Como colocar em prática o Balanced Scorecard (BSC)?

Aprenda como colocar em prática o Balanced Scorecard (BSC), metodologia de gestão estratégica que auxilia na evolução de seu negócio!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A forma como você analisa a performance da sua empresa é muito importante para ter sucesso, melhorar a competitividade no mercado e atingir os objetivos traçados nos planejamentos. O Balanced Scorecard (BSC) é uma das soluções, uma ferramenta estratégica aliada de gestores e empreendedores, que auxilia na hora de realizar planejamentos, permitindo que se tomem decisões mais assertivas.

Para isso, a metodologia BSC mostra que uma empresa não precisa se basear apenas em indicadores financeiros e econômicos, mas, sim, que há processos internos e outros fatores importantes que vão ajudar a metrificar seus resultados de forma precisa.

Quer saber mais sobre o Balanced Scorecard (BSC), entender todo o passo a passo para colocá-lo em prática e alavancar os resultados de seu negócio? Continue lendo este artigo!

O que significa Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard significa “Indicadores Balanceados de Desempenho” e é uma metodologia para facilitar a execução de um plano estratégico. O BSC, portanto, é uma ferramenta de gestão estratégica que vai analisar o desempenho de um negócio, de acordo com metas e objetivos de diversas áreas.

O Método BSC foi criado pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Universidade de Harvard (EUA), nos anos 1990, durante o período da Revolução Industrial. O BSC foi considerado um modelo de gestão estratégica e o seu diferencial mostra que, para obter sucesso em um negócio, não é necessário focar apenas em indicadores financeiros e contábeis.

Portanto, o Balanced Scorecard fornece uma visão 360º do seu negócio, olhando para todas as áreas, até mesmo para o cliente, facilitando a tomada de decisões e planejamentos da empresa, tornando-a mais efetiva e humanizada.

Vantagens da metodologia BSC

A proposta da matriz BSC, portanto, é permitir uma análise mais completa sobre a empresa. Mas, por que é importante adotar este tipo de metodologia na hora de realizar um planejamento estratégico?

Veja quais são as 5 principais vantagens da metodologia BSC:

  1. Visão simples do planejamento;
  2. Tomada de decisão assertiva;
  3. Aperfeiçoamento contínuo;
  4. Mensuração;
  5. Engajamento entre equipes.

Primeiro, não adianta ter um bom planejamento, mas se poucas pessoas da empresa conseguem realmente ler e entender quais são os objetivos e propósitos do seu negócio. E, para isso, o Balanced Scorecard fornece uma visão mais simples e intuitiva das principais áreas, trazendo insights e melhorias para toda a empresa.

Além disso, o método BSC pode se manter sempre atualizado, pois, conforme é terminado um ciclo, é possível traçar novas metas para estar sempre em constante melhoria de resultados. Portanto, assim que os objetivos e metas vão se cumprindo, você renova o quadro e faz com que sua empresa não estagne perante concorrentes.

Por fim, o BSC foi um dos primeiros modelos de gestão estratégica a unir diferentes indicadores, não apenas financeiros e contábeis, como pensar no cliente e no aprendizado de sua própria equipe – perspectivas importantes para aumentar a maturidade de um negócio.

Como colocar em prática a matriz BSC?  

A partir da ideia inicial de Kaplan e Norton, eles traçaram em 4 componentes, ou 4 perspectivas, como são chamadas, para criar a metodologia BSC. Para entender mais, continue lendo e aprofunde um pouco sobre cada uma delas.

Visão 360°

Um dos princípios do BSC é que as diferentes perspectivas devem ser trabalhadas de forma integrada, unindo as áreas de uma empresa e fornecendo uma visão 360° do seu negócio (financeira, mercadológica, processos internos e aprendizado e inovação). Com isso, é possível obter uma análise profunda e mais precisa, auxiliando em momentos de tomada de decisão.

1. Financeiro

A perspectiva financeira é importante para qualquer planejamento e análise de negócio. O planejamento financeiro empresarial é uma maneira de organizar as finanças e atingir as metas de curto, médio e longo prazo. Portanto, ter um ponto focado nisso será sempre relevante e irá auxiliar o seu negócio a continuar prosperando e tendo bons resultados.

