Como criar catálogo de produtos online?

Com um catálogo de produtos digital, você aumenta suas vendas, pois consegue mostrar sua loja no ambiente online.
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Para alavancar suas vendas online, é necessário ter um catálogo de produtos para apresentar aos seus clientes. Dessa forma, eles têm a descrição e fotos dos itens da sua loja, o que vai ajudar na decisão da compra.

Mas como montar um catálogo de produtos online para se destacar no ambiente digital? Acompanhe as dicas deste artigo e descubra como apresentar sua loja de uma forma atrativa para os clientes.

O que é um catálogo de produtos online?

O catálogo digital de produtos é um material para a sua loja poder apresentar seus itens para os clientes, seja no site, Instagram, Facebook ou WhatsApp Business. Na verdade, você está utilizando uma tendência de marketing digital, mostrando seus produtos de forma completa e em um formato atrativo para o público.

Você divulga seus produtos online com eficiência e aumenta suas vendas. Isso porque, com poucos cliques, os clientes podem conhecer os itens que você tem disponíveis.

Cabe destacar que o catálogo de produtos online é interessante não apenas para quem possui uma loja virtual, é um recurso indicado para quem tem uma loja física, pois você passa a mostrar seus produtos em outras plataformas, alcançando mais clientes.

Para que serve um catálogo de produtos?

O catálogo funciona como uma vitrine digital da sua loja, possibilitando que você mostre os itens disponíveis no seu e-commerce para os clientes. Nessa página, você tem um design agradável, os produtos estão organizados e podem ser exibidos em diferentes telas, como do computador ou celular.

Sendo assim, é um material digital que facilita a visualização dos seus itens pelos clientes, pois traz a imagem (em diferentes ângulos do produto), bem como o preço e principais especificações, como dimensões, cores, modo de usar ou outros detalhes, dependendo do tipo de produto. Logo, as pessoas conseguem avaliar seus itens e ainda comparar preços com outras lojas de um jeito prático.

Com o catálogo digital, você também pode destacar suas promoções, descontos e também os lançamentos de produtos, impulsionando as vendas no e-commerce.

Como criar um catálogo de produtos?

Depois de acompanhar as vantagens de ter um catálogo de produtos online, é importante saber como montar o da sua loja. Acompanhe as dicas abaixo.

Faça uma lista dos produtos disponíveis

O primeiro passo é fazer um levantamento dos itens que você tem em estoque, ou seja, que estão disponíveis para a venda para que você faça o cadastro dos produtos. 

Aqui é importante ter um controle rigoroso para que você possa atualizar o catálogo, especialmente quando alguma mercadoria fica indisponível, a fim de não causar aborrecimento nos clientes.

O mesmo vale para produtos novos, que devem ser cadastrados rapidamente para constarem no seu catálogo digital.

Precifique os produtos

Após o levantamento e cadastro dos seus produtos, é preciso precificar os itens. Nesse momento, é importante verificar os custos e determinar sua margem de lucro para encontrar o valor adequado.

É recomendado também pesquisar os valores praticados pela concorrência para que você possa fazer uma precificação estratégica e ter sucesso com as vendas online.

Elabore descrições estratégicas

Um detalhe essencial para montar um catálogo eficiente é ter cuidado no momento de fazer as descrições. O ideal é colocar todas as especificações do produto e fazer um texto atrativo, ressaltando os diferenciais.

Nas descrições, inclua material, tamanhos disponíveis, indicações de uso e outros detalhes para que o cliente não tenha dúvidas na hora de comprar o produto. Você pode também utilizar algumas palavras-chave relacionadas ao seu nicho de atuação para destacar sua loja nas buscas do Google.

Ao utilizar os termos mais buscados pelo público que você atende, há mais chances de aparecer nas primeiras posições da página de pesquisa do Google, ou seja, o seu catálogo de produtos auxilia nas suas estratégias de marketing digital, mais especificamente com o marketing de conteúdo.

Tire boas fotos dos produtos

Além das descrições, lembre-se que as pessoas não têm a possibilidade de pegar seus produtos como ocorre em uma loja física, por isso é preciso que seu catálogo digital tenha boas imagens.

Então, capriche nas fotos dos produtos, utilizando imagens em alta resolução e mostrando os itens em diferentes ângulos. Ajuste a iluminação ao produzir as fotos para que as cores da imagem estejam próximas às cores reais do produto.

Invista em boas ferramentas

Para montar um catálogo de produtos que tenha um design agradável e atrativo para seus clientes, é recomendado utilizar algumas ferramentas, como:

  • Simply — permite criar seu catálogo com facilidade, além de ter a vantagem de a página ser integrada ao WhatsApp e Instagram Shopping;
  • Canva — traz diversos modelos de design para você criar um catálogo digital (em PDF) personalizado e atraente dos seus produtos;
  • Kyte — permite criar seu catálogo de produtos integrado com Facebook, Instagram e WhatsApp, com recursos para os clientes realizarem os pedidos online.

Nunca se esqueça de atualizar

Verifique sempre se o seu catálogo digital está atualizado conforme os produtos que você tem em estoque e lançamentos. Imagine um cliente se interessar por um item que saiu de linha? Isso prejudica a imagem do seu negócio e representa a perda de clientes.

Por isso, tenha um controle do seu estoque e faça as atualizações no catálogo de produtos online com frequência para evitar qualquer transtorno com o público.

Divulgue

De nada adianta ter um catálogo de produtos online completo se você não divulgar esse material. Por isso, comece a pensar em estratégias de anúncios de venda no marketing digital para que você possa chegar nas pessoas certas.

Você pode apresentar esse material nas redes sociais, via WhatsApp e também utilizando o e-mail marketing. Assim, pode apresentar seus itens para os clientes recorrentes e também pensando em atrair um público novo.

Só quem tem uma loja virtual pode utilizar o catálogo digital de produtos?

Quem é empreendedor, mas não tem um e-commerce, ou seja, vende os produtos de casa ou por encomenda também pode aproveitar as vantagens de apresentar seus itens no ambiente online.

Isso porque você pode ter um catálogo de produtos digital para divulgar nas suas redes sociais e WhatsApp, o que vai ajudar a aumentar suas vendas online e até impulsionar seu negócio para, futuramente, você ter uma loja virtual ou vender seus itens no marketplace.

Quer ter mais agilidade para divulgar suas mercadorias no ambiente virtual? Saiba como fazer a gestão de catálogo de produtos online.

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