Como fazer modelo de proposta comercial?

MEI: veja a importância da proposta comercial e aprenda como fazer a sua com um passo a passo prático!
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Um modelo de proposta comercial é um documento que estabelece as condições para prestação de um determinado serviço. Ela apresenta pontos referentes ao pagamento e o que deve ser garantido para uma boa entrega, como prazos e meios de execução.

Para microempreendedores individuais, criar uma boa proposta comercial é chave para o sucesso do negócio. Ao contrário do que pode parecer, essa modalidade de empreendimento exige comprometimento com prazos e condições legais.

Em um modelo de negócios com menos funcionários/setores de atuação, os riscos de mal entendidos e faltas são ainda maiores. Uma das áreas estratégicas para contar, nesse momento, é o departamento de vendas. A partir dele, você, microempreendedor, poderá pensar e analisar condições e custos que sejam atrativos para o cliente e viáveis ao dia a dia da operação.

Além disso, nessa etapa são firmados contratos, estabelecendo um vínculo legal para os contatos iniciais, feitos de maneira mais informal. Neste conteúdo, você aprenderá tudo sobre a proposta comercial com um passo a passo intuitivo que ajudará a fazer a sua agora mesmo. Boa leitura!

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Para que serve proposta comercial?

Uma proposta comercial nada mais é que um documento redigido com a apresentação dos seus produtos ou serviços, com os respectivos valores, a fim de dar início às negociações e a uma futura relação comercial.

Desse documento dependerá se você e o cliente irão firmar uma parceria, ou seja, se efetivarão o negócio. Aqui, pode-se entender o peso que tem as palavras escritas em determinado documento, os contextos e detalhes apresentados (como cláusulas e outros).

Uma proposta bem escrita aumenta muito as chances de o cliente fechar com você, pois terá acesso às informações relevantes, como preço e prazos, por exemplo, funcionando como uma ferramenta de vendas para aumentar a conversão.

Assim, toda vez em que você oferecer seus serviços ou produtos da sua empresa a um  prospect, a proposta comercial deve ser apresentada. Contudo, esse é um documento que vai reafirmar o que já havia sido conversado em reuniões e outros contatos anteriores.

Modelo de proposta comercial, como fazer?

A proposta comercial precisa conter um resumo sobre o que sua empresa oferece para seu cliente. Elabore as informações e detalhes de como os serviços ou produtos serão entregues, bem como quais serão os benefícios envolvidos para o cliente em questão.

Agora, vamos às dicas de como montar uma proposta comercial que vai envolver seu cliente e converter esse interesse em um negócio de sucesso. Você precisa:

  • quebrar padrões: seja original. Apresente muito mais que um serviço ou um produto, ofereça soluções únicas que somente a sua empresa pode proporcionar. Aqui, cabe analisar e se perguntar qual é o seu verdadeiro diferencial que o destaca dentre os muitos profissionais do seu mercado;
  • ser objetivo: não seja longo demais na proposta. Escreva com objetividade, indo direto ao assunto. Uma proposta curta, mas bem estabelecida, capta um bom cliente de primeira;
  • ser claro: é muito importante que o modelo comercial seja bem elaborado, com as informações claras e certo do que se propõe como resultado ao cliente em potencial, já que a lei brasileira declara que se uma empresa propõe um resultado, está obrigada a cumprir a oferta;
  • deixar provas sociais: inclua sem receios em uma parte do documento os clientes com os quais sua empresa presta serviços ou atende. Isso assegura confiabilidade ao seu novo cliente;
  • usar ferramentas para um layout atraente: na internet existem inúmeras ferramentas de edição disponíveis para você criar um layout criativo e que chame a atenção positivamente. É o caso do site Canva, disponível também na versão mobile.

Para mais informações, confira o artigo Gestão de pequenas empresas com 8 ferramentas indispensáveis – Blog Omie.

Como escrever a proposta comercial

Para elaborar uma proposta comercial eficiente, considere três etapas: a reunião inicial com seu cliente (o start), a construção da proposta e a negociação, onde você já irá colher as informações necessárias para dar início ao projeto.

Em seguida, apresente para o cliente e negocie, ouvindo suas demandas e adaptando os termos da proposta ao contexto particular de cada negociação. Veja alguns elementos que devem estar presentes nesta etapa:

Título

Deve ser curto e objetivo, com uma chamada personalizada para o seu cliente. Precisa conter:

  • 1) seu nome e o de sua empresa;
  • 2) o nome do cliente ou empresa destinatária;
  • 3) a data em que o documento está sendo enviado.

Sumário

É um item básico e essencial em todos os tipos de documentos como o de proposta comercial, pois facilita a visualização de todo o conteúdo que consta em sua proposta, de acordo com o ritmo de cada um e a importância das informações que buscam em primeiro instante.

Declaração do problema

Aqui entram as informações que seu cliente passou em reunião, como os problemas que precisam ser resolvidos. Por isso, defina esse problema em questão o mais claramente possível, levando em consideração a urgência do comprador/contratante.

Essa declaração mostra ao seu cliente que você se interessou por uma metodologia prática e foi atrás das informações necessárias. Além de criar oportunidade para você citar outros problemas que precisam ser resolvidos.

Solução do problema

Descreva o que você oferece ao seu cliente como solução dos problemas que foram informados.

Detalhe o melhor possível a solução que você está oferecendo. Por exemplo, como você planeja realizar isso? Escreva um cronograma para apresentar, nessa seção do documento. Inclua seu diferencial como um ponto forte para persuadi-lo a fechar o negócio.

Qualificações

Se o cliente acabou de conhecer seus serviços e sua empresa, certamente você precisará mostrar a ele que é de confiança. Isso é feito através das suas qualificações, que devem ser descritas no documento.

Essa seção é de extrema importância na proposta comercial, pois faz as vezes de uma prova social, mostrando o que há de melhor em sua empresa e resultados obtidos em serviços anteriores.

Uma dica é colocar os depoimentos de clientes, elogios, cases com detalhes de como sua empresa solucionou problemas semelhantes ao do seu cliente em potencial no passado, prêmios da indústria e do seu setor de mercado, entre outros.

Atividades realizadas e cronograma

Descreva as atividades que serão desenvolvidas para a solução do problema do cliente, caso ele feche com você. Ou seja, um cronograma claro, que mostre como e quando a solução será entregue.

Para facilitar a visualização, monte em formato tabela ou um infográfico de cronograma, que apresente uma previsão.

Preços

Nessa seção, coloque seu preço, assim como o calendário de entrega e as condições de pagamento disponibilizadas.

Para conseguir uma boa negociação, divida os preços dos serviços por etapas; é uma boa alternativa, até mesmo para que se saiba exatamente o que estará pagando, caso o negócio seja acordado.

Termos e condições

Hora de fazer um resumo de todo o resultado que você promete entregar e o que seu cliente irá oferecer em troca. Cite o cronograma geral do serviço, todos os métodos, todas as informações que as duas partes precisam estar de acordo para assinar.

Uma recomendação é consultar um advogado para orientação, caso tenha dúvidas jurídicas.

Assinatura

Seu cliente em potencial leu a sua proposta e se convenceu e irá assinar o documento, comprando, assim, o que você e sua empresa tem a oferecer.

Adicione um pequeno espaço na parte final do documento para todas as assinaturas necessárias, para oficializar o acordo. Um diferencial é contar com serviços de assinatura digital, um recurso tecnológico que tem facilitado a vida de muitos empreendedores.

Por onde enviar a proposta comercial?

Tenha em mente que, atualmente, estão todos com pressa. Inclusive, o seu cliente tem pressa na solução do problema, assim como você precisa se certificar o quanto antes se fecharão negócio, para poder se programar.

Aproveite o ambiente digital para simplificar e quebrar barreiras. Veja por onde enviar a proposta:

  • apresentar via chamada ou reunião: aproveite as diversas funcionalidades de vídeo chamadas, por exemplo, para apresentar a sua proposta. Dessa forma, compartilhar a sua tela com a apresentação demonstra domínio do que você está oferecendo;
  • enviar por e-mail: uma alternativa de envio objetiva. Mas, verifique constantemente sua caixa de mensagens para evitar que sua resposta se perca na caixa de spam e vice-versa. Peça ao seu cliente para que confirme assim que receber o seu e-mail com o documento anexado.

Seja qual for a sua opção de envio, mantenha o padrão de qualidade no atendimento. Você deve, sim, ser cordial e simpático, mas não saia da linha profissional, nem use linguagem totalmente informal, como as gírias, ou apelidar seu cliente, encurtando seu nome, por exemplo.

Crie a oportunidade perfeita para o seu negócio

Se você ainda não faz uso de algum modelo de proposta comercial, saiba que está perdendo uma oportunidade de aumentar a boa relação com o cliente e, consequentemente, os ganhos finais.

Esse documento cria a oportunidade perfeita para o seu negócio, já que passa um aspecto muito mais profissional e comprometido acerca da sua empresa, além de permitir a documentação e registro das condições de pagamento e elaboração de um serviço/entrega.

Para ficar por dentro de como inserir mais ferramentas de negócio para seu empreendimento, confira o artigo sobre gestão de vendas no Blog Omie.

Além disso, conte com mais soluções na organização dos dados de seus clientes, facilitando o seu dia a dia e, de quebra, ter mais tempo para cuidar da sua empresa. Conte com o CRM Omie, uma ferramenta incrível para você gerenciar as suas oportunidades de negócios e vender mais. Entre em contato com nossos consultores agora mesmo!

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