Nesse caso, o uso de métricas pode te ajudar a definir metas tangíveis e que possam ser mensurada, por exemplo:

2. Cliente

Essa perspectiva foca no relacionamento com o cliente, o que é fundamental para qualquer tipo de negócio pois impactará diretamente na participação do seu negócio no mercado. É necessário focar em estratégias voltadas à experiência do cliente, para que forneça sempre o melhor potencial do seu negócio e funcionários e, assim, tenha um maior número de retorno.

3. Processos internos do negócio

O objetivo dessa perspectiva é identificar quais são os processos mais importantes e que impactam o seu negócio, pensando em solução para aprimorá-los. A metodologia BSC vai te ajudar a entender as falhas, como a falha na comunicação, e melhorar os resultados. Além disso, ao iniciar a matriz BSC, você pode notar que sua estratégia pode ser complementada com novos processos internos.

4. Aprendizado e crescimento

Por fim, essa perspectiva do Balanced Scorecard tem por objetivo olhar no público interno, ou seja, focar no aprendizado das pessoas que trabalham na empresa, como o próprio nome sugere. Essa perspectiva representa todo o conhecimento necessário para que os funcionários consigam aplicar a estratégia e atinjam metas.

Criar um planejamento estratégico

Para seguir com a aplicação do Balanced Scorecard é necessário criar um planejamento estratégico do BSC, que leve em consideração os pontos levantados da visão 360º e defina quais ações serão executadas para alcançar os objetivos pretendidos.

Tenha metas definidas 

Para ter um bom planejamento, é preciso ter um objetivo bem definido e que possa ter espaço para mudanças, dependendo das demandas do mercado. Portanto, ao definir os objetivos de um planejamento, é preciso traçar quais serão as metas dentro do modelo BSC, além de entender que as metas precisam estar em sintonia e que é preciso chegar do ponto A ao ponto B em todas as áreas da empresa.

Criar novos indicadores de desempenho

Os indicadores estão intimamente alinhados às metas, pois são os KPIs que vão auxiliar no monitoramento do planejamento e mostrar o desempenho esperado da empresa. Por aí se verifica se as metas estão sendo cumpridas.

Ademais, os indicadores selecionados de cada área da empresa precisam ser mensuráveis, a fim de que as metas possam ser atingidas.

Treinar os funcionários para o novo planejamento

O método Balanced Scorecard (BSC) permite que os colaboradores estejam alinhados com a organização por meio de uma visão estratégica. Para isso, vai ser necessário educar os funcionários sobre a Matriz BSC, para que as equipes trabalhem em sintonia, desde o setor de Financeiro até o de Gestão de Pessoas.

Lembre-se de que, no fim das contas, todos os esforços servem ao mesmo propósito – atingir os objetivos estratégicos, fazendo com que todos os setores da empresa trabalhem com o mesmo olhar.

Mensurar os resultados

Medir os avanços é fundamental para que a empresa saiba se realmente está caminhando rumo aos objetivos desejados. A mensuração permitida pelo Balanced Scorecard aumenta os resultados de um negócio e cria oportunidades para aprimoramento da sua estratégia.

Expanda sua visão de negócio

Por fim, o Balanced Scorecard é um modelo de gestão no qual as empresas aplicam uma visão ampla e sistêmica do próprio negócio. O BSC é uma ferramenta ideal para mensurar e tomar decisões baseadas em dados, algo extremamente importante nos dias atuais.

Ademais, a matriz BSC valoriza o sentimento de equipe em uma empresa e democratiza o planejamento estratégico, auxiliando os funcionários a trabalharem de forma integrada e madura. Além disso, ter uma visão ampla da empresa auxilia o time a encontrar as melhores soluções, com base em métricas para acompanhar o desempenho da estratégia.

Se você é empreendedor e quer otimizar a organização financeira de sua empresa,  expandir a visão do seu negócio, além de entender qual é o momento ideal de aplicar o BSC, leia mais sobre o assunto e saiba como colocar em prática o Balanced Scorecard (BSC).

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 41
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
estoquistas vendo dicas de controle de estoque
Como fazer o controle de estoque para sua empresa de forma objetiva, eficiente e os principais cuidados que você deve
gestão de clientes
Entenda como as estratégias de gestão de clientes vão impulsionar o seu negócio.
representação de pesquisa de mercado
Entenda a importância de fazer a pesquisa de mercado para o sucesso do seu negócio.