O Instagram é, sem dúvida, uma das redes sociais mais relevantes da atualidade, dando visibilidade a inúmeros tipos de conteúdo em sua plataforma. Por esse motivo, vender no Instagram pode ter resultados bastante frutíferos, se feito da forma correta.
É estimado que 50% dos usuários seguem ao menos uma marca, e, por esse motivo, é importante saber como se adaptar e fazer seu negócio dar certo, já que se faz necessário prender a atenção do público que utiliza a rede.
As datas sazonais, como o Dia das Mães e Black Friday, são uma ótima oportunidade de alavancar seu negócio. Neste post daremos algumas dicas de como aumentar suas vendas com segurança e qualidade dentro da plataforma.
Por que vender no Instagram?
Como dito anteriormente, o Instagram tem um enorme número de usuários, e consequentemente muita visibilidade. A marca de usuários é de quase 1,5 bilhão, sendo que ao menos metade deles usa a rede social diariamente.
80% desses usuários já decidiu sobre fazer ou não uma compra de acordo com um post na rede social, e 85% deles já utilizaram a rede para descobrir novos produtos e marcas.
Vender no Instagram é uma boa estratégia, já que os dados comprovam que a rede social está sempre em alta e que seus usuários a utilizam para comprar produtos de diversos tipos.
A divulgação dos seus produtos no Instagram também te ajuda a entender melhor sobre o seu público e suas preferências, o que está em alta, o que vem sendo mais procurado e vendido, entre outros. É uma ótima forma de estar em contato direto com os seus clientes e saber exatamente o que eles procuram.
Afinal, o que são datas sazonais?
As datas sazonais são as datas que geram mais demanda de vendas para uma empresa, ou seja, datas comemorativas ou calendário de vendas mais relevante para o comércio.
Saber um pouco mais sobre elas é muito importante para qualquer empresário, já que dessa forma é possível ajustar o estoque e estratégia de venda de acordo com o que melhor funciona para datas específicas e suas demandas.
Alguns exemplos são o Carnaval, feriado muito relevante entre fevereiro e março, que movimenta produtos em diversos setores como bebidas, fantasias, decoração, itens de viagem, e muito mais; a Páscoa, em abril, com os famosos ovos de Páscoa e outros tipos de chocolate, decorações, entre outros.
Datas sazonais mais conhecidas:
- Carnaval;
- Dia Internacional da Mulher;
- Dia do Consumidor;
- Páscoa;
- Dia das Mães;
- Dia dos Namorados;
- Dia dos Pais;
- Dia das Crianças;
- Black Friday;
- Natal.
A importância das datas sazonais para as vendas
Como são comemoradas todos os anos, as datas sazonais são uma ótima oportunidade para alavancar sua empresa e vender no Instagram. Para que isso seja possível, é necessário ter uma boa estratégia de marketing sazonal, de acordo com a data específica e o que o público procura.
Ter um bom conhecimento do seu público e do que mais o interessa em datas específicas faz com que sua empresa esteja mais preparada para enfrentar a concorrência; alguns pontos importantes são saber se seu público é formado majoritariamente por homens ou mulheres, a faixa etária, preferências e quais conteúdos mais consomem.
Um bom plano de marketing – como oferecer descontos, promoções específicas, boa divulgação com antecedência etc – e um bom conhecimento do público-alvo fazem parte de uma fórmula infalível para obter resultados durante datas sazonais.
Como vender no Instagram em datas sazonais
Além dos pontos que já falamos, existem também algumas outras ferramentas que você pode utilizar para obter bons resultados no Instagram.
- Crie um perfil profissional. Os recursos do perfil profissional ajudam muito a entender melhor seu público, seu alcance, quais postagens fizeram mais sucesso, e muitas outras informações relevantes para quem está tentando fazer do Instagram um negócio.
- Crie bons posts. A atenção ao que você posta faz toda a diferença. Fique atento aos erros de português, escolha frases curtas e objetivas, que chamem a atenção do leitor e o façam querer conhecer mais sobre sua marca. Alterne entre posts de venda e posts de conteúdo, falando mais sobre o tipo de produto que você vende e informações/dicas relacionadas ao assunto.
- Utilize os anúncios do Instagram. Essa é uma forma de alcançar muito mais pessoas que possam se interessar pelos seus produtos de forma muito mais rápida. É uma opção paga, mas não deixe de considerá-la como um investimento para sua empresa.
- Faça parcerias com influenciadores. Essa é uma ótima forma de ter acesso direto ao público que você busca alcançar. Influenciadores têm um alcance muito grande, e seus seguidores geralmente estão atentos aos produtos que eles divulgam.
- Interaja com seus seguidores. Uma ótima forma de demonstrar comprometimento e cuidado com seus clientes, seja tirando dúvidas, informando preços, entre outros.
Fique de olho no calendário e se planeje para as próximas datas comemorativas
Com as dicas que demos acima, fica claro que com uma boa estratégia e planejamento fica muito mais fácil obter bons resultados vendendo no Instagram.
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