Saiba como trazer maturidade à operação e se preparar para o futuro

Ter uma empresa pronta para as inovações, é a melhor opção para alcançar o nível de maturidade operacional. Quer saber como? Confira o artigo abaixo!

06/Mai/2021
Empreendedorismo

Adoção de novos processos, tecnologias e coleta de dados já são realidade no ambiente de negócios. No entanto, muitas dessas empresas ainda geram mudanças lentas e incrementais. Isso porque ainda não alcançaram nível operacional maduro, o que muitos especialistas chamam de future-ready. 

Empresas consideradas prontas para o futuro nada mais são do que mais ágeis e resistentes. Pesquisadores do MIT identificam que esses tipos de negócios inovam para envolver e encantar os clientes e, ao mesmo tempo, reduzir custos por meio de tecnologias, como computação em nuvem ou APIs, muitas vezes combinadas com metodologia ágil, para testar e errar mais rapidamente.

Enquanto outras empresas ainda se baseiam apenas em força de trabalho humana, processos não padronizados e fragmentados, dados isolados e tecnologias básicas, as future-ready criam serviços digitalizados modulares para otimizar as operações e projetar e lançar novas ofertas; e tratam os dados como um ativo estratégico que é acessível a todos os funcionários que precisam. Essas empresas também estão prontas para o ecossistema e trabalham com uma ampla variedade de parceiros por meio de serviços digitais e APIs expostas. 

As vantagens são claras: ao avançar um nível de maturidade a empresa se torna 7,6% mais eficiente e 2,3% mais rentável, segundo estudo da Oxford Economics e Accenture. E se todos os negócios do mundo alcançassem o nível mais maduro de operação adicionaria US$ 5,4 trilhões em lucratividade global.  

As organizações tendem a abordar as melhorias operacionais de maneira muito incremental e olham para o processo deforma segmentada. Do outro lado, as preparadas para o futuro modelam uma estratégia de longo prazo já com um objetivo final em mente. Cada etapa, então,é criada pensada em como fechar essa lacuna entre suas aspirações e sua configuração atual.  

Mas alcançar a última etapa de maturidade de operação não significa que o trabalho já está feito. Pelo contrário. Estar pronto para o futuro é estar constantemente se transformando e se adaptando às novas configurações. A pesquisa da Accenture e Oxford mostra exatamente isso: 90% das empresas que se encaixam no nível mais maduro usam infraestrutura em nuvem em escala e 78% já estão explorando novas áreas para dimensionar e maximizar valor. Ainda 38,4% estão escalando inteligência artificial, com 63% planejando aumentar ainda mais o uso em três anos.  

Estar pronto para o futuro ainda é uma realidade distante no mundo dos negócios — apenas 7% das empresas estão nessa categoria. Mas essa transição é uma tendência e deve se acelerar nos próximos anos, facilitada principalmente pelas nossas tecnologias, como nuvem e data & analytics. Em 2023, quase cinco vezes mais executivos esperam que seus modelos operacionais executem processos digitalizados de ponta a ponta. A Oxford estima que negócios digitais vão representar um quarto do PIB mundial até 2025.  

O Brasil não está de fora. Os investimentos das empresas brasileiras em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) devem crescer 11% em 2021, segundo o estudo IDC Predictions. E nos próximos dois anos, 43% das empresas do país pretendem levar algum de seus sistemas de gestão para a nuvem de computação e os gastos com infraestrutura e plataforma em nuvem pública devem atingir US$ 3 bilhões, 46,5% a mais que em 2020. Mas para que esses investimentos gerem mudanças significativas têm que vir associados a outros fatores future-ready, como adoção de equipes multidisciplinares e a consolidação de um ecossistema para romper a barreira e avançar o modelo operacional no país.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas