Sistema comercial: por que você precisa de um?

Entenda como funciona um sistema comercial para vender mais e melhor

07/Jul/2020
Gestão

Toda empresa está sempre buscando as melhores práticas de gestão e novas estratégias para aumentar sua produtividade, lucratividade e diminuir custos e riscos, e a otimização de processos, hoje em dia, é um dos principais objetivos de qualquer empresário, certo? 


Enfim, podemos dizer que, independente do seu ramo de atuação ou segmento, adquirir um sistema que automatize as principais tarefas do dia a dia e integre os seus processos para garantir a gestão completa da operação, é um dos pontos principais na hora de implantar uma nova estratégia de gestão para a sua empresa. 


Agora, pensando em uma empresa que possua uma operação comercial como base de sua atuação, imagine quantos processos diários existem na rotina de trabalho dos profissionais de vendas envolvidos?


Desde a prospecção até o fechamento de negócios e gerenciamento de clientes no pós-venda, manter uma visão completa de todas essas tarefas é muito importante para garantir a efetividade da operação e a produtividade destes profissionais. 


Por isso, vamos entender agora como um sistema de automação comercial pode ajudar no dia a dia destas empresas e quais são os principais benefícios que esse modelo de gestão integrada pode trazer para os negócios.


Vamos juntos? 


O que é sistema comercial?


Primeiramente, para entender o que é um sistema comercial e o que ele faz, pense em todas as informações que precisam ser armazenadas para manter o fluxo de vendas e operacional da sua empresa em dia. 


Como você faz isso hoje? Em planilhas eletrônicas? Em livros de controle manual? 


Imagine então, todas essas informações importantes juntas em um único sistema e com acesso em tempo real a todos os dados de clientes, vendas, estoque, financeiro, dentre diversos outros tipos de informação, que você precise para o seu dia a dia funcionar. 


Ou seja, um sistema comercial é, basicamente, uma ferramenta que organiza e gerencia toda a rotina de vendas e o seu fluxo de atividades com muito mais agilidade e praticidade, aumentando a produtividade da sua equipe e garantindo que as tarefas administrativas estejam sempre em dia. 


Com um sistema comercial, as empresas possuem diversas funcionalidades inteligentes para otimizar as operações e tarefas e melhorar o desempenho de seus colaboradores. Por exemplo, os seus resultados podem ser vistos através de relatórios funcionais e completos, e não mais em planilhas de preenchimento manual, suscetíveis a erros ou incoerência de dados. 


Além disso, o gerenciamento de sua equipe comercial pode se tornar mais simples, já que muitos destes sistemas possuem funcionalidades de acompanhamento de tarefas e resultados individuais, onde você pode analisar o rendimento de cada um e realizar feedbacks mais construtivos e direcionados a resultados.

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Por que é importante adquirir um sistema de automação comercial?


Este tipo de sistema possui uma gama de características que podem ser extremamente úteis para o seu negócio e acarretar na redução de custos e mão de obra, ou seja, seus colaboradores passam a ser mais estratégicos, já que não perdem mais tempo imputando e analisando informações manualmente.


Com um sistema comercial, você pode automatizar tarefas básicas como:

 

  • Acompanhamento de prospecções e vendas; 
  • Gerenciamento de equipes comerciais; 
  • Gestão de tarefas individuais ou por equipe;
  • Controle de estoque conforme demanda e curva ABC; 
  • Gestão de pós-venda e atendimento ao cliente; 
  • Atualização de fluxo de caixa em tempo real;
  • Contabilidade em dia com sistemas de integração contábil automática


Com a automação dessas tarefas e as informações organizadas em relatórios personalizados e integrados entre a área de vendas e todas as outras áreas da empresa, a sua equipe se torna mais estratégica e as tomadas de decisão muito mais racionais.


Além da melhoria de processos internos, temos a diminuição de erros humanos, como falha de cálculos ou de digitação no preenchimento de planilhas de acompanhamento, o que garante dados mais precisos e corretos, aumentando a produtividade dos colaboradores e, até, a motivação por trabalhar com tarefas mais estratégicas do que manuais.  


