Como colocar minha empresa no Google Maps? Com dicas extras de sucesso!

Já conhece os benefícios de ter sua empresa no Google? Torne seu negócio mais conhecido pelos clientes, cadastrando sua localização no Google Maps.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Se você tem um negócio, físico ou digital, provavelmente já se perguntou como colocar sua empresa no Google Maps. Afinal, esse é um serviço gratuito que ajuda os usuários a encontrar empresas próximas, sendo usado por muitas pessoas no Brasil e no mundo todo.

Tanto na versão web quanto mobile, a função é a mesma. Porém, não são todas as empresas que aproveitam tudo o que o sistema oferece. Mas é possível conhecer as funcionalidades do Google Maps que vão ajudar seu negócio a evoluir. Saiba mais a seguir. 

Vantagens de usar o Google Meu Negócio

Para cadastrar sua empresa no Google Maps, é preciso ter uma conta no Google Meu Negócio. Essa é uma plataforma gratuita, que permite que empresas e empreendedores gerenciem sua presença online nas ferramentas de pesquisa do Google.

As vantagens são diversas, como: 

  • Mapas e direções, possibilitando que seus clientes encontrem o seu negócio e consigam chegar facilmente até você. 
  • Avaliações e comentários, garantindo que a sua reputação esteja sempre bem vista e que a sua empresa ganhe destaque pelo bom serviço prestado.
  • Estatísticas de desempenho, para te dar mais controle sobre como os clientes interagem com sua empresa online (número de visualizações, chamadas telefônicas e solicitações de caminhos para chegar até lá).
  • Integração com o Google Ads, caso você queira expandir as estratégias de marketing e criar anúncios locais direcionados.

‍Como colocar minha empresa no Maps de localização?

Quem já tem uma conta no Google Meu Negócio pode colocar a empresa no Maps de localização. Essa ferramenta permite que os clientes encontrem seu negócio pela proximidade e ainda traça rotas no mapa para chegar até ele. 

Imagine a seguinte situação: um usuário quer comprar velas artesanais, e você tem uma empresa que vende esses produtos. Ao criar e incluir sua localização no Google, seu negócio vai aparecer nas buscas de pesquisa e, quando esse cliente estiver por perto, sua loja será uma das primeiras a serem encontradas.

Além disso, o cadastro é gratuito e fácil de realizar. Basta seguir o passo a passo descrito abaixo.

Passo a passo para incluir a empresa no Google Maps

O processo para incluir a empresa no Google Maps é simples, mas deve ser feito com cautela para evitar erros.

Saiba que será necessário preencher o endereço completo do seu estabelecimento, com número, bairro, cidade e CEP, além de número de sala, andar, bloco ou qualquer outro complemento que você julgue importante. 

Por isso, tenha essas informações em mãos e lembre-se de incluir apenas as informações do seu endereço e evite os pontos de referência. Afinal, você está cadastrando sua loja em um mapa que já vai mostrar tudo o que há por perto. Confira:

  1. Acesse o Google Meu Negócio:

    Acessar google meu negócio

  2. Clique em “Gerenciar Agora” e cadastre o nome da sua empresa:
    colocar minha empresa no google maps: Gerenciar agora

  3. Escolha o tipo da sua empresa

    colocar minha empresa no google maps: escolha tipo da sua empresa

  4. Insira a categoria de negócios

    colocar minha empresa no google maps: categoria de negócio

  5. Insira o endereço do seu estabelecimento:

    colocar minha empresa no google maps: endereço

  6. Defina o ponto exato no mapa

    colocar minha empresa no google maps: ponto exato no mapa

  7. Cadastre o número de telefone da empresa e o site para facilitar o contato:

    colocar minha empresa no google maps: contato

  8. Por fim, conclua a operação:

    colocar minha empresa no google maps: conclusão

Caso sua empresa já esteja cadastrada no Google Meu Negócio, basta preencher as informações no painel de controle da plataforma.

Como aumentar os resultados locais no Google Maps? 

Aumentar os resultados locais no Google Maps envolve criar uma estratégia para melhorar a visibilidade da sua empresa nas pesquisas locais, atrair mais clientes locais e melhorar a classificação da sua empresa nos resultados do Google Maps. 

Para te apoiar nisso, separamos alguns caminhos: 

Ferramentas de palavras-chave para negócios locais

As ferramentas de palavras-chave permitem identificar e analisar as palavras-chave relevantes em pesquisas online. Isso ajuda os empreendedores e gestores a entender o que seu público-alvo busca na internet. 

