Por que o sistema para transportadora é tão importante?

A boa gestão de uma empresa é a chave para o sucesso do seu negócio. Por isso, a escolha de um bom sistema ERP para transportadoras é fundamental!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Ter uma boa estrutura e senso de organização são estratégias fundamentais para garantir o bom funcionamento de uma empresa de transportes, e o sistema para transportadora é uma excelente forma de obter bons resultados.

A falta de uma gestão integrada ou a utilização de sistemas pouco eficientes acarretam diversos problemas para a empresa, como erros financeiros, de entrega ou de estoque.

Hoje em dia, existem diferentes recursos e funcionalidades, que se adaptam às necessidades da empresa e, por isso, faz-se necessário conhecer um pouco sobre cada um deles e saber escolher qual a melhor escolha para a sua transportadora.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 199

O que é um sistema para transportadora?

O sistema para transportadora nada mais é do que o uso de uma tecnologia para que seja possível um maior controle no gerenciamento de transporte de uma empresa, seja ela uma transportadora, seja ela um negócio com frota própria. Esse sistema geralmente inclui desde a parte administrativa até a parte operacional.

A utilização de um sistema ERP faz torna possível uma visão mais ampla dos processos que acontecem na transportadora, obtendo, por exemplo, um maior controle de custos, o aumento da produtividade, a diminuição de erros, assim como a integração com outras tecnologias, como o rastreamento ou o monitoramento de produtos.

Importância de um sistema para transportadoras

Diante do que foi citado no tópico anterior, é clara a forma com que a utilização de um sistema torna as atividades da transportadora muito mais fluidas e eficazes, fornecendo um maior controle sobre todas as etapas.

O sistema para transportadora tem a função de interligar todos os setores da empresa, com o intuito de evitar erros e gastos desnecessários, o que seria muito mais difícil de ser feito sem ajuda. Assim, essa ferramenta é indispensável para empresas de pequeno, médio e grande portes.

Em termos práticos, um bom sistema para transportadoras oferece inúmeros benefícios para a empresa, como, por exemplo, o aumento da produtividade, a otimização dos processos, o melhor controle financeiro, uma maior segurança nas informações da empresa, o aprimoramento na gestão de estoque, um melhor relacionamento com os clientes, dentre muitos outros.

Tipos de sistema para transportadora

Entender os tipos de sistema disponíveis no mercado e qual opção melhor se encaixa às necessidades da sua empresa é extremamente importante para obter bons resultados. A seguir vamos falar sobre eles.

Gerenciamento de transporte (TMS)

Corresponde a um sistema focado no controle de deslocamento de cargas e, por esse motivo, o software conta com funções para realizar auditorias de frete e otimizar rotas.

Basicamente, esse sistema busca centralizar os processos básicos de uma operação de transporte, auxiliando no controle financeiro da empresa, permitindo a análise de KPIs e dando maior visibilidade da carreira de transporte.

Gerenciamento de armazém (WMS)

É possível que o WMS esteja dentro de um sistema ERP. O WMS nada mais é do que o controle de operações do armazém, ou seja, é uma forma de realizar a gestão e a movimentação do estoque antes do transporte.

Planejamento de recursos (ERP)

Também chamado de Sistema Integrado de Gestão Empresarial, essa plataforma busca gerenciar e integrar diferentes setores da empresa, desde questões operacionais até a gestão de estoque e os dados de cobrança.

O quesito de integração inclusive possibilita que mais tecnologias sejam contratadas pela transportadora e que haja uma comunicação entre as plataformas, tudo isso sem perda de dados e de informações.

Outros softwares para transportadoras

Os três softwares citados acima são os sistemas para transportadoras mais conhecidos, mas existem ainda outros sistemas considerados complementares.

A telemetria, por exemplo, é muito utilizada para realizar o rastreamento e o monitoramento de cargas, dando mais segurança no momento do transporte.

A gestão de pneus também é um modelo de software, tornando possível o controle dos pneus dos veículos da frota, fazendo análise dos dados e consequentemente trazendo mais economia para a frota.

Como escolher um sistema para transportadora?

Antes de mais nada, é preciso estar atento às necessidades da sua empresa e da sua frota. Também é necessário estar de olho nas opções disponíveis no mercado, em suas funções, seus custos, e suas utilidades. A facilidade de uso do sistema também é um ponto importante, já que deve ser o mais prático e intuitivo possível, vindo somente a facilitar as operações da empresa, e não dificultando-as.

Os sistemas online oferecem facilidade no acesso, já que é possível centralizar todas as informações em uma única plataforma, dando inclusive a possibilidade de integração com outros aplicativos e plataformas, o que otimiza significativamente a experiência como um todo.

É necessário também estar atento ao suporte oferecido pela plataforma, assim como às atualizações disponíveis, à interface e ao funcionamento, pontos muito importantes para garantir uma melhor experiência no uso da ferramenta.

Sistema ERP Omie: mais eficiência na gestão da sua transportadora

O sistema ERP da Omie vem com a missão de tornar mais eficiente a gestão da sua empresa, oferecendo uma operação logística de alta performance e um sistema integrado que dá à sua empresa total suporte nos mais diversos setores.

Algumas das estratégias disponíveis nesse sistema são a integração entre departamentos, com as opções de cadastro de clientes e endereços de entrega corretamente, emissão de CT-e e integração completa com o setor financeiro, oferecendo relatórios estratégicos completos.

A interface oferece opções de controle de vendas e serviços, compras, estoque e produção, finanças, além de um painel do contador, de forma simples e acessível.

Todos esses recursos buscam dar à sua empresa o suporte necessário rumo à otimização dos processos, ao aumento da produtividade, ao controle financeiro, ao melhor relacionamento entre a empresa e o cliente, dentre muitos outros benefícios.

A melhor opção para sua empresa de transportes

Os sistemas para transportadoras vêm apenas para incrementar o fluxo de funcionamento da empresa, garantindo a melhor performance possível e reduzindo custos e problemas desnecessários.

Para isso, é necessário estar de olho na melhor opção que se encaixa na realidade da sua empresa e no quanto ela se beneficiaria de cada um dos softwares aqui apresentados.

O sistema para transportadoras da Omie possui uma estratégia de integração ideal para o bom funcionamento de todos os setores da sua empresa, garantindo maior fluidez nas atividades, com uma linguagem fácil e dinâmica. Não deixe de conferir!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
o que é expedição e quais seus benefícios
Entenda a expedição logística: o que é, como funciona e dicas essenciais para o processo. Saiba mais!
Conheça o que é OEE, entenda como ele é calculado e saiba mais sobre sua importância para medir a eficiência
Vamos tratar aqui sobre todas as operações que possibilitam um maior controle dos negócios e também da revolução chamada Omie.Cash