‍Um nova postura do profissional de contabilidade em 2019

O mercado de contabilidade está em constante mudança, mas será que você está preparado? Perder tudo ou aproveitar as oportunidades? Entenda no post.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Hoje vamos trazer um outro tema para discussão e para isso queremos falar com você, profissional que atua no escritório contábil, seja como dono, líder, sócio, funcionário ou em breve profissional do mercado contábil. Quero falar sobre seu futuro profissional, sobre sua carreira na área de contabilidade.

Se você está acompanhando a ‘dança’ da Reforma Tributária e da MP da Liberdade Econômica, certamente como a maioria dos profissionais da área, não está gostando tanto do ritmo desta dança.

O ciclo das reformas na contabilidade e como se preparar

Independente do seu grau de consciência sobre esse problema, eu, como professor e especialista no assunto, como alguém que roda o país para ministrar cursos e palestras e tem conversado com muitas pessoas, já adianto que tem muita gente graúda perdendo até noites de sono por causa disso tudo.

E não é para menos, porque toda mudança sempre deixa muita gente para trás. Toda mudança causa insegurança, medo, dúvidas. A natureza humana sempre busca o menor esforço, evitando o incômodo, evitando o desconhecido.

Não é a primeira vez que mudanças no cenário econômico, fiscal e empresarial acontecem, e, certamente, não será a última. Basta se lembrar, ou pesquisar – caso você não seja dessa época – as reviravoltas de 10 anos atrás quando o SPED Fiscal passou a ser uma obrigação das empresas.

Foi uma grande loucura, entretanto, a contabilidade não acabou aí, porém, muitos profissionais e escritórios de contabilidade ficaram pelo caminho.

O problema se repete, mas você vai ficar parado?

Além disso, o número de profissionais que acreditou no fim de suas carreiras, que ficou desgostoso com sua profissão, que não acompanhou as mudanças, que ficou paralisado pelo medo e que acabaram abandonando a área não foi baixo. Houveram aqueles profissionais da contabilidade que preferiram desistir de tudo e outros que entenderam o novo cenário, estão prosperando seus escritórios e obtendo resultados perenes.

Acabou para eles, por causa de um problema que se repete hoje para você, e que se repetirá de novo no futuro, porque a economia e a vida empresarial nada mais são do que partes de um grande ciclo.

Um ciclo que poucos contadores conseguem perceber, mas que se repete desde sempre e sempre vem com violência. Você vai precisar entender esse ciclo de uma vez por todas, para não acabar ultrapassado como muitos dos nossos colegas de profissão no passado.

Você precisa garantir que vai continuar dando conta do seu emprego e de sua família.

Sua carreira de contador em risco

Esse é o risco que sua carreira está correndo com a Reforma Tributária e a MP da Liberdade Econômica, logo, continuará correndo esse risco com as dinâmicas futuras do mercado contábil enquanto não souber como tirar vantagem dessas mudanças.

Não se trata de conhecimento técnico, fiscal, do uso de ferramentas modernas ou até mesmo de estratégias de marketing, vendas e de atendimento mais refinadas.

Não se trata de entender uma regra, uma lei ou como executar determinada tarefa e nem nada disso. E é claro que tudo isso é e sempre será necessário, mas nada dessas coisas fará a menor diferença se você não consegue visualizar como tudo funciona no mercado que você está inserido.

Ter tudo que eu disse agora e não ter clareza dos ciclos e das mudanças que acontecem e acontecerão no mercado, é como dirigir uma Ferrari com os olhos vendados.

Uma máquina linda e extremamente potente está em suas mãos, mas você teria coragem de acelerar? Se a resposta foi sim, você provavelmente se mataria…

Você está no meio de uma mudança que pode definir seus próximos 10 anos de carreira. O que você pretende fazer?

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
CRM para contabilidade
Entenda como funciona um CRM para contabilidade e como escolher o sistema certo para seu escritório com nossas dicas.
o que é e como funciona a contabilidade financeira
Entenda a importância da contabilidade financeira na gestão empresarial, destacando seu papel crucial de contador na interpretação e aplicação das
Contador, você já parou para pensar por que oferecer uma consultoria contábil pode ser um grande diferencial para o seu