O plano de ação empresarial é o caminho a ser percorrido para atingir as metas estabelecidas pelo empresário. O documento funciona como uma espécie de manual da organização que direciona e elenca as necessidades e os objetivos do negócio. Pensando nisso, o plano define alguns pontos importantes, como “o quê?”, “por quê?”, “onde?”, “quem?”, “quando?”, “como?” e “quanto?”
Pela metodologia do plano de ação 5w2h (“what?”, “why?”, “where?”, “who?”, “when?”, “how?”, “how much?”), é possível relacionar planejamento e ação a uma visão gestacional estratégica. Assim, é possível visualizar o cenário de forma realista e com uma visão 360º sobre como sair de um ponto X, momento atual do negócio, e chegar ao ponto Y, o futuro da empresa.
Neste artigo, vamos falar sobre as características e a importância desse documento, além de elencar algumas dicas importantes no momento de elaborá-lo. Analise os passos e saiba como transformar os resultados da sua empresa e alcançar os objetivos esperados.
O que é um plano de ação empresarial?
De forma simples, um plano de ação empresarial é a definição estratégica de ações e tarefas a ser realizadas, a fim de alcançar determinados objetivos. Geralmente, descrevem-se nesse documento as metas e os objetivos do negócio e, então, as ações, gerais e específicas, necessárias para alcançá-los.
Por exemplo, suponhamos que uma empresa tenha como objetivo final a expansão da carteira de clientes e a inclusão de 40 novos clientes em um período específico. Dessa forma, será necessário elaborar uma série de ações e metas, focadas na atração e na obtenção desses clientes.
Por que é importante fazer um plano de ação empresarial?
Além de oferecer um panorama assertivo a respeito dos caminhos que a organização precisa seguir, o plano de ação também auxilia na tomada de decisões importantes, uma vez que todas as etapas estão detalhadamente descritas. Assim, a empresa define, de forma clara, quais são as tarefas, os prazos, os responsáveis e os recursos necessários para atingir um resultado.
É um instrumento complementar ao planejamento estratégico. Ambos andam juntos em praticamente todas as decisões estratégicas do negócio. Vale lembrar que 61% das empresas brasileiras não seguem nenhum planejamento estratégico, fazendo com que as organizações que seguem se destaquem de todo o restante.
Como fazer um plano de ação?
Diferentes áreas se beneficiam do documento, sejam elas do setor comercial, sejam do setor de projetos, sejam do setor de orçamento. Por isso, é importante entender como fazer um plano de ação.
Outro ponto fundamental é que, para empreendedores de primeira viagem, o plano serve como um guia para a autogestão, diminuindo riscos e incertezas. Nesse sentido, um modelo de plano de ação é composto por diferentes etapas: iniciação, planejamento, execução e monitoramento. Confira abaixo 6 passos essenciais na elaboração de um plano de ação assertivo.
1. Modelo de plano de ação: comece pelos objetivos
O primeiro passo é estabelecer os objetivos do negócio. Aqui, alguns pontos considerados são a porcentagem de crescimento previsto em determinado período, a expansão regional ou a contratação de mais colaboradores para um setor em específico.
Separe-os em pequenas metas, conforme os estágios de execução. Para isso, uma boa dica é utilizar a metodologia SMART: specific (“específico”), measurable (“mensurável”), attainable (“alcançável”), relevant (“relevante”) e timely (“temporal”).
Essas definições indicam que você precisa estabelecer metas que não sejam genéricas e que sejam visualizáveis por números, para que os envolvidos no projeto consigam acompanhar o próprio desempenho.
É importante lembrar que uma boa meta é aquela possível de ser atingida. Além disso, é essencial que ela contribua com o objetivo maior de desenvolvimento do negócio e seja cumprida dentro de um período predeterminado.
2. Organize as ações necessárias
As ações são o eixo central de um plano de ação empresarial. Por isso, procure apoiar sua tomada de decisões em dados fornecidos pelos setores de acompanhamento da saúde do negócio, como o financeiro. Uma boa dica é contar com um sistema de gestão que ofereça relatórios sobre o fluxo de caixa nos últimos seis meses.
Procure priorizar e descrever as ações conforme as necessidades do momento. Lembre-se que elas devem estar subdivididas em tarefas menores para alcançar metas
3. Recursos financeiros e humanos necessários
Agora que você estabeleceu quais as ações necessárias, é preciso planejar quem serão os responsáveis pela execução. Faça os cálculos e veja o que precisa ser realizado pela equipe interna e o que pode ser terceirizado.
A partir da definição das prioridades, prepare-se para imprevistos. Um erro que muitos gestores cometem é o de atuar apenas com o planejamento ideal, sem levar em consideração atrasos ou falhas no processo. Portanto, tenha em mente que pode ser necessário um plano B para adequar o plano de ações conforme as necessidades.
4. Ferramentas para planos de ação: cronograma e prazos
Os cronogramas e prazos são cruciais na etapa de execução do projeto. Estabeleça as ações conforme curto, médio e longo prazo. Para isso, defina datas de início e término para cada tarefa.
Procure manter uma representação visual da execução desses prazos e mantenha o hábito de dar feedbacks constantes para os colaboradores envolvidos. Algumas metodologias ágeis podem auxiliar nesse processo, como Kanban, Lean, Ágil e a Scrum. Estas compreendem uma série de métodos que priorizam a colaboração e a organização de equipes interdisciplinares.
5. Equipe responsável por fazer o plano de ação acontecer
Outro ponto muito importante para uma boa execução do plano é envolver os colaboradores nas atividades. Apesar de cada pessoa ou grupo ser responsável por tarefas distintas, é interessante que todas elas estejam alinhadas com objetivos finais. Por isso, procure exercer uma liderança transparente e democrática, seguindo estes passos:
- torne visível e claro o papel de todos os colabores envolvidos no projeto;
- construa uma equipe interdisciplinar e estimule a proatividade e o senso de coletividade;
- estabeleça prazos, considerando a complexidade de cada tarefa;
- dê feedbacks constantes sobre o andamento das metas.
6. Plano de ação pronto? É hora do acompanhamento de resultados
Agora que o conceito de o que é plano de ação está claro, procure ferramentas para executar o monitoramento e acompanhar os resultados, comparando as estimativas iniciais com o que foi atingido. Nessa etapa, é fundamental atuar com a avaliação da eficiência do processo e criar soluções rápidas.
Além disso, é importante documentar o que foi realizado, garantindo o aprendizado contínuo da equipe e o aperfeiçoando sua gestão empresarial. Dessa maneira, o seu negócio consegue aumentar a produtividade sem exigir novos investimentos ou recursos.
Potencialize os resultados da sua empresa com o plano de ações
O plano de ação empresarial é um instrumento essencial, protagonista quando o assunto é alcançar metas e resultados de forma organizada e estratégica. Agora que você já conhece as nossas dicas, está na hora de elaborar esse documento e monitorar os resultados. Para isso, conte sempre com a Omie.
Em um mercado altamente globalizado, aliar as diversas tecnologias existentes às práticas organizacionais é mais que uma escolha: é uma necessidade. Nesse cenário, é imprescindível se familiarizar com as ferramentas que podem auxiliar no dia a dia e saber como a transformação digital pode potencializar os resultados e produtividade da empresa. Aprenda hoje mesmo e mude seu negócio!