Com dados coerentes e acessíveis em tempo real, as equipes comerciais podem atender melhor os seus clientes, analisar históricos de prospecção e acompanhar o andamento das negociações com rapidez e clareza, garantindo mais possibilidades de fechamento de negócio e clientes mais satisfeitos com o atendimento da sua empresa.


4 principais vantagens de um sistema comercial


Gestão de clientes eficiente


Organize toda a sua carteira de clientes e novas prospecções em uma base única e completa para gerenciar todas as fases e status da negociação. Clientes satisfeitos e fidelizados podem significar um grande salto para os negócios, por isso, foque no bom atendimento dos seus clientes no pré, durante e pós-venda. 


Defina as melhores metas e guie a sua equipe para este objetivo com mais organização e estratégia ao usar um sistema comercial, sempre pensando no melhor para o seu cliente, através de seus históricos e análise de suas particularidades.


Relatórios de vendas 


Acompanhe qualquer informação em tempo real. Visualize as vendas e gerencie o seu estoque com precisão, analise os resultados de vendas da equipe ou individualmente, organize as metas para o próximo período e garanta sempre o melhor resultado para a sua empresa com relatórios com dados completos e precisos, sem muito esforço.


São essas informações organizadas que irão orientar as melhores tomadas de decisão e aumentar os potenciais da sua empresa, por isso, busque um sistema que possua relatórios completos e personalizados para a sua necessidade.


Segurança da informação


Estes sistemas contam com criptografia e tecnologias de inteligência artificial que garantem a total segurança das informações, tanto dos seus clientes quanto da sua empresa. Além disso, em alguns sistemas mais completos, você ainda pode definir o que os usuários podem visualizar e quais atividades cada um pode realizar dentro do sistema.


Gestão de estoque e financeiro integrado 


Com um sistema comercial integrado, você elimina diversas atividades manuais como atualização de estoque ou inserção de novas contas a receber no seu financeiro quando uma venda é concluída. Além disso, você pode acompanhar o andamento da curva ABC de produtos, analisar demandas de compras, dentre diversas outras possibilidades. 


Tudo é envolvido e organizado em um único sistema e, com poucos cliques, você pode realizar diversas atividades em tempo real e de forma integrada para garantir a veracidade das informações na hora de analisar relatórios e decidir novas estratégias de negócio.


Como escolher o melhor sistema comercial para minha empresa?


Uma empresa pode ter desde um sistema comercial com funcionalidades básicas até um mais complexo, com outros tipos de automação e aplicabilidades diferenciadas. 


Mas, essa escolha depende muito do tamanho do seu negócio e da complexibilidade da sua operação, afinal, não adianta ter um pequeno negócio, com atividades simples, e utilizar um software robusto e complicado, certo?


Existem diversos tipos de sistemas comerciais e de automação que você pode buscar para a sua empresa. O ideal é procurar o que melhor se encaixa para a resolução das suas maiores dificuldades, e não necessariamente o melhor e mais caro sistema do mercado. 


Por isso, antes de tudo, reúna a sua equipe e identifique quais são os maiores gargalos na gestão comercial da sua empresa e as prioridades da sua equipe, ou seja, o que realmente é essencial para que eles realizem um bom trabalho, para então começar a pesquisar o melhor sistema para você. 


Pesquise as empresas por completo, desde a sua posição no mercado, até como funciona a implementação do sistema, se eles prestam treinamentos completos e, o principal, como funciona o suporte para qualquer dúvida que a sua equipe tenha depois de começar a usá-lo.


Analise se as funcionalidades estão de acordo com o que a sua equipe precisa, se o investimento está de acordo com o seu orçamento, quais são as possíveis taxas adicionais e, principalmente, se o sistema é intuitivo e seguro. Realize um período de teste completo e entenda como o software vai performar na sua operação para então adquiri-lo (ou não!).






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