Contabilidade para MEI: checklist de serviços importantes

Entenda como um contador pode ser útil para um microempreendedor individual e quais são as atividades mais importantes para esse tipo de cliente.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A categoria de Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo empresarial utilizado para formalizar diversas atividades profissionais realizadas por profissionais liberais e autônomos. A modalidade permite que os profissionais legalizem os seus serviços, emitam notas fiscais e tenham acesso a diversos benefícios. Neste sentido, a contabilidade para MEI é um assunto que merece atenção por parte dos contadores.

Apenas em 2021, mais de 3 milhões de cadastros MEIs foram criados no Brasil, que já conta com cerca de 14 milhões de Microempreendedores Individuais em atividade. Este mercado abre uma nova possibilidade de atuação para o contador, afinal, o MEI pode necessitar de uma assessoria contábil especializada em diversos momentos da sua carreira.

Por isso, é importante entender como funciona a contabilidade para MEI, qual é o papel do contador nestas relações e quais são as principais atividades realizadas por estes profissionais que podem necessitar do auxílio e orientação de um contador. Confira a seguir como o contador pode oferecer os seus serviços para este tipo de cliente.

MEI precisa de contador?

De acordo com a Lei Complementar nº 128, os MEIs não têm a obrigatoriedade de contratar um contador e podem realizar as suas obrigações financeiras por conta própria. Entretanto, os serviços de contabilidade para MEI podem proporcionar inúmeros benefícios para este tipo de profissional.

Porém, se o microempreendedor individual deseja ter mais organização financeira, evoluir o seu negócio e ter um gestão empresarial especializada para o seu tipo de serviço, é essencial contar com o auxílio de um profissional. É aqui que entra a figura do contador, que pode auxiliar o MEI em diversos momentos, tais como:

  • Organização de documentação;
  • Planos de investimentos específicos;
  • Otimizar e atualizar a regularidade fiscal;
  • Antecipar e evitar erros na área financeira;
  • Encontrar as opções de tributação mais vantajosas.

6 serviços de contabilidade para MEI

O contador pode ser uma figura muito importante para o desenvolvimento e profissionalização do MEI. Por isso, é importante saber como atuar neste tipo de mercado e quais são os tipos de atividades e serviços a serem oferecidos. Neste sentido, os serviços de contabilidade para MEI podem incluir:

Abertura do MEI

O primeiro serviço específico de contabilidade MEI é a própria abertura do MEI desta empresa da forma correta e com uma consultoria especializada. Apesar de ser um processo teoricamente fácil, já que a abertura do MEI pode ser realizado de forma online pelo Portal do Empreendedor, existem alguns elementos de atenção a serem considerados.

Este também é um momento muito propício para conquistar esse cliente, já que as obrigações fiscais do MEI não se resumem à abertura da empresa. O contador pode aproveitar a chance e conversar sobre a importância de ter uma assessoria contábil e como o escritório de contabilidade pode participar dos processos.

Cancelamento do MEI

Caso o profissional decida, por algum motivo, fazer o cancelamento do MEI, esta também é uma ótima oportunidade para oferecer os seus serviços como contador. No processo da baixa no CNPJ, o MEI terá que pagar todas as parcelas em aberto do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e fazer a Declaração de Situação Especial.

Sendo assim, o papel do contador é ficar responsável por executar e finalizar essas demandas e oferecer todo o auxílio necessário ao longo das tarefas.

Migração para ME

Existem muitas dúvidas a respeito de como migrar de MEI para ME. Caso o MEI não se enquadre mais na categoria e precise migrar para um novo enquadramento jurídico como ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte), a contabilidade passaria a ser obrigatória.

Assim, o contador pode auxiliar o cliente a fazer essa migração da forma correta e também pode oferecer o seu pacote de serviços mais completo, já que o cliente vai precisar contratar um escritório de contabilidade.

Relatório Mensal das receitas brutas

O Relatório Mensal das receitas brutas, que deve ser preenchido mensalmente para o controle do faturamento da empresa, é outra atividade que o contador pode oferecer ao MEI. Ela deve ser realizada continuamente e envolve uma série de documentos e notas fiscais emitidas.

O Painel do Contador Omie é uma ferramenta muito útil para a realização desta tarefa, uma vez que todos os dados fiscais e contábeis gerados pelo cliente ficam integrados e disponíveis para acesso de forma rápida e descomplicada.

Declaração anual simplificada

O envio da DASN-SIMEI, Declaração Anual Simplificada do faturamento, também é um trâmite obrigatório para o MEI. Neste documento, serão agregados todos os relatórios contábeis e gastos gerados, que resultarão no faturamento total do negócio.

Como a categoria MEI tem a exigência do limite do faturamento anual em até R$ 81 mil reais, é muito importante a participação de um contador nesta tarefa. Por meio dos serviços contábeis, é possível organizar todos os documentos necessários de forma mais rápida, não perder o prazo e entregar a declaração corretamente.

Fique atento: a expectativa é que o faturamento anual mude no próximo ano, aumentando para R$ 144 mil reais.

Otimização tributária

A contabilidade para MEI pode ajudar o cliente a otimizar os tributos pagos e auxiliar o microempreendedor a economizar nos impostos. É uma situação bem comum que o MEI pague o maior valor do imposto de renda necessário, já que o lucro obtido é, quase totalmente, direcionado para uma pessoa física.

Neste sentido, o contador pode utilizar dos seus conhecimentos e ferramentas disponíveis para auxiliar o MEI a gerenciar as obrigações fiscais da forma mais vantajosa possível.

Contabilidade para MEI: mais um mercado de atuação para o contador

Neste artigo, você conheceu alguns detalhes sobre como um contador pode ser útil para um microempreendedor individual e quais são as atividades mais importantes para este tipo de cliente. Assim, certamente ficou claro como este é um mercado muito interessante, que rende diversas possibilidades de atuação.

O contador pode oferecer uma série de serviços contábeis para MEI, focados na gestão contábil, profissionalização e mais eficiência para o microempreendedor. Para isso, deve conhecer de perto todas as informações do Guia MEI e quais são as obrigatoriedades fiscais da categoria.

Fique por dentro das novidades. A Omie tem uma parte dedicada a transformar a vida de contadores empreendedores por meio da gestão e tecnologia. Siga conosco e aprenda mais sobre este e outros serviços do mercado contábil!

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Demonstrações contábeis
Entenda o que são e quais são os objetivos das demonstrações contábeis e saiba o que a lei diz sobre
rotinas contábeis
Descubra como otimizar as rotinas contábeis e o que priorizar em empresas do Simples Nacional e MEI.
Contador, você já parou para pensar por que oferecer uma consultoria contábil pode ser um grande diferencial para o seu