As datas comemorativas são uma oportunidade de impulsionar as vendas. Logo, é importante que o seu negócio se planeje com um calendário de vendas com ações para todo o ano, a fim de otimizar suas estratégias comerciais.
Algumas das principais datas comemorativas esperadas no mercado de vendas e e-commerce são o Dia das Mães, em maio, a Black Friday, em novembro, e o Natal, em dezembro.
Acompanhe as principais datas para o calendário de vendas 2024 para aquecer suas vendas e fazer seu faturamento aumentar ainda mais.
As principais datas para o calendário de vendas 2024
As datas comemorativas são uma oportunidade para vender mais e, na era digital, você pode aproveitar as redes sociais para criar conteúdos especiais e engajar-se com seu público-alvo.
É importante lembrar que não há problema se o seu produto não tiver uma ligação direta com a comemoração em questão. É possível alinhar a comunicação de suas promoções ao tema para garantir a visibilidade da sua loja nessas datas.
Isso porque a participação dos seguidores pode ser convertida em vendas e clientes fiéis da sua empresa. No e-commerce, podem ser feitos cupons de desconto e campanhas de indicação específicas para uma data comemorativa, por exemplo.
Aproveite para salvar o calendário abaixo sobre as principais datas comerciais de 2024:
Janeiro
- 01/01 – Ano Novo
Fevereiro
- 10 a 13/02 – Carnaval
- 14/02 – Quarta-feira de cinzas
Março
- 8/03 – Dia Internacional da Mulher
- 15/03 – Dia do Consumidor
- 20/03 – Início do Outono
Abril
- 29/04 – Sexta-Feira Santa
- 31/04 – Páscoa
- 23/04 – Dia Mundial do Livro
- 28/04 – Dia do Frete Grátis
Maio
- 1/05 – Dia do Trabalho
- 12/05 (segundo do domingo do mês) – Dia das Mães
- 15/05 – Dia Internacional da Família
- 28/05 – Dia do Hambúrguer
Junho
- 12/06 – Dia dos Namorados
- 20/06 – Início do Inverno
- 28/06 – Dia do Orgulho LGBTQIA+
- Durante todo o mês – Festa Junina
Julho
- 07/07 – Dia Mundial do Chocolate
- 10/07 – Dia da Pizza
- 13/07 – Dia Mundial do Rock
- 20/07 – Dia do Amigo
- Durante todo o mês – Férias Escolares
Agosto
- 11/08 (segundo domingo do mês) – Dia dos Pais
Setembro
- 02 a 08/09 – Semana do Brasil
- 15/09 – Dia do Cliente
- 22/09 – Início da Primavera
Outubro
- 04/10 – Dia Mundial dos Animais
- 12/10 – Dia das Crianças
- 15/10 – Dia do Professor
- 31/10 – Halloween
Novembro
- 1/11 – Dia Mundial do Veganismo
- 13/11 – Dia Mundial da Gentileza
- 29/11 – Black Friday
Dezembro
- 02/12 – Cyber Monday
- 22/12 – Início do Verão
- 25/12 – Natal
- 26/12 – Boxing Day (Vendas pós Natal)
Como fazer um calendário comercial?
Um calendário de vendas bem elaborado é uma ferramenta essencial para o sucesso da estratégia de qualquer negócio. Ele ajuda a planejar e organizar as atividades de marketing e vendas ao longo do ano.
Dessa forma, você consegue programar as compras com fornecedores, contratar mais funcionários para períodos aquecidos, bem como planejar as campanhas de divulgação e promoções.
Quer criar um calendário de vendas e aproveitar as datas para impulsionar o faturamento? Confira o passo a passo:
- identifique datas significativas para o seu negócio ou setor;
- decida como o seu calendário será estruturado. Pode ser por trimestres, meses, semanas ou até mesmo dias, dependendo das necessidades específicas do seu negócio;
- estabeleça um orçamento, definindo quanto você está disposto a investir em cada campanha para alocar os recursos necessários;
- desenvolva um plano de conteúdo, com a criação de material de marketing (como imagens, vídeos, textos) alinhado com cada promoção;
- considere seu público-alvo, identificando suas necessidades e interesses para criar estratégias de marketing direcionadas para atrair e atender ao perfil dessas pessoas;
- faça um planejamento realista, ou seja, não tente fazer muita coisa de uma vez. Comece com um calendário simples e vá adicionando atividades e estratégias aos poucos;
- compartilhe seu calendário com sua equipe e com seus clientes para que todos estejam na mesma página;
- defina metas mensuráveis, como KPIs (Key Performance Indicators) para avaliar o sucesso de cada campanha.
Quais as melhores estratégias para aproveitar datas comerciais?
Aqui estão algumas das melhores estratégias para aproveitar o calendário de vendas 2024 de forma eficaz:
- ofereça descontos, brindes, vale-compras, frete grátis e outras opções atrativas para o público escolher a sua loja e não os concorrentes;
- faça um planejamento estratégico de vendas com lançamento de produtos ou serviços que sejam específicos para a data comemorativa;
- crie conteúdos que utilizem palavras-chave ligadas às datas comemorativas para melhorar sua performance na busca do Google, crie anúncios pagos, explore ao máximo as redes sociais e e-mail marketing, entre outras ações de marketing digital;
- aproveite essas datas como oportunidade para resgatar clientes antigos e impulsionar ainda mais as suas vendas.
Outras dúvidas sobre um calendário de vendas
Acompanhe outras informações sobre o tema para você se planejar com as datas especiais de 2024.
O que é o calendário comercial?
O calendário comercial é uma ferramenta utilizada por empresas para planejar e organizar suas atividades de marketing e vendas ao longo do ano. Inclui feriados, eventos sazonais, lançamentos e outras ocasiões que impactam as operações do negócio.
Qual a data que mais vende?
A data que mais vende pode variar dependendo do setor e do tipo de negócio. Mas, globalmente, a Black Friday e o Natal são consideradas as datas de destaque em termos de vendas para a maioria dos setores.
O que é um calendário sazonal?
Um calendário sazonal é um tipo específico de calendário comercial, que se concentra em períodos do ano que apresentam características específicas, resultando em variações comportamentais e de consumo. Um exemplo são as estações do ano.
Qual o melhor mês para as vendas?
Para o comércio, dezembro é o campeão de vendas por conta do Natal.
Planeje estratégias para vender o ano todo!
É claro que as datas comemorativas são importantes para aumentar as vendas, mas é preciso ter em mente que você pode ter bons resultados durante o ano todo.
O importante é treinar sua equipe para oferecer um atendimento de excelência sempre, então lembre-se de manter uma boa comunicação com o seu consumidor, independentemente do calendário de vendas.
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