Contador: saiba como oferecer a contabilidade para MEI

Conquiste mais clientes com a contabilidade para MEI. Há uma fatia grande de empreendedores nessa categoria e diversos serviços para oferecer. Confira!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você pode aumentar sua carteira de clientes, oferecendo serviços de contabilidade para MEI. Apesar de os microempreendedores individuais não serem obrigados a ter um contador, muitos podem ficar confusos com as obrigações fiscais.

Nesse sentido, é possível dar um suporte em várias frentes, como na abertura da empresa, emissão de nota fiscal, trâmites com contratação de funcionários, entre outras. Desse modo, o MEI não precisa dedicar seu tempo para as questões contábeis.

Confira neste artigo os 8 serviços de contabilidade para MEI que você pode oferecer e como atrair esses clientes.

Desafios de vender serviços de contabilidade para MEI

De acordo com o Ministério da Economia, cerca de 70% das empresas no Brasil estão enquadradas como MEI. É, portanto, uma enorme fatia de empreendedores que podem contar com os serviços de um contador para sua rotina financeira e obrigações fiscais.

Todavia, são empresas desobrigadas a contratar um escritório de contabilidade, tornando-se um desafio para os contadores atrair esses clientes. Tem ainda o fato de o microempreendedor individual ter um limite de faturamento anual de R$ 81 mil, ou seja, não é um empresário que terá um ganho muito alto por mês, ficando difícil, muitas vezes, ter um gasto com um contador.

Outro ponto é que muita gente decide ser MEI pela facilidade desse enquadramento, pois são poucas obrigações, como fazer o pagamento da contribuição mensal e da declaração anual. 

Só que muitos empreendedores podem se atrapalhar com essas obrigações, por isso ter um contador torna-se importante para o sucesso do negócio, inclusive para fazer a contabilidade de custos e entender a situação financeira da empresa.

Aliás, o contador pode orientar, ainda, como pagar um valor maior para o INSS (com o cálculo correto e preenchimento de guia avulsa), visto que MEI contribui com o valor mínimo. 

8 serviços de contabilidade para oferecer ao cliente MEI

Existem diferentes serviços contábeis que você pode oferecer para auxiliar o MEI nas questões financeiras e fiscais. Acompanhe.

1. Declaração de faturamento anual

Anualmente, o MEI precisa enviar a declaração de faturamento anual (DASN-SIMEI). Apesar de ser simples fazer o envio do documento, é importante que os dados sejam precisos, a fim de retratar quais foram os ganhos do ano anterior.

Dessa forma, você pode auxiliar seus clientes a fazer o DASN-SIMEI sem erros e no prazo para que o MEI não tenha problemas legais.

Falando em faturamento anual, saiba que o valor também é utilizado para a declaração do imposto de renda do microempreendedor. No entanto, é preciso fazer o cálculo da parcela a declarar, evitando pagar um imposto mais alto para a Receita Federal. Então, nessa hora, ter o contador pode evitar gastos a mais.

2. Emissão de Notas Fiscais

A emissão de notas fiscais, apesar de ser eletrônica, pode exigir algumas particularidades de acordo com o tipo de empresa que o MEI atende. Então, para evitar cancelamentos de documentos e outros transtornos, o ideal é ter o contador para preencher e emitir as NFs.

Além disso, o serviço de contabilidade pode ajudar o MEI a se cadastrar como fornecedor em empresas, pois o contador tem agilidade para reunir os documentos solicitados, emitir as certidões negativas, entre outras exigências.

3. Controle de receitas brutas mensais

Toda empresa precisa ter um controle das receitas, mas fazer o lançamento desses dados pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, você pode ajudar o MEI a fazer esse controle, a fim de que ele tenha ciência dos ganhos mês a mês.

Essas informações, além de permitir ter uma visão da saúde financeira do negócio, ajudam a calcular o valor total dos ganhos para informar na Declaração de Faturamento Anual.

4. Pagamento e regularização do DAS

Mensalmente, o MEI precisa fazer o pagamento do DAS, gerando a guia no Portal do Empreendedor. Assim, é mais um serviço contábil que você pode oferecer, ajudando o microempreendedor a não se esquecer de pagar a obrigação. Qualquer atraso resulta em juros e multa.

5. Alteração dos CNAEs

O CNAE é a classificação nacional de atividade econômica, sendo um elemento que o MEI precisa selecionar ao abrir a empresa. Contudo, pode acontecer de ele incluir mais alguma atividade em sua empresa ou substituir o tipo de serviço oferecido, exigindo uma alteração dos CNAEs no seu cadastro como microempreendedor individual.

