Se você trabalha com comissão de vendas deve saber que esse é um dos principais incentivos para os vendedores e, que muitas vezes é essa remuneração é a responsável por garantir o comprometimento de grande parte dos funcionários com a meta estabelecida.
Para ter esse controle efetivo sobre esse tipo de remuneração é importante conhecê-la bem para que a equipe de vendas realmente se sinta engajada em obter os melhores resultados. Entenda como tornar isso possível.
Antes de tudo, o que é comissão de vendas?
A comissão de vendas é uma forma de remuneração utilizada por empresas que comercializam produtos e serviços. Seu objetivo é oferecer uma porcentagem do valor da venda ao vendedor como remuneração pelo que foi comercializado.
Uma das principais vantagens proporcionadas pelo pagamento de comissões está na força dos processos de vendas e no engajamento e comprometimento que cada vendedor tem na busca de atingir as metas determinadas pela empresa, além de melhorar o desempenho comercial.
As vantagens também recaem sobre o consultor de vendas. Afinal, uma vez que o resultado reflete no seu salário e está diretamente ligado ao seu desempenho, ele sente, como um dever, que inovar e atender cada vez melhor o cliente é uma responsabilidade importante para o sucesso do seu trabalho.
Dessa forma, ele faz com que a empresa se beneficie, levando a marca para mercado, gerando reconhecimento e confiança para o fortalecimento de novas vendas.
Como funciona a comissão de vendas
O comissionamento das vendas é uma forma de oferecer aos vendedores um percentual em cima de cada venda realizada e, que pode ser variável de acordo com o produto ou serviço comercializado.Sendo assim, a comissão de vendas funciona como um incentivo financeiro para estimular os vendedores a aumentarem o número de vendas e, consequentemente, o lucro da empresa.
Geralmente, os valores dessas comissões podem variar de acordo com o setor, o tipo de produto vendido e a estratégia da empresa. Além disso, a porcentagem determinada para a comissão pode ser fixa para todos os vendedores ou variar de acordo com o desempenho individual de cada um.
Mais do que ajudar os vendedores a impulsionar as vendas, a comissão permite entender como qualificar sua equipe para atingir os melhores resultados com base em suas performances.
Tipos de comissões de venda
Existem diversas formas de recompensar a equipe comercial de uma empresa e, como a comissão pode ser fixa ou variar conforme o desempenho do consultor de vendas é importante considerar todas as opções para entender qual é a melhor para o seu negócio.
Abaixo separamos os principais tipos de comissão de vendas que você pode utilizar, confira:
Dentro dos principais tipos de comissão de vendas que você pode utilizar, estão os modelos:
Comissão por venda
Uma das mais utilizadas, essa modalidade oferece ao vendedor, de forma individual, um percentual fixo em cima de cada venda realizada. Os pagamentos dessa comissão podem ser feitos no salário mensal ou até mesmo por cada venda realizada.
Comissão por faturamento bruto
Esse tipo de comissão tem como premissa a receita bruta da empresa, isto é, sem considerar os custos, todas as vendas do mês anterior são consideradas e distribuídas entre todos os vendedores, independente da venda de cada um. Nesses casos o percentual da comissão costuma ser ligeiramente mais baixo.
Comissão por margem de lucro
Ao contrário da comissão por faturamento bruto, neste caso é levado em consideração apenas os valores de rendimento. Um dos comissionamentos mais difíceis de calcular, a comissão por margem de lucro exige uma maior atenção na hora do repasse de valores uma vez que é necessário manter um fluxo de caixa completo e atualizado para apurar todas as despesas e o valor real do lucro.
Qual é a porcentagem de comissão de um vendedor?
A porcentagem de comissão de um vendedor também pode variar conforme o setor e seu desempenho e, algumas empresas podem ter diferentes níveis de comissão, com porcentagens mais altas para vendas acima de um determinado valor.
Por exemplo, em uma loja de varejo de roupas, um vendedor pode receber uma comissão de 5% sobre o valor total das vendas que ele realiza. Se ele vender mil reais em um mês, sua comissão será de R$ 50,00.
Já em uma empresa de vendas de carro, um vendedor pode receber uma comissão de 5% para vendas até R$ 10 mil, mas 7% para vendas acima desse valor. É importante ter em mente que os valores e porcentagem da comissão sempre podem ser variados, considerando o segmento da empresa, recursos financeiros, tipo de comissão e performance dos times.
Como fazer o cálculo de comissão de vendas?
Para calcular a comissão de vendas, é simples. Primeiro é necessário conhecer a porcentagem de comissão pré-definida pela empresa e o valor total das vendas realizadas. O cálculo segue a seguinte fórmula:
Comissão = Valor total das vendas x Porcentagem de comissão
Por exemplo, se a porcentagem de comissão é de 5% e o vendedor realizou R$ 10.000 em vendas, a comissão seria calculada da seguinte forma:
Comissão = R$ 10.000 x 5% = R$ 500
Dessa forma, o vendedor receberia uma comissão de R$ 500 pelo total de vendas realizadas. Contudo, esse é apenas um exemplo que pode variar conforme a faixa de comissão definida por cada empresa.
Relatórios de comissão de vendas de forma rápida e segura
Mais importante que ter todo o controle das comissões de vendas dos seus vendedores é poder visualizar, em um único relatório, as informações que mais precisa. Com Omie, você consegue fazer isso de forma rápida e inteligente.
Além de te ajudar na hora de definir as melhores opções de comissão, ao emitir o relatório de vendas, você pode ainda fazer a análise da comissão a ser paga tanto “ao faturar a nota fiscal” como “ao receber o dinheiro do cliente”, conforme seu contrato de comissão de vendas. Feito o cadastro de todas essas informações, o sistema calcula automaticamente os percentuais de comissão por item.
Fora essa facilidade, ainda é possível acessar um mapa demonstrativo com o valor faturado, os impostos que incidiram sobre a venda e o valor a ser pago de acordo com o percentual de cada um deles. Faça ainda hoje um teste grátis do sistema ERP!