A partir delas, é possível acompanhar dados sobre o volume de pesquisa, concorrência e tendências, ajudando a otimizar estratégias, melhorar o marketing de conteúdo e aumentar a publicidade online para alcançar o público certo. Algumas dessas ferramentas são:

  • Google Keyword Planner;
  • SEMrush;
  • Ahrefs;
  • Moz Keyword Explorer.

Criando conteúdo relevante para o público local

Outra maneira de melhorar os resultados locais do Google Maps é criando conteúdos relevantes para seu público. Dessa maneira, sua empresa se posiciona como autoridade no nicho e consegue conquistar mais clientes. Para isso, é necessário:

  • Conhecer seu público e suas dores
  • Entender a maneira como ele se comunica (principais palavras, gírias e tom de voz)
  • Usar dados para embasar quais conteúdos realmente são importantes
  • Encontrar o formato de post que mais chama atenção
  • Ter recorrência na produção e publicação

Destaque nos resultados de pesquisa

Para conseguir destaque no Google Maps, algumas estratégias podem ajudar. São elas:

  • Utilizar posts regulares no Google Meu Negócio
  • Otimizar e melhorar as imagens e vídeos 
  • Incentivar clientes a fazerem boas avaliações
  • Fornecer informações atualizadas e precisas
  • Monitorar a concorrência local para identificar oportunidades de se diferenciar

Essas estratégias podem ajudar sua empresa a se destacar nos resultados de pesquisa do Google Maps e atrair mais clientes locais. Lembre-se de que a consistência e o acompanhamento contínuo são essenciais para o sucesso a longo prazo.

Saiba mais com a Omie

O Google é o maior buscador do mundo e é um fato que, todos os dias, clientes em potencial buscam por soluções que seu negócio certamente oferecerá. 

No entanto, parece complicado ou mesmo caro divulgar sua marca e serviços por essa plataforma e tantas outras do digital – o que é uma verdade apenas para quem tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto. Informe-se no blog Omie e saiba como alavancar suas ações de marketing e vendas online:

Como excluir uma empresa do Google Meu Negócio?

Se por algum motivo você precisar excluir a empresa da plataforma, não se preocupe. É possível fazer a exclusão pelo próprio site. É muito fácil e em poucos passos você já consegue excluir:

  • faça login no Google Meu Negócio;
  • selecione a empresa que gostaria de excluir;
  • no menu, clique em “Informações”;
  • role para baixo e clique em “Encerrar Perfil”

Depois, é só seguir as informações que vão aparecer na sua tela para confirmar a exclusão.

Dúvidas frequentes sobre empresa no Google Maps

Como trabalhar com o Google Maps?

Para trabalhar com o Google Maps, comece criando um perfil no Google Meu Negócio com informações detalhadas sobre seu negócio, fotos de qualidade e palavras-chave locais. Solicite avaliações de clientes satisfeitos e interaja com o público. Além disso, mantenha o perfil atualizado e considere anúncios locais para aumentar a visibilidade. 

Quanto custa colocar empresa no Google Maps?

Colocar a empresa no Google Maps é gratuito, basta criar uma conta no Google Meu Negócio.

Quanto tempo demora para minha empresa aparecer no Google Maps?

O tempo que leva para a sua empresa aparecer no Google Maps pode variar. Geralmente, após criar e verificar seu perfil no Google Meu Negócio, sua empresa deve ser exibida no Google Maps em alguns dias. 

No entanto, a velocidade de exibição pode depender de vários fatores, como a verificação do seu negócio, a precisão das informações fornecidas e a localização geográfica.

Dá para ganhar dinheiro com o Google Maps?

Embora o Google Maps não seja uma fonte direta de receita, ele desempenha um papel importante no marketing local e pode contribuir significativamente para o sucesso de um negócio. 

Por isso, é indicado usar essa ferramenta como parte da estratégia para atrair clientes, aumentar a visibilidade e, consequentemente, gerar receita para o seu negócio.

Use o Google Maps de forma estratégica junto com outras tecnologias

Como já vimos, o Google Maps é uma ferramenta que apoia o marketing dos negócios locais, permitindo que a sua empresa seja encontrada com maior facilidade. 

O uso dessa plataforma com outras tecnologias ajuda a impulsionar receita, melhorar a eficiência e garantir que você consiga fazer mais, com menos. Para entender como a gestão pode ser descomplicada e otimizada, conheça o sistema ERP de fácil integração da Omie e simplifique sua rotina.

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Pessoas pensando em ux
Conheça o conceito de UX e seus elementos fundamentais e entenda como colocá-lo em prática com este guia.
homem e mulher definindo UI (user interface)
A UI está presente em nossa rotina todos os dias. Mas o que realmente é essa "interface do usuário"? Clique
descobrir como uma experiência de usuário ágil, uma melhor classificação nos mecanismos de busca e taxas de conversão elevadas estão