SPED Fiscal: entenda os benefícios desse sistema
Para se manter em dia com as obrigações fiscais, entenda o que é SPED Fiscal e quais as vantagens desse sistema. Acesse e confira mais informações.
Quando se é dono de uma empresa, manter em dia as obrigações legais pode ser uma tarefa um pouco complicada e que exige muita atenção. Porém, com o SPED Fiscal, esse processo pode se tornar mais rápido e fácil com a digitalização dos dados para disponibilizá-los no ambiente virtual.
Como órgão público, a Receita Federal é responsável por coletar e analisar a validade das informações fornecidas ao fisco sobre o ICMS e o IPI, e é neste momento que o SPED Fiscal entra como processo de escrituração digital dessas informações.
Sendo assim, para evitar problemas com o fisco e impedimentos legais atrelados ao seu negócio, preparamos este conteúdo sobre o que é SPED Fiscal e as vantagens de implementar esse sistema de gestão na sua empresa.
O que é SPED Fiscal?
Também conhecido como EFD (Escrituração Fiscal Digital), o SPED Fiscal é um processo de digitalização das informações fornecidas à Receita Federal. Ou seja, é nesse documento que estarão todos os dados dos contribuintes pertinentes ao fisco, como documentos fiscais e a apuração de impostos referentes às operações praticadas pelo contribuinte. Essas informações precisam ser enviadas mensalmente.
Sendo assim, o SPED simplifica e facilita a entrega desses documentos para o fisco e ainda elimina os documentos em papéis. Dessa forma, a fiscalização dessas informações pelo governo é garantida e a burocracia da entrega desses documentos pelas empresas é reduzida, o que facilita a rotina do empresário e do seu contador.
Com o objetivo de agilizar o registro dos dados fiscais, como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o ICMS, o SPED foi desenvolvido com base em três pilares:
- SPED ICMS (Escrituração Fiscal Digital);
- SPED Fiscal (Documentos Fiscais Eletrônicos),
- SPED Contábil (Escrituração Contábil Digital).
Vale lembrar que, assim como qualquer tipo de obrigação legal, esse processo deve respeitar uma data de entrega. Se o SPED Fiscal for enviado fora do prazo, será cobrada uma multa que equivale a 0,02% por dia, até o registro do pagamento.
O SPED Fiscal é entregue em formato digital e precisa ser verificado e validado pelo Programa Validador e Assinador (PVA), fornecido pelo próprio SPED. Depois disso, o arquivo digital precisa ser assinado pelo responsável através de uma certificação válida e emitida por uma entidade credenciada.
Quais são as informações enviadas pelo SPED Fiscal?
As principais informações que pertencem ao SPED Fiscal são referentes aos seguintes processos das empresas:
- Registros fiscais de entrada e saída, seja de mercadorias, transportes, ou de serviços com ICMS;
- Apuração dos impostos das operações;
- Cadastros de produtos, clientes e fornecedores;
- Dados de produção, estoque e inventário;
- CIAP – Controle de Crédito de ICMS,
- Informações específicas, caso necessário.
Vantagens do SPED para as empresas
Desde a implementação do SPED Fiscal em 2007, os problemas de inadimplência com o Imposto de Renda reduziram consideravelmente. Como uma ferramenta para facilitar a cobrança e coleta de dados contábeis e tributários, ela auxilia na prestação de contas com o governo e garante a veracidade das informações.
Além dessa facilidade, essa escrituração digital reduz o custo da impressão dos documentos a serem entregues à Receita Federal e torna o cotidiano dentro da empresa mais dinâmico e menos burocrático.
Já pensou quanto tempo é gasto para separar, organizar e emitir os documentos fiscais? Por isso, para que o registro das informações para o SPED Fiscal seja feito corretamente, é importante utilizar um ERP que arquive todas as movimentações da sua empresa e garanta a entrega dos documentos obrigatórios sem erros.

Conheça alguns termos importantes para o SPED Fiscal
Bloco K
Entre um dos registros contábeis que integra o SPED Fiscal está o Bloco K. Ele é um livro digital que coleta mensalmente os dados de controle de produção e estoque, ficando responsável por anotar as seguintes informações:
- Saldo de estoque;
- Consumo de insumos,
- Insumos produzidos.
Vale lembrar que todos os estabelecimentos industriais, ou que de alguma maneira oferecem serviços similares, precisam estar registrados — enquadrados — no Bloco K do SPED Fiscal.
EFD-Reinf e o extinto e-Social
Já ouviu falar no EFD-Reinf? Também conhecido como Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, ele integra o SPED Fiscal substituindo informações obrigatórias como GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS) e DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte).
Em conjunto com o extinto e-Social — fora de circulação desde 2020 —, ele era usado como parâmetro de comparação do governo. Isso quer dizer que o envio desse documento junto com a entrega do EFD-Reinf era usado para apurar as contribuições previdenciárias recolhidas e as declaradas.
ERP Omie e a entrega do SPED Fiscal
Com um ERP inteligente e intuitivo, é possível conciliar gestão empresarial com as obrigações fiscais e os deveres contábeis. Ou seja, ao alinhar o seu software de gestão aos pedidos de declaração do fisco, você evita passar por imprevistos de última hora.
O sistema ERP da Omie ajuda tanto o empresário como o contador a otimizar os processos internos, já que se automatiza a qualquer software contábil. Saiba mais!
