ROI: entenda a métrica e sua importância para os negócios

Você sabe qual a importância de calcular o ROI? Leia nosso artigo e veja como acompanhar essa métrica pode ajudar sua empresa a gerar lucros.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabe como calcular o ROI? Muitas pessoas podem não saber, mas a métrica de retorno sobre investimento pode ser usada para analisar a eficácia de diversos tipos de investimentos, desde campanhas de marketing e compra de novos equipamentos até alguma pesquisa que esteja sendo feita pela empresa.

Com as informações obtidas pelo ROI, é possível entender se vale a pena continuar com determinado investimento, se ele precisa de ajustes ou se é mais vantajoso encerrá-lo. Bem como analisar as estratégias que estão dando certo e as que não.

Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a entender mais sobre o que é ROI, como calculá-lo da forma certa e quais as vantagens que ele pode trazer ao seu negócio. Continue a leitura e descubra!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 220

O que é ROI e qual sua função

ROI é uma sigla para o termo “return on investiment”, que quando traduzido para português significa algo como “retorno sobre investimento”. Ele é uma métrica que permite analisar os valores que um negócio ganhou ou perdeu com determinados investimentos.

Ele é um dos indicadores financeiros mais importantes para as empresas e, ao contrário do que pode parecer, não é utilizado apenas em campanhas de marketing. Isso porque ele fornece muito mais que os resultados de cada ação, com ele, é possível mensurar custos voltados a treinamentos ou uso de ferramentas para as diferentes áreas do  negócio.

Assim, você consegue identificar quais investimentos devem ser mantidos, quais não e quais precisam ser melhorados. Sempre buscando o melhor desempenho de cada ação ou campanha desenvolvidos pela empresa.

É uma das métricas mais importantes para avaliar como os investimentos estão contribuindo para a empresa e, com base nesses dados, criar novas metas ou desenvolver novas ações.

Ou seja, o ROI tem como função mostrar se os seus investimentos, sejam em produtos ou ações, estão realmente te fazendo lucrar ou oferecendo prejuízos ao seu empreendimento.

Como calcular o ROI?

Para saber como calcular o ROI de um investimento, é preciso, primeiramente, subtrair o ganho obtido com ele pelo valor que foi investido. Depois, divide-se este resultado pelo valor investido, e pronto, obtém-se o ROI.

Para entender melhor o cálculo, veja a seguir a fórmula do ROI:

ROI = (Ganho – Investimento) / Investimento

Vale lembrar que, para que o resultado do cálculo seja o mais preciso possível, é necessário incluir na conta todo o valor investido e toda a despesa. Você também pode utilizar uma calculadora de ROI online para obter esses resultados de forma mais rápida e fácil.

Vantagens de utilizar o ROI

Saber calcular o ROI permite que as empresas avaliem precisamente se os seus investimentos estão de fato gerando resultados. Veja mais alguns dos principais benefícios em acompanhar essa métrica:

Redução de custos

Todo tipo de investimento que é feito e que não gera resultados precisa ser encerrado, caso contrário, pode acabar trazendo prejuízos para a companhia.

Ao calcular o ROI, você encontra as informações necessárias para evitar esse tipo de perda, já que avalia seus investimentos profundamente.

Seja para avaliar as campanhas de marketing ou o material comprado para realizar as atividades do dia a dia, tudo isso pode ser analisado por meio do ROI. Assim, você investe somente naquilo que realmente traz lucros para o seu negócio.

Melhor métrica de lucratividade

Com o ROI, os investidores podem saber exatamente como está a situação de suas aplicações. Por isso, o cálculo ROI trata-se de um indicador importante para determinar a eficiência em decisões e alocação de recursos.

Além disso, também tem como objetivo mostrar que, em um certo período de tempo, podem haver oportunidades ótimas de investimento em cada ativo para auxiliar na maximização dos lucros.

Cálculo simples

Outra vantagem dessa métrica é que ela não implica na coleta de novos números para obter informações para o seu cálculo. Isso porque o ROI já é baseado nos dados financeiros da contabilidade da companhia.

Dessa forma, todos os dados financeiros necessários para seu cálculo estão disponíveis nas demonstrações emitidas pela contabilidade, o que facilita muito a análise dessas informações.

Prazo do Retorno de Investimento

Além de calcular o retorno sobre o capital de investimento, também é comum calcular o Prazo do Retorno de Investimento (PRI). Essa é uma  métrica que indica qual o período necessário para que o investidor alcance o break even, ou seja, o ponto de equilíbrio contábil e recupere o capital investido.

Para calcular o PRI de um investimento, utiliza-se o valor do capital aplicado. Além disso, o cálculo é feito por meio de uma unidade de tempo. Desse modo, é preciso somar os valores dos rendimentos acumulados, época após época, até que o valor total seja igual ao valor do investimento inicial.

Veja a fórmula desse cálculo:

PRI = Investimento Total / Lucro Líquido

Quanto mais o investidor precisar esperar para ter de volta o valor do investimento e ainda lucrar com ele, menos atrativo ele será e mais prejuízo poderá ter. Por isso, ao calcular o PRI, você pode saber com antecedência qual o risco do investimento.

Gestão financeira eficiente

Agora você sabe o que significa ROI e porque ele é uma das métricas mais importantes de uma empresa. Afinal, com ela você consegue estatísticas precisas sobre o retorno que os investimentos feitos pela empresa estão gerando e assim, analisar se as estratégias desenvolvidas no negócio estão funcionando ou se é necessário criar novas.

Para te ajudar com isso, conte com a Omie! Com o nosso sistema ERP você garante a integração entre todas as áreas, se certificando de que todos os dados da sua empresa estão reunidos em um só lugar. Assim, você consegue gerar relatórios, controlar fluxo de caixa e estoque, tudo com só um sistema. Vem conhecer nossa solução!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Conheça a cnae: homem e mulher a frente de notebook
Aprenda como consultar e classificar corretamente sua empresa conforme suas atividades com o CNAE.
estoquistas vendo dicas de controle de estoque
Como fazer o controle de estoque para sua empresa de forma objetiva, eficiente e os principais cuidados que você deve
gestão de clientes
Entenda como as estratégias de gestão de clientes vão impulsionar o seu negócio.