Como vender pelo WhatsApp para empresas

O whatsapp para empresas é um recurso de comunicação e venda que facilita o dia a dia dos pequenos aos grandes negócios. Conheça os recursos!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Muitos empreendedores têm dúvidas de como vender pelo WhatsApp ou não conhecem completamente o grande potencial que essa ferramenta tão completa tem para as vendas do negócio e o relacionamento com os clientes.

Com a ajuda da ferramenta “WhatsApp Business”, as vendas corporativas ganharam funcionalidades que trazem mais praticidade e efetividade na hora de fechar um negócio. Continue a leitura e saiba mais sobre os recursos disponíveis e como configurar a sua conta para rodar hoje mesmo.

Banner Teste grátis agora top

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business ou WhatsApp para empresas é uma ótima possibilidade para os negócios potencializarem suas vendas, por ser um canal fácil e acessível para oferecer os seus serviços e proporcionar um bom suporte para o cliente.

Essa versão do aplicativo, que está disponível gratuitamente para Android e IOS, tem funcionalidades e recursos especialmente para que empresas possam prestar um bom atendimento, e tudo isso pode refletir no aumento das vendas diretas e indiretas. 

Além disso, o WhatsApp Business pode ser utilizado no mesmo celular que o WhatsApp comum, contanto que cada um esteja cadastrado com um número de telefone diferente. Mas, não é possível configurá-lo para múltiplos usuários. No entanto, você pode utilizar o aplicativo pela web e pelo celular ao mesmo tempo.

Quais as vantagens do WhatsApp para empresas?

Para as empresas, os recursos disponíveis nessa versão do aplicativo auxiliam na comunicação com os clientes, melhorando o relacionamento, gerando mais vendas e fidelização. 

Agora, entenda mais quais são esses recursos e como eles podem ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio.

Respostas automáticas

Uma das principais vantagens do WhatsApp Business é a possibilidade de gerar respostas automáticas, tornando o atendimento ao cliente mais rápido e amistoso. Mas é preciso se atentar à linguagem utilizada na sua comunicação, para ser amigável, humanizada e ajudar a manter o cliente interessado enquanto ele fornece as respostas solicitadas.

Maiores chances de venda

Com um canal para tirar dúvidas, a sua marca transmite maior credibilidade e seriedade para o cliente. Ainda, com os recursos disponíveis, você pode apresentar melhor o seu produto ou serviço e fazer uma gestão de vendas mais eficiente.

Proximidade com o cliente

Procure estabelecer uma comunicação próxima e leve com um bom serviço de atendimento ao cliente. Lembre-se de usar uma linguagem clara e tome cuidado com gírias, expressões informais ou dados incompletos. Conheça bem quem é o seu cliente e qual a melhor forma de se comunicar com ele.

Prático e econômico

Outra vantagem do modelo é que, além de gratuito, muitas operadoras de celular oferecem pacotes de internet sem consumo de dados no aplicativo. Dessa forma, os custos com ligações de celular são reduzidos, além de se comunicar mais facilmente com quem não utiliza e-mail ou telefone.

Pessoal X Profissional

Para profissionais autônomos ou que atuam de forma intensa na administração dos seus empreendimentos, o WhatsApp pode se tornar um meio de comunicação tanto pessoal quanto profissional. Por isso, é importante separar as conversas em dois aplicativos diferentes para evitar que um cliente espere uma resposta por muito tempo, por exemplo.

Afinal, como configurar a conta? 2

Saiba qual a maneira correta de configurar a sua conta e começar a usufruir dos recursos valiosos disponíveis no WhatsApp Business. Na ferramenta, é possível criar um perfil completo, gerar mensagens automáticas, etiquetas e muito mais.

Perfil

Inclua detalhes que facilitem as suas vendas online, como foto e descrição. Aproveite para inserir o endereço da loja física, horário de atendimento, site e e-mail. Utilize os campos disponíveis a seu favor para promover o seu produto ou serviço.

Mensagem automática

Crie mensagens automáticas para agilizar seu atendimento e fornecer o primeiro contato. Basta ir em Configurações > Ferramentas Comerciais e ativar o recurso. Deixe o atendimento mais ágil possível para otimizar o seu tempo e o tempo do cliente.

Etiquetas

Uma boa dica de organização é utilizar etiquetas. Com elas, você pode categorizar as conversas conforme os critérios: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente ou pago, pedido finalizado, dentre outros. Toque e segure uma mensagem ou contato para etiquetar.

Como utilizar os recursos de vendas do WhatsApp Business?

Com o seu perfil completo e pronto para receber os seus clientes, é hora de aproveitar ao máximo os recursos que a ferramenta disponibiliza, criando o seu catálogo de produtos, envio de ofertas, etc.

Como criar um catálogo de produtos?

Criar um catálogo de produtos é uma excelente forma de gerenciar as vendas online. Para isso, é preciso acessar as Configurações > Ferramentas Comerciais > Catálogo > Adicionar Item. Depois, é só incluir imagens do produto, nome e preço. Ainda existem outros campos disponíveis, como Descrição, Link e Código do Item. Para finalizar a venda mais rapidamente, conte com um processo de pagamento automatizado.

Por fim, você também pode compartilhar o catálogo por meio de um link. Antes disso, confira a política comercial do WhatsApp. Isso porque, produtos como bebidas alcoólicas, artigos de tabacaria, suplementos alimentares, animais e armas não são permitidos.

Como enviar ofertas em massa?

Por meio do recurso de lista de transmissão, você pode avisar a todos os seus clientes de novos produtos que chegaram ou de ofertas imperdíveis. Para isso, crie uma lista de transmissão e adicione os contatos um a um.

Vale destacar que para o cliente receber a mensagem, ele deve ter seu número adicionado. Assim, incentive o cliente a incluí-lo em sua agenda e peça autorização para o envio das notificações.

Lembre-se de oferecer conteúdo e não spam. Como vantagem, a lista de transmissão envia mensagens em massa, mas, diferentemente de um grupo, quando o cliente responde, ele inicia uma conversa individual.

Nessa etapa, é fundamental oferecer um atendimento personalizado e exclusivo. Lembre-se também de estar atento a como precificar os seus produtos e fique por dentro do cenário de oferta e demanda do seu nicho de atuação.

Impulsione o seu negócio de forma inteligente

Agora você sabe como vender pelo WhatsApp, conhece melhor os recursos disponíveis e já pode impulsionar as vendas e negócios da sua empresa de forma econômica e muito efetiva. Utilizar ferramentas e recursos disponíveis a seu favor é um modo inteligente de aumentar a produtividade visando o crescimento sustentável do seu negócio. 

Se você busca continuar impulsionando a sua empresa, precisa conhecer as soluções da Omie. Um sistema ERP completo com tudo o que o seu negócio necessita para ir mais longe. Gerencie o seu negócio com a Omie!

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Tendências de marketing digital
Explore as tendências de marketing de 2025 e aprenda como aplicá-las para crescer seu negócio.