Como escolher um bom gateway de pagamento?

Entenda como a escolha de um bom gateway de pagamento pode trazer benefícios para a sua empresa
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Oferecer a melhor experiência possível ao cliente deve ser sempre a maior preocupação de todos que querem empreender. No ambiente virtual, isso não é diferente: escolher um bom gateway de pagamento pode ser a peça chave para garantir uma boa experiência de compra para sua loja virtual.

O gateway de pagamento, plataforma que conecta o seu e-commerce a bancos e operadoras de cartão, deve ser capaz de oferecer praticidade e segurança a todos os seus clientes, razão pela qual é importante estar atento às suas vantagens e como encontrar as melhores opções oferecidas pelo mercado.

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre os benefícios de utilizar um gateway de pagamento e como escolher a melhor opção para a sua loja virtual. Acompanhe!

Bannner para conhecer o sistema

Por que usar um gateway de pagamento?

O gateway de pagamento é a plataforma responsável por conectar e transferir informações entre uma loja virtual e instituições financeiras, garantindo que a compra seja feita de forma segura e eficiente, além de oferecer diversas formas de pagamento ao cliente, como PIX, cartão de crédito, boleto, entre outros.

Essa interface conecta os dados das três partes envolvidas na transação – cliente, lojista e instituição financeira – tornando possível a compra e venda no ambiente virtual, o que pode ser feito de forma simples e com a segurança que esse tipo de operação requer.

Por ser tão importante para o funcionamento do e-commerce, essa plataforma deve ser escolhida de forma inteligente, já que muito do sucesso da empresa irá depender do sucesso da operação de compra e experiência do cliente.

Quais negócios podem usar um gateway de pagamento?

Qualquer tipo de negócio pode fazer uso do gateway de pagamento, já que seu funcionamento atende perfeitamente a demanda de todos os tipos de loja virtual, mesmo aquelas que começaram há pouco tempo.

É importante ressaltar que a escolha de um bom gateway de pagamento deve levar em conta diversos fatores, mas principalmente a segurança de todas as partes que estão fazendo uso da plataforma.

Por se tratarem de transações feitas de forma online, existe um maior risco de fraude e problemas técnicos que podem vir a ameaçar a estabilidade da plataforma, já que ela precisa funcionar a todo momento.

Uma boa maneira de garantir que se trata de uma plataforma estável e segura e evitar esse tipo de problema é verificar se a mesma possui as certificações PCI-DSS (Payment Card Industry Data Security Standard, ou padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de pagamento).

Esta busca garantir a segurança dos dados das transações. Além disso, é crucial a contratação paralela de um sistema antifraude e de análise de riscos.

É importante também observar se o gateway de pagamento utilizado tem um bom nível de uptime, ou seja, se costuma ficar fora do ar. Problemas técnicos recorrentes podem manchar a reputação da loja.

Não perdendo de vista pontos importantes para garantir o bom funcionamento do gateway de pagamento, é possível desfrutar dos seus inúmeros benefícios, sendo alguns deles:

  • Check-out simplificado;
  • Custos operacionais reduzidos;
  • Integração de sistemas;
  • Mais transparência na gestão financeira;
  • Maior liberdade para o lojista;
  • Praticidade e rapidez no processo.

Como escolher um gateway de pagamento?

Para escolher um bom gateway de pagamento, é preciso estar atento a alguns padrões que garantam a segurança e eficiência do processo.

Analise a segurança

Esse é, sem dúvida, o ponto que requer maior atenção durante a escolha de um gateway de pagamento.

Por ser uma operação online e que armazena dados sensíveis dos clientes, é naturalmente mais suscetível a fraudes e outros problemas dessa natureza, motivo pelo qual é crucial garantir que a plataforma cumpra requisitos rígidos de segurança.

Alguns desses requisitos são as certificações PCI-DSS citadas acima, aliadas à criptografia de dados e sistemas paralelos antifraude e de análise de riscos.

Considere a estabilidade

Esse tipo de funcionalidade deve estar disponível para o cliente a todo momento, já que problemas técnicos recorrentes sempre irão acarretar na diminuição de vendas e perda de contatos.

Por esse motivo, é importante garantir que se trata de uma plataforma estável e que os problemas que surgirem possam ser resolvidos com o máximo possível de eficiência.

Analise o custo-benefício

Optar por esse serviço é um investimento para a loja. Por esse motivo é importante observar o custo-benefício, ou seja, é necessário que a plataforma ofereça vantagens que justifiquem esse investimento.

Deve-se comparar as taxas cobradas pelas diferentes plataformas disponíveis no mercado e escolher a que melhor atende às demandas da sua loja, além de oferecer um bom valor a curto e longo prazo.

Verifique o suporte e atendimento

Por fim, ao decidir sobre qual plataforma de gateway de pagamento escolher, é importante ficar de olho no atendimento e suporte oferecidos.

Antes de contratar o serviço, certifique-se de que ele conta com uma boa rede de atendimento, seja por chat, telefone ou e-mail, além de levar em conta também a qualidade desse atendimento, ou seja, se os problemas realmente são resolvidos.

Isso pode ser feito procurando pela opinião de outras pessoas que já utilizaram a plataforma, já que elas poderão dizer se o atendimento e suporte prestados atenderam às suas expectativas e se os problemas foram solucionados em tempo hábil.

Banner CTA

Mais segurança e eficiência para sua empresa

A garantia da satisfação do cliente é o que sempre deve mover o empreendedor a buscar as melhores soluções para todos os cenários que possam surgir. Ao escolher um gateway de pagamento, não é diferente: a plataforma deve ser segura, intuitiva e cumprir o papel a que se propõe da melhor maneira possível.

Esse tipo de plataforma veio de forma a revolucionar as vendas online, garantindo a melhor experiência de compra possível a todos aqueles que optam pelo e-commerce, já que funciona como um canal de transmissão entre o cliente, lojista e bancos ou operadoras de cartão. Quando escolhido de forma inteligente, tem muito a agregar a qualquer tipo de loja virtual.

Para ficar por dentro de mais conteúdo que descomplica o empreendedorismo e traz dicas valiosas para garantir o sucesso do seu negócio, não deixe de acompanhar o blog da Omie!

Venha fazer parte da nossa comunidade empreendedora

A comunidade Omie.Academy nasceu para ser o ponto de encontro de profissionais que aprendem com seus erros e ensinam com suas vitórias. Se inscreva para fazer parte de nossos bate-papos e ter acesso a conteúdos exclusivos nas áreas de gestão, negócios, marketing, contabilidade, administração e muito mais. No vídeo abaixo um de nossos especialistas fala sobre como é importante se manter atualizado sobre todas as novas formas de pagamento no mercado. Assista ao vídeo e confira o curso completo em nossa plataforma:

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba o que é e entenda como funciona o Prazo Médio de Recebimento (PMR) e como calcular o da sua
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.