Liderança é algo que ocorre todos os dias no mundo dos negócios, das pequenas até as grandes organizações. Muitos pensam que ocupar cargos de liderança não é para qualquer um.
De fato, em alguns casos, a qualidade de ser um líder é uma característica nata. Porém, em outros, é algo que se desenvolve ao longo do tempo e com as experiências da vida.
Além disso, é importante ressaltar que há inúmeros tipos de lideranças e formas de desenvolvê-las. As empresas podem observar cada um de seus colaboradores e a qualidade destes durante o trabalho realizado diariamente.
Existem diferenças entre líderes e chefes. Líderes ocupam um lugar inspirador e motivacional, enquanto chefes estão mais ligados a uma figura superior, dando ordens que precisam ser cumpridas.
Neste artigo, vamos explorar os tipos de lideranças, as formas de executá-las e como acontecem as alterações nos cargos.
Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Tipos de cargos de liderança
Saber liderar ou ter “perfil de líder” é uma característica frequentemente buscada pelas organizações. O fato é que um bom líder precisa saber extrair o melhor de cada um, individualmente ou em equipe.
Outra questão importante é que vemos acabar aos poucos a figura do chefe durão, dando lugar a uma roupagem mais humana, a uma liderança humanizada.
Para além dessa visão mais antiga, existem diferentes tipos de cargos, guiados também pela liderança estratégica. Conheça cada um deles. Você pode se identificar apenas com um perfil ou com uma mescla de vários deles.
Líder autocrata
Apesar de estar se tornando cada vez mais escasso dentro das organizações, o líder autocrata ainda tem voz em algumas delas. Ele é o perfil mais “mandão”. Nas empresas em que ele ocupa posição de liderança, as decisões são comunicadas, e os colaboradores da equipe exercem apenas o papel de executores.
Esse tipo de liderança costuma não abrir espaços para questionamentos ou compartilhamento de ideias, fechando-se de forma bastante hierarquizada.
Líder democrata
Ao contrário da liderança mencionada anteriormente, na liderança democrata, existe espaço para fala e discussões. Nela, a equipe tende a ser mais participativa, mesmo que o ponto focal seja o líder.
Normalmente, a equipe participa do processo de construção e decisão, em que a liderança exerce um papel de responsabilidade final. O modelo passou a se tornar muito comum em todas as organizações, pois existe uma busca por espaços de trabalho com valorização do que os funcionários têm a dizer, tornando-se um propósito, e não somente uma garantia de renda.
Líder liberal
Esse tipo de liderança é mais horizontal. Ele se divide em grupos nos quais a hierarquia é inibida. Todos trabalham em prol de um objetivo, porém o que modela é a autogestão, juntamente à motivação que deve vir de cada membro.
No modelo, cada um é o dono de suas tarefas e decisões, em prol de uma entrega final, que deve ser feita da melhor forma possível. A construção dos projetos é realizada pelos conjuntos. Dessa forma, existe uma espécie de divisão de chefia e de responsabilidades.
Líder motivador
Como o próprio nome diz, essa liderança exerce um papel motivador sobre cada um dos colaboradores. A intenção é encontrar o melhor de todos, para que, juntos, exista um desenvolvimento de toda a equipe.
O líder motivador consegue trabalhar nas mais variadas circunstâncias, por meio de um apelo emocional e da capacidade de unir indivíduos, o que é bastante interessante em momentos de crise.
Líder técnico
Esse tipo de líder exerce um papel bastante operacional, justamente por ter conhecimento técnico sobre determinada área. Ele precisa entender bem sobre processos e organização para saber gerenciar uma equipe e coordenar as atividades de acordo com as competências requeridas para as entregas dos projetos.
Líder tecnológico
A transformação digital requer líderes mais antenados e por dentro das novidades da tecnologia. Dessa forma, surge uma nova perspectiva de liderança empresarial.
Muitos pensam que isso está ligado apenas ao setor de TI, porém a tecnologia pode ser aplicada em diversos setores. Saber como utilizá-la é uma característica que deve ser ainda mais procurada nos próximos anos.
Como acontecem as mudanças em cargos de liderança?
Existem dois tipos de mudanças em cargos de liderança: a forma e a informal. Conhecer um pouco sobre cada uma delas.
Formal
Na formal, estão as promoções, as mudanças de setor e as mudanças geográficas. Essas alterações são públicas e ocorrem aos olhos de todos. O título do cargo é outro, as responsabilidades aumentam e os gestores costumam enviar uma mensagem aos funcionários para informá-los da novidade.
Informal
Na informal, as alterações são mais discretas, às vezes invisíveis, como quando um funcionário assume mais responsabilidades e deveres, mas o título e o nível de autoridade permanecem o mesmo.
O que os colaboradores pensam sobre os tipos de alterações em cargos de liderança?
Um estudo feito por pesquisadores da European School of Management and Technology de Berlim, na Alemanha, quis saber quais são os desafios da transição invisível em cargos de liderança.
Eles entrevistaram 396 pessoas de diferentes níveis hierárquicos para encontrar respostas às seguintes perguntas: “Como os administradores passam por esse desafio?”, “Quais são os fatores importantes para a experiência?” e “Quais lições os executivos e as organizações podem tirar para melhor gerenciar outras transições parecidas?”
Os resultados indicam que os líderes, independentemente do setor em que trabalhavam, consideram as alterações invisíveis significantemente mais difíceis de atravessar do que as formais. Os autores sugerem que uma das explicações deve-se ao fato de as companhias esperarem que os líderes, por serem funcionários competentes, possuam também a capacidade de se adaptar. Um dos respondentes disse que a transição invisível requer energia, recursos e “constante autorreflexão”.
Outra pesquisa, também sobre mudanças em cargos de liderança, quis entender os motivos que deixam funcionários desencantados com o trabalho após uma promoção e como as empresas podem antever casos do tipo. Esse sentimento, que eles chamam de “blues administrativo”, acontece quando a pessoa vê menos propósito na nova função.
Os resultados do estudo, conduzido por uma pesquisadora da NEOMA Business School (France) com trabalhadores do metrô de Paris, indicam que é necessário observar fatores mais subjetivos ao promover alguém. Ou seja, além da atenção a elementos como habilidades e conhecimentos, é importante entender as expectativas da pessoa selecionada para a sua carreira.
Uma escolha errada pode trazer prejuízos para a empresa, em especial se for escolhido um novo CEO que não se encaixe na companhia. Uma solução, argumentam os autores desse artigo, é planejar-se muito antes da troca de comando aparecer como uma possibilidade. Assim, a firma pode escolher e preparar o candidato com tempo.
Posição de liderança: adeque-se ao mais indicado
Existem diversos tipos de segmentos de mercado, e cada um deles tem uma necessidade diferente para funcionar. Os cargos de liderança citados podem se encaixar melhor em algumas situações do que em outras.
Além disso, existe também a possibilidade de combiná-los para entregar um papel de líder ainda mais completo dentro de uma organização. Se você toma conta de uma equipe, com certeza já se viu com dúvidas sobre qual papel exercer como um líder.
Porém, com um estudo de necessidades e qualidade de todos, é possível tirar os melhores resultados e alcançar os objetivos traçados nos planejamentos estratégicos dos negócios.
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