Por que todo contador precisa de um software de contabilidade?

Saiba os cinco principais motivos pelos quais os profissionais de Contabilidade precisam de um software específico

15/Mar/2022
Contabilidade

A maioria dos profissionais da área de Finanças e Contabilidade desejam um pouco mais de tempo para se dedicar às tarefas mais importantes e urgentes. Nesse sentido, a escolha de um bom software de contabilidade é a solução perfeita.

Em resumo, o software de contabilidade reúne todas as informações da sua empresa e dos seus clientes em um único programa. Assim, diminui-se a possibilidade de informações desencontradas, além de gerar indicadores que atestam o andamento dos trabalhos nos dois pólos da relação.

Continue a leitura deste post e descubra por que você deve inserir um software de contabilidade no seu escritório. 

Motivos para ter em sua empresa um software de contabilidade 

Entender como essa ferramenta financeira pode trazer diversos benefícios para o dia a dia do trabalho de um contador é essencial para fazer uma boa escolha. Veja abaixo as principais vantagens de se obter um software de contabilidade para a sua empresa.

Integração de sistemas

Um grande benefício levado por um programa como esse é a possibilidade de integração de vários processos dentro de uma mesma empresa, ainda que envolvam diferentes setores, como Comunicação e Finanças. Com ele, profissionais de áreas além da contábil podem utilizar as informações, agilizando diversos procedimentos.

Agilidade nos processos

Um software de contabilidade por si só já agiliza os procedimentos. Mas para que essa vantagem seja sentida em níveis mais elevados, é importante que se escolha um programa reconhecido. Isso porque, os melhores softwares conseguem realizar muitas atividades ao mesmo tempo, de forma instantânea.

Otimização de tempo

Ao optar por adquirir um sistema operacional de contabilidade, parte das atividades dos contadores será realizada automaticamente pelo programa, como a captação de dados. 

Assim, esses profissionais terão mais tempo para as demandas urgentes e poderão dar mais atenção às questões deixadas de lado por conta da falta de tempo, consequentemente, aumentando sua produtividade.

Redução de erros

Erros acontecem. No caso dos contadores, atrasos de prazos e erros matemáticos podem ser frequentes. Logo, tudo o que tivermos ao nosso alcance para que falhas sejam evitadas é válido.

Um sistema operacional de contabilidade, por não estar sujeito a falhas humanas, trabalha constantemente com os dados que o alimenta, reduzindo assim as chances de erros.

Segurança de dados

O software de contabilidade é capaz de fazer cópias de segurança e, ao limitar o acesso aos dados, aumenta a confiabilidade neles. Sendo assim, o programa confere mais proteção às informações e dados de contabilidade da empresa.

Afinal, qual software de contabilidade combina mais com a sua empresa? 

Para aproveitar da melhor forma todos os benefícios do software de contabilidade, é necessário escolher o programa correto, que mais se adequa à sua empresa. 

Diante de tantas opções existentes, saber qual o melhor para você pode ser complicado. Veja, então, algumas dicas que podem facilitar essa busca.

Entenda as necessidades do seu negócio

Esse é o primeiro passo. Quais são os erros mais frequentes da empresa? De que os clientes mais se queixam? Quais atividades, se fossem automatizadas, facilitariam a vida dos colaboradores e os permitiria focar em tarefas mais importantes?

Nesse caso, é importante ressaltar que de nada adianta adquirir um software com custo menor, mas que não supra as necessidades da empresa. Vale buscar por opções que possam ser personalizadas, permitindo adequar o programa ao seu negócio.

Opte por programas baseados em nuvem

A opção por armazenamento e operação em nuvem já ajuda em alguns quesitos. Isso porque, é mais seguro, já que os dados ficam protegidos através de criptografia, garantindo o sigilo. 

Além disso, com essa escolha, não serão necessárias estruturas locais de servidores, eliminando também os gastos com a manutenção desse equipamento.

Defina os resultados esperados

Esse é um passo importante antes de escolher qual software de contabilidade você escolherá. Dentro do seu plano de resultados esperados, você deverá pontuar todas as suas expectativas, para depois avaliar a evolução a partir da nova tecnologia.

Como muitos dos colaboradores sentirão os efeitos da obtenção desse programa, é interessante que eles contribuam com essa lista de expectativas.

O software de contabilidade é a sua “mão na roda” 

Como vimos ao longo do conteúdo, um software de contabilidade, se bem escolhido e bem aproveitado, trará diversos benefícios ao seu negócio. Mais tempo, mais agilidade, mais produtividade, tudo isso sem que se perca o mais importante: a qualidade.

Também vimos que um bom sistema contábil pode facilitar e automatizar muitos processos. Esse é o caso da Omie, um sistema de ERP totalmente integrado, 100% na nuvem e intuitivo, que oferece diversas facilidades e funcionalidades para o contador. 

E o melhor, com ele, você consegue ter um gerenciamento simples, completo e em qualquer lugar do mundo. Além do acesso para emissão de notas fiscais, CRM e gestão de oportunidades, integração com o contador, compras, estoque e produção e a melhor gestão financeira para a sua empresa alavancar! 

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas