de forma correta, você consegue estabelecer valores justos, que rendam margem de lucro e que estejam de acordo com o tempo dedicado de seus colaboradores a cada serviço.

Dessa forma, o seu cliente reconhece que o valor cobrado pelo seu escritório é correto, e você configura critérios de valor, complexidade, exigências e tempo.

O que considerar ao precificar os serviços contábeis?

Antes de tudo, é interessante que você defina qual será o seu preço mínimo para aceitar qualquer trabalho. A partir deste ponto, é necessário considerar as particularidades de cada serviço, já que existem vários tipos de contabilidade, que devem ser levados em consideração também.

Confira alguns fatores indispensáveis a considerar:

Tempo para realizar o serviço

Liste toda a rotina do cliente e contabilize o tempo necessário para atendimento. Inclua reuniões de alinhamento, telefonemas, elaboração de planejamentos e análises de relatórios. Para isso, utilize a base de cálculo: hora trabalhada no mês dividida pelos seus encargos + lucro esperado.

Exemplo: Se seu cliente utiliza 20 horas do seu tempo durante o mês, divida o valor do tempo pelos encargos acrescidos do lucro esperado.

Custo com a equipe

Leve em conta os custos dos colaboradores, salário e benefícios. Considere o tempo total dedicado ao cliente.

Exemplo: se o custo por hora trabalhada do colaborador é 50 reais e ele dedica 20 horas ao cliente, o custo total é R$ 1.000 mensais.

Custo com escritório

Inclua os gastos cotidianos do escritório, como  internet, água, luz, telefone e equipamentos. Divida esses custos entre todos os clientes, considerando a complexidade e tempo exigido por cada um, e não se esqueça que clientes que demandam mais reuniões ou deslocamentos maiores devem contribuir com uma fatia maior.

Lucro

Defina a margem de lucro para nortear a precificação dos serviços. 

Considere um percentual interessante que você pretende ter como margem de lucro e calcule-o considerando custos do serviço, equipamentos, impostos, contas básicas e despesas administrativas.

Exemplo: clientes com demandas longas exigem mais custos, mas garantem ganhos a longo prazo. Feche contratos médios ou longos e calcule o lucro bruto com base nas receitas totais e custos.

Preço dos concorrentes

Considere os preços praticados pelos concorrentes. Se a margem de lucro comum é 20%, sua proposta comercial deve estar próxima a esse valor. Assim, seu valor será compatível com o do mercado e interessante para os clientes.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Como precificar meus serviços contábeis?

Agora que você já elencou alguns critérios importantes, deve entender como precificar os serviços contábeis e fazer um planejamento financeiro conforme a influência de cada cliente no faturamento geral da empresa.

Para isso, siga o passo a passo que elaboramos para descomplicar essa importante etapa do seu trabalho.

1. Entenda seus custos

O primeiro passo para qualquer estratégia de precificação é conhecer todos os seus custos. Isso inclui:

  • Custos diretos: salários de funcionários, custos de softwares específicos de contabilidade, materiais de escritório, etc;
  • Custos indiretos: aluguel, eletricidade, água, marketing, entre outros.

2. Determine suas horas de trabalho

Calcule a quantidade de horas que você e sua equipe dedicam ao atendimento de seus clientes. Saber quantas horas são trabalhadas em média por mês ajuda a definir o preço justo por hora de trabalho.

3. Avalie o mercado

Pesquise quanto os seus concorrentes estão cobrando pelos mesmos serviços. Isso não significa que você deve copiar os preços, mas entender que a faixa de preços praticada pode te ajudar a posicionar melhor seus serviços.

4. Defina o valor da sua expertise

Leve em consideração sua experiência, especializações e o valor agregado que você oferece aos seus clientes.

Um contador com anos de experiência e diversas certificações pode cobrar mais pelos seus serviços. Por isso, é muito importante trabalhar seu branding de forma eficiente.

5. Estabeleça uma margem de lucro

Não se esqueça de adicionar uma margem de lucro ao cálculo. Essa margem deve cobrir não apenas seus custos, mas também permitir crescimento e investimentos futuros no seu negócio.

6. Crie uma tabela de honorários

Com todos esses dados em mãos, é hora de criar a sua tabela de honorários contábeis, que deve ser clara e objetiva, mostrando os preços de cada serviço oferecido.

7. Revise regularmente seus preços

O mercado está sempre mudando, e seus custos também podem variar com o tempo. Faça uma revisão periódica dos seus preços para garantir que eles ainda são competitivos e que cobrem todos os seus custos.

Exemplo prático

Vamos supor que você ofereça serviços de consultoria tributária. Após calcular seus custos diretos e indiretos e determinar que a margem de lucro adequada para você é de 20%, você pode chegar ao seguinte cálculo:

  • Custo Total Mensal: R$ 10.000,00
  • Horas Trabalhadas no Mês: 160
  • Custo por Hora: R$ 62,50
  • Adicionando Margem de Lucro (20%): R$ 75,00 por hora

Com esses dados, você pode oferecer seu serviço de consultoria tributária a R$ 75,00 por hora, inclusive oferecer contabilidade para MEI, garantindo que todos os seus custos estão cobertos e que você ainda terá lucro.

Conheça o sistema Omie para contadores

Para tornar todo esse processo de como precificar serviços contábeis ainda mais eficiente, o sistema Omie para contadores oferece diversas funcionalidades que podem te ajudar e aliviar as rotinas contábeis. Conheça algumas:

  • Automação de processos: reduz o tempo gasto em tarefas repetitivas e permite focar em atividades mais estratégicas;
  • Gestão fiscal e financeira integrada: facilita o controle de custos e receitas do seu escritório;
  • Suporte especializado: uma equipe dedicada e especializada para auxiliar contadores em suas necessidades específicas.

Além disso, o software Omie oferece uma interface intuitiva e amigável, bem como a integração com diversas ferramentas de contabilidade e recursos para acompanhar a performance e produtividade da sua equipe.

Aproveite a oportunidade para conhecer o sistema Omie para contadores e descubra como transformar a gestão do seu escritório, otimizando processos e ajudando você a precificar seus serviços de maneira mais eficiente e assertiva.

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
PIS: homem com mão no queixo
Conheça o que é PIS, seu funcionamento, benefícios e como garantir os direitos dos colaboradores da sua empresa.
contabilidade pública como funciona
A carreira de contador oferece diversas possibilidades, sendo uma delas a atuação na contabilidade pública. Saiba mais!
como elaborar um plano de contas
Impulsione o crescimento do seu escritório ao oferecer um plano de contas contábil a sua clientela