Venture Capital: o que é e como adquirir

Saiba se a modalidade Venture Capital se enquadra no seu negócio e os benefícios que ela pode trazer.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O Venture Capital é um recurso essencial para pequenas e médias empresas que visam aprimorar o seu ecossistema financeiro, sendo uma das principais formas de fundo de investimento.

Seu objetivo é financiar empresas e startups em fase inicial, com grande potencial de crescimento. Esse investimento de risco pode trazer lucratividade a longo prazo, por possuir alto potencial de retorno.

Neste artigo, você entenderá em detalhes o que é venture capital, os seus objetivos, quem são os investidores e como captar esses fundos. Além disso, também vai conhecer outros tipos de investimentos que podem ser muito importantes para o seu negócio. Acompanhe!

O que é Venture Capital

O Venture Capital, ou modalidade de risco, é um tipo de investimento que capitaliza e investe em startups e empresas de pequeno ou médio porte. Normalmente, essas empresas são novas no mercado, com baixo faturamento, mas que possuem um modelo de negócio bem definido com boas expectativas de crescimento.

Nesse cenário entra o Venture Capital. Tais fundos de investimento podem contar com um ou mais investidores, e estes, além de financiarem o desenvolvimento da empresa, podem influenciar diretamente nas decisões tomadas e na gestão do negócio.

Em geral, tal investimento é aplicado nas startups com modelo escalável e repetível. Os negócios do setor de tecnologia são os preferidos dessa modalidade e algumas marcas bilionárias já foram financiadas nesse esquema. É o caso da Apple; Microsoft; Yahoo; Google; LinkedIn e muitas outras. Exige-se que, em troca, a startup combine a divisão de uma porcentagem dos lucros, bem como o espaço para tomada de decisão estratégica por parte do investidor.

Como captar Venture Capital?

Para negócios na fase inicial, o Venture Capital pode ser uma ótima oportunidade para alavancar a sua empresa. Para conseguir captar esse investimento, é preciso saber claramente se o seu negócio tem real potencial de crescimento e estabilidade.

Também é essencial fazer uma boa pesquisa de mercado e entender qual o nicho específico de atuação. Divulgar o negócio, prospectar investidores e organizar processos são atividades que devem fazer parte da sua rotina, se você busca atrair este tipo de investidor. Saiba vender bem a sua ideia e conte com uma equipe preparada para te auxiliar em todos os processos.

Quem são os investidores Venture Capital

Como já dito anteriormente, os fundos do Venture Capital podem ser compostos por apenas um investidor ou vários; por companhias de participações ou por gestores de investimento. Essa modalidade é usualmente dividida em:

  • Firma: entidade que investe nas empresas privadas ou startups;
  • Fundo: mecanismo pelo qual as firmas investem nas empresas;
  • Sócios: os administradores da firma.

De forma simples, o objetivo principal desses investidores é obter lucros e bons retornos financeiros. A porcentagem societária é uma estratégia muito utilizada para que, futuramente, essas ações possam ser vendidas a um valor bem mais alto do que o investido, garantindo a rentabilidade do investimento.

Ao investir em startups, o atrativo principal é a possibilidade de crescimento rápido e exponencial da empresa, o que garante a valorização dos investimentos. Idealmente, o esperado é que tais investimentos representem o retorno de 3 a 5 vezes do valor do fundo e superem a rentabilidade de outras táticas consideradas mais seguras (como a aplicação em Tesouro Direto, por exemplo).

Venture Capital e outros investimentos

Além da modalidade de Venture Capital, existem outros inúmeros tipos de financiamentos que investem em empresas e organizações e viabilizam a expansão desses negócios. Logo abaixo você conhecerá os mais comuns e as suas principais características.

Empréstimos de bancos

Este tipo de investimento é um contrato entre o cliente e a instituição financeira, que receberá um valor a ser devolvido em um prazo determinado, com o acréscimo de juros.

Os bancos não costumam correr muitos riscos, portanto, a sua empresa já deve demonstrar certa estabilidade financeira ou contar com fundos de investimentos disponíveis. Sendo assim, não é comum que essa modalidade de empréstimo seja feita a negócios na fase de abertura ou inicial.

Private Equity

A modalidade de Private Equity, ou patrimônio privado, costuma investir em empresas com estabilidade e certa experiência de mercado.

Representa o patrimônio líquido, as ações que definem a propriedade ou a participação no negócio. Os investidores compram ações de empresas privadas ou buscam controlar as empresas públicas a fim de torná-las privadas futuramente.

O que diferencia as empresas de Private Equity das de Venture Capital é que as de patrimônio privado costumam comprar totalmente, ou quase totalmente, a propriedade das empresas que investem. Por outro lado, as de Venture Capital buscam diversificar os investimentos e diminuir os riscos.

Investimento Anjo

O Investimento Anjo é um tipo de modalidade muito procurada para concretizar um negócio e realizá-lo a partir de uma ideia inicial bem fundamentada. Apresenta uma série de vantagens tanto para quem investe quanto para quem recebe.

O investidor fornece o capital financeiro necessário para a abertura do negócio e também oferece um apoio intelectual, compartilhando sua experiência e conhecimento de mercado. Em troca, recebe uma participação societária minoritária.

Normalmente, tal investidor não assume um cargo executivo na empresa, mas opera como um tipo de conselheiro estratégico, potencializando as chances de sucesso.

Alavanque o crescimento do seu negócio

O Venture Capital é uma ferramenta muito importante para pequenas e médias empresas que buscam crescer e se consolidar no mercado, melhorando seu ecossistema financeiro. Com as informações apresentadas, você agora sabe mais sobre como tornar o seu negócio atrativo para esse e outros tipos de investidores.

Quer saber mais sobre o mundo do empreendedorismo? No Blog Omie você encontra conteúdos que te ajudarão a melhorar estratégias de gestão, liderança, investimento e muito mais. Evoluir a sua empresa e conquistar mais espaço é mais fácil com as Soluções Omie. Acesse e conheça!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 237
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba o que é e entenda como funciona o Prazo Médio de Recebimento (PMR) e como calcular o da sua
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.