Como escolher uma franquia de sucesso para investir?

Entenda de uma vez por todas como escolher a sua franquia de sucesso!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Um modelo de negócio em crescimento, com muitas oportunidades de ganhos e com diferentes níveis de investimento, escolher uma franquia de sucesso pode parecer simples, e ao mesmo tempo desafiador!

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2021, o mercado brasileiro de franquias cresceu 10,7% quando comparado ao ano anterior. Além disso, ainda segundo a ABF, a taxa de falência de franquias é de apenas 5% até dois anos após a abertura.

Dados como esses demonstram que investir em uma franquia é uma boa opção para quem quer entrar para o mundo do empreendedorismo.

Se você tem dúvidas sobre como escolher uma franquia de sucesso para investir, continue conosco e entenda mais sobre o assunto. Boa leitura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 81 1

Dicas de como escolher uma franquia de sucesso

O modelo de franchising é considerado um investimento seguro para os empreendedores. Além disso, como já mencionamos, esse tipo de negócio está em expansão.

Tendo isso em mente, é importante ficar de olho nos critérios para escolher uma franquia de sucesso na hora de abrir a sua. Por tanto, separamos algumas dicas para você não errar. Confira!

Avalie o seu orçamento

Uma etapa muito importante na hora de considerar abrir uma franquia é a avaliação do seu capital inicial para investimento, já que existem franquias com investimentos de vários valores.

Segundo a ABF, para ser considerada uma franquia, o investimento inicial deve ser a partir de R$90 mil, mas é possível optar também por uma microfranquia, que pode ter o investimento a partir de 2 mil reais.

Sendo assim, verifique se você tem capital suficiente para os primeiros anos de operação até que o seu negócio se torne rentável. Antes de abrir sua franquia de sucesso, avalie a saúde financeira do negócio e tome passos cuidadosos. Lembrando que existem franquias de pequeno, médio e grande porte. Dessa forma, você pode escolher a que cabe no seu bolso.

Escolha o segmento em que você quer empreender

Existem diversos segmentos de franquias que você pode escolher.

Se o seu sonho é empreender no ramo de tecnologia, contabilidade, alimentação, hotelaria, serviços, limpeza, casa e construção, moda, entre tantos outros, saiba que são inúmeras as opções e todas abarcam franquias de vários portes.

Além disso, tenha em mente que é normal ter dúvidas, mas a escolha do melhor segmento é essencial para obter uma franquia de sucesso.

Faça pesquisas

A franquia possui o Selo de Excelência em Franchising?

O SEF, como é chamado, é uma pesquisa anual realizada pela ABF com os franqueados para o reconhecimento das redes de franquias de todos os segmentos com alto nível de excelência nas operações.

Essa é uma ferramenta importante de reconhecimento e deve ser considerada ao escolher a franquia que você deseja investir.

Qual será o retorno do investimento?

Quando investimos em um negócio é muito importante saber a previsão de retorno do investimento. Nesse sentido, não é suficiente saber apenas o capital inicial previsto pela franqueadora, mas é necessário saber o quanto e como o negócio é rentável.

Para isso, realize:

  • a avaliação de taxas de lucratividade usando indicadores de desempenho do negócio durante o processo de geração de lucro;
  • O cálculo da taxa de retorno, assim, podendo ter um ideia de quanto rende um projeto de investimento, considerando as estimativas de entrada e saída do fluxo de caixa em determinado período.

Que tal conversar com franqueados e ex-franqueados?

Para saber como funciona uma franquia na prática, nada melhor do que conversar com franqueados e ex-franqueados para saber tudo sobre as vantagens e desafios a serem enfrentados.

Nessa hora, prepare uma lista de perguntas e reúna os prós e contras das possíveis franquias que você deseja investir.

Não tenha pressa e faça a pesquisa de campo

Quem não conhece o ditado popular que diz que a pressa é a inimiga da perfeição? Para o mundo dos negócios, ele também se aplica! Portanto, faça tudo com calma e tome decisões mais assertivas.

Fale com pessoas que atuam, ou atuaram, em diferentes posições. É possível conferir um pouco disso até em sites como Glassdoor e o Reclame aqui.

Não escolha uma marca só por modismo

Pense bem ao escolher uma marca para investir. Não baseie a sua decisão apenas por modismo ou glamour, afinal, a sua franquia precisará de você durante bastante tempo e o seu dinheiro será investido naquele negócio.

Por esses e outros motivos, escolha a franquia de um segmento que tem identificação pelo propósito e que já tenha aplicado as outras dicas que demos ao decorrer do artigo.

Confira as documentações jurídicas

O Brasil conta com uma legislação de Franchising, a Lei 8.955/1994, que dispõe sobre o contrato de franquia empresarial. Durante o processo, conte com a ajuda de um advogado para lidar com a leitura das documentações jurídicas e a assinatura do contrato de franquias.

O sistema de franquias conta com três documentos:

  • COF (Circular de Oferta de Franquias);
  • Pré-contrato de franquia;
  • Contrato de franquia.

Transforme a gestão empresarial da sua franquia com a Omie

Passados todos esses passos aqui mencionados, também é de extrema importância se preocupar com a gestão empresarial e contábil da sua franquia de sucesso.

Contar com um sistema de gestão empresarial, pode melhorar todos os processos do seu negócio, do controle de estoque até as vendas e emissão de notas fiscais eletrônicas. Controle tudo em um único sistema on-line e integrado.

A Omie entrega tudo isso e oferece ao contador diversas facilidades e funcionalidades nas atividades de rotina. Fale com um consultor e entenda mais sobre o sistema ERP.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A gestão de projetos pode ser a ponte para entregas de qualidade, com controle orçamentário e eficiência. Entenda como colocar
A importância da gestão comercial
Saiba mais sobre a gestão comercial, como ela funciona, sua importância e porque o seu negócio deve adotar essa prática.
o que é packing: mulher segurando caixa em esteira
Packing eficiente é a chave para melhorar suas entregas. Entenda como ele funciona na logística e veja como otimizar suas