Vantagens do software ERP para a gestão seu negócio

Aumento da produtividade, controle financeiro e melhoria na gestão do cliente: veja os principais benefícios ao implementar um software ERP na sua empresa

15/Mar/2022
Gestão

O software ERP chegou para mostrar aos empreendedores que é possível otimizar e facilitar ainda mais os processos operacionais nos negócios. Em pouco tempo, ele já é adotado para auxiliar na gestão de empresas e na tomada de decisões cotidianas.

Mais do que isso, ele passou a ser essencial para os empreendimentos que procuram por soluções que integrem os diferentes departamentos e que promovam de forma natural o aumento da produtividade.

É exatamente sobre isso que vamos falar neste post: o que é esse sistema e como investir para transformar o seu negócio para melhor. Acompanhe!

O que é software ERP?

A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, que em tradução quer dizer algo como Planejamento dos Recursos da Empresa. O software ERP nada mais é que um sistema de gestão integrado.

Com ele, é possível melhorar significativamente os processos internos da empresa, além de integrar as atividades de diversos setores. Ele ainda é essencial para os negócios que querem crescer cada vez mais, já que esse sistema tende a aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro. 

Por meio do software ERP, é possível centralizar todas as informações em uma única plataforma. Assim, o fluxo de dados do negócio fica muito descomplicado e otimizado. Com o passar dos anos, ele se tornou a melhor solução para os empreendedores, já que o ERP oferece resultados mais efetivos para a tomada de decisão com a eliminação de informações duplas.

Como o ERP atua nas empresas?

O ERP atua de muitas maneiras dentro de um negócio, visto que ele tem como objetivo auxiliar na gestão da empresa. 

Quando falamos em gestão, estamos falando de todos os modos de gerenciar um negócio. Ou seja, com o ERP é possível administrar contas, monitorar vendas e acompanhar pedidos. 

De forma geral, com a integração que o software ERP faz, é possível controlar e acompanhar todos os processos da empresa. Sendo assim, os dados reunidos trazem análises e informações muito mais efetivas. 

Sem contar que a junção de dados potencializa a eficiência e otimiza os processos, além de tornar a comunicação e resolução de problemas mais certeiras e ágeis. 

Como usar o software ERP em empresas de diferentes portes? 

O ERP não é apenas para grandes empresas. Isso porque ele pode ser usado em diferentes organizações, independente do porte ou segmento em que está presente. Veja aqui como organizações de diferentes portes podem se beneficiar do produto.

Pequenas empresas

No caso das pequenas empresas, o ERP acompanha o negócio desde os seus primeiros passos, com a opção de plano básico, que tem o investimento inicial mais reduzido, oferecendo os recursos necessários para o progresso da empresa. 

Nessa opção de plano, o empreendedor paga apenas pelo que ele vai utilizar, evitando o desperdício, o que é uma grande vantagem. O sistema é perfeito para ajudar o dono do negócio a conseguir dados corretos das diversas áreas da empresa, facilitando e tornando mais eficaz a tomada de decisões. 

Médias empresas 

As empresas desse porte podem usar o sistema ERP para tornar os processos mais automatizados e, consequentemente, mais inteligentes com análises mais assertivas. Assim, os colaboradores tendem a atuar de modo mais estratégico. 

Todos os dados coletados servem de inspiração para criar estratégias que melhorem as experiências, tanto do público interno quanto do externo. Outra vantagem é que o sistema ajuda as empresas a estarem sempre de acordo com as inovações e novidades regulamentares de todas as áreas. 

Grandes empresas

Os planos voltados para as grandes empresas têm recursos de inteligência artificial e machine learning, que servem para ajudar os empreendedores a identificar as oportunidades de mercado e criar estratégias que destaquem a empresa no segmento. 

Para isso, o software ERP oferece diferentes mecanismos de aprendizado para as equipes aproveitarem da melhor forma o sistema. 

Por fim, os empreendedores que investem garantem, além da otimização da gestão e processos, uma grande experiência digital e melhor aproveitamento da tecnologia para auxiliar na tomada de decisão, de forma estratégica. 

10 vantagens do ERP para a gestão do seu negócio 

Importante para qualquer empresa, o sistema oferece uma gama de benefícios para os empreendedores que investem nele. Para entender ainda mais as vantagens que o software ERP pode oferecer para você e sua empresa, separamos as 10 principais vantagens que ele pode oferecer. 