Para evitar dor de cabeça de ficar com o cadastro errado, o contador pode fazer essa mudança de forma rápida, selecionando os CNAEs adequados segundo a atividade exercida.

6. Contratação de colaboradores

De acordo com a legislação, o MEI pode contratar apenas um funcionário. Sendo assim, caso ele decida fazer essa contratação, precisa seguir as mesmas exigências que qualquer tipo de empresa.

São diversos trâmites e muita burocracia, como pagamento de FGTS, folha de pagamento, cálculo de férias, entre outras questões. Para não ter erros nesses processos, o serviço de contabilidade é recomendado.

7. Auxílio na solicitação de crédito

No momento de solicitar crédito, os bancos podem fazer a exigência de diversos documentos, por isso o contador pode auxiliar nesse processo, reunindo os papéis e assessorando o MEI a obter uma proposta mais vantajosa.

8. Mudança de MEI para ME

Por fim, saiba que o MEI pode aumentar seu faturamento anual e precisar mudar o enquadramento para microempresa (ME), o que vai exigir os serviços de contabilidade para fazer essa migração.

Como ME, seu cliente vai precisar obrigatoriamente de serviços de contabilidade, ou seja, ele continua a parceria com você, demandando uma quantidade maior de serviços.

Como oferecer a contabilidade para MEI?

Depois de conhecer os serviços de contabilidade que você pode oferecer para o MEI, é interessante saber como atrair o empreendedor. Veja as dicas abaixo.

Promova a abertura gratuita de empresas

Um chamariz para o cliente é a abertura gratuita da empresa: você realiza o preenchimento das informações no Portal do Empreendedor e auxilia na solicitação para a emissão de notas fiscais junto à Prefeitura.

Com isso, o microempreendedor conhece seus serviços e entende a facilidade que terá na rotina fiscal.

Seja um suporte ativo ao MEI

Crie uma relação de proximidade e confiança com o seu cliente, mostrando-se disponível para prestar consultoria com assuntos financeiros e fiscais e para tirar qualquer dúvida quanto ao envio de nota fiscal, folha de pagamento, entre outros pontos.

Desse modo, você adiciona valor aos seus serviços e presta um suporte ativo para o cliente, possibilitando que ele dê continuidade com a parceria.

Ofereça preços justos

O MEI não é uma empresa que registra um faturamento elevado todos os meses, por isso não adianta cobrar um preço alto pelos seus serviços. Faça as contas dos serviços oferecidos e ofereça valores acessíveis e justos para o cliente.

Apresente um planejamento financeiro

Além da geração do DAS e emissão de NF, você pode fazer um acompanhamento da empresa do seu cliente, ajudando a fazer um planejamento financeiro de acordo com as entradas e saídas de recursos.

Além de ter uma fotografia do negócio, você auxilia na tomada de decisão e na criação de estratégias para o sucesso da empresa.

Ofereça agilidade aos serviços MEI

Para atender com agilidade, a dica é utilizar as ferramentas digitais, evitando preenchimento manual de documentos. Além disso, é importante manter os arquivos na nuvem para que você e seu cliente possam acessar de onde estiverem.

Importância de digitalizar os serviços

É preciso que o contador utilize os recursos digitais para melhorar a produtividade e atender um maior número de clientes. Dessa maneira, ele não perde o prazo das declarações, evita documentos em papel e tem rapidez nos serviços de contabilidade para MEI, ganhando a satisfação e fidelização dos clientes.

Com MEIs, esses diferenciais se tornam atrativos e você pode conquistar mais uma frente de atuação que vem crescendo de forma exponencial no Brasil. Busque, além disso, ter mais visibilidade sobre seus serviços, garantindo estratégias de marketing e marketing de conteúdo, atraindo seus futuros clientes de forma indireta. 

Gostou de acompanhar este conteúdo? Então descubra como fazer a gestão financeira para MEI de forma otimizada!

banner cta contador

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
homem explicando como vender serviços de contabilidade
Quer aprender como vender serviços de contabilidade? Preparamos um passo a passo completo para te ajudar. Confira!
Descubra como se destacar em um mercado concorrido na área da contabilidade empresarial.
marketing contábil: contadores e profissional de marketing em mesa
O marketing é fundamental para a contabilidade. Saiba como aplicar estratégias e campanhas ao segmento