1. Aumento da produtividade

Com as tarefas mais práticas e de fácil realização no dia a dia, os colaboradores tendem a aumentar significativamente a produtividade. A longo prazo, isso possibilita aproveitar novas oportunidades de negócio e maior participação deles na melhora da empresa, durante o cotidiano.

2. Processos otimizados

Um bom sistema de gestão reduz em grande parte o número de tarefas manuais, facilitando os processos burocráticos e complicados de serem realizados. Assim, ganha-se foco em questões estratégicas e de análise, tanto visando o melhor atendimento ao cliente quanto na implementação de melhores processos internos.

3. Controle financeiro

Como está integrado com as diversas áreas da empresa, o sistema ERP possibilita o acesso aos dados financeiros de todos os setores. Assim, os gestores podem ter melhor controle das informações e tomar decisões mais acertadas em relação à redução de custos.

4. Segurança das informações da empresa

Por ser um sistema que tem como base de armazenamento a nuvem, o ERP acaba oferecendo muita segurança para a empresa e seus colaboradores. Além disso, por meio dele, é possível controlar quem terá acesso às informações. 

5. Aprimoramento da gestão de estoque 

Com o ERP, as empresas que têm grande movimentação podem reforçar o gerenciamento de inúmeras formas. Desse modo, é possível ter entregas mais pontuais e prazos mais curtos.

6. Melhor relacionamento com o cliente

Sim, os clientes também se beneficiam do sistema ERP! Como a gestão fica mais fluida, o relacionamento com os clientes se potencializa. Isso acontece porque, com os dados adquiridos, é possível traçar estratégias que atendem cada vez mais as necessidades de cada um deles.

7. Acompanhamento de indicadores de performance

Uma das vantagens do software de ERP é poder acompanhar os indicadores de performance da empresa como um todo. Assim, o empreendedor consegue relatórios mais aprimorados.

8. Melhoria na gestão contábil e tributária 

Com as áreas integradas, analisar os gastos e demandas da empresa fica muito mais fácil. Fora que nem sempre os empreendedores conseguem se atualizar em relação às questões tributárias de forma individual, e é aí que o sistema ERP pode ajudar. Isso porque, obtém-se tabelas e dados atualizados a todo o momento para ajudar nessas questões.

9. Monitoramento e correção de problemas

Nenhuma empresa gosta de cometer erros, certo? Com o ERP, as falhas são reduzidas de forma considerável graças ao monitoramento constante. Mas caso algum problema aconteça, ele pode ser resolvido em questão de minutos.  

10. Personalização do software para diferentes nichos

Com o sistema ERP, os empreendedores conseguem personalizar o que desejam ter, conforme as necessidades do negócio. Desse modo, é possível ainda integrar aplicativos para fazer a gestão de acordo com o segmento de atuação. 

Como escolher um software ERP de qualidade?

Existem muitos pontos que devem ser considerados na hora de escolher um software ERP para gerenciar as empresas. Entre eles, podemos destacar: 

  • Escolha um fornecedor com grande experiência no mercado: essa é a garantia que você pode confiar. Ainda, avalie as satisfações dos depoimentos dos clientes e pesquise bem sobre a empresa; 
  • Priorize os sistemas de gestão online: nada de papeladas e processos manuais, escolha sistemas que automatizam todas as tarefas mais burocráticas e que demandam tempo; 
  • Avalie a usabilidade do sistema: de nada adianta um sistema complicado e difícil de ser usado, não é mesmo? Opte sempre por aqueles que têm uma linguagem fácil e dinâmica, como o da Omie.
  • Considere o custo-benefício: esse ponto é bem importante e merece atenção, desconfie de sistemas muito baratos, pois, provavelmente, vão trazer alguma dor de cabeça, considere sempre o custo-benefício;
  • Verifique se há suporte e treinamento disponíveis: um bom sistema ERP vai oferecer aos clientes todo o suporte e treinamento necessários para ajudar a implantar e aproveitar todos os benefícios que ele pode proporcionar. 

O melhor software de ERP para a sua empresa! 

Como vimos, utilizar um software ERP é fundamental para quem deseja gerenciar, de forma integrada, um negócio e, com isso, destacar-se no mercado, abrindo vantagem competitiva e melhorando os processos internos. 

Aqui na Omie, oferecemos as melhores soluções do sistema ERP para você que é empreendedor e não quer mais perder tempo com os processos que podem e devem ser otimizados. 

Assim, você conta com um sistema totalmente digital, suporte técnico e muito mais!

Quer conhecer mais sobre ele? Fale com a gente e garanta a melhor solução para a sua empresa!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas