Computação em nuvem: O que é e como atua na rotina de empresas

A computação em nuvem facilita o dia a dia de empresas de diferentes portes e segmentos. Conheça mais sobre a tecnologia e saiba como utilizá-la!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A computação em nuvem (cloud computing) surge como uma solução para muitos empreendedores que buscam reduzir custos e modernizar operações. A ideia é que diferentes serviços de computação, como servidores, armazenamento de dados e softwares, sejam disponibilizados na nuvem por meio da internet.

Com isso, ganha-se velocidade na rotina administrativa, os recursos são mais flexíveis em relação a sistemas que exigem instalação, é possível que diferentes usuários acessem a plataforma ao mesmo tempo e as operações tornam-se escaláveis de forma mais econômica, uma vez que não exige larga infraestrutura física.

Tipos de computação em nuvem

Agora que você já sabe o que é computação em nuvem, é importante compreender como utilizar os recursos tecnológicos em prol da produtividade da sua empresa e como aproveitar os tipos disponíveis da melhor forma.

Há três modelos de arquitetura em nuvem: públicos, privados e híbridos.

Nuvem pública

A nuvem pública conta com um provedor de nuvem terceirizado. Assim, a empresa contratante utiliza hardware e software — além do suporte técnico — de uma empresa especialista em tecnologia.

Nuvem privada

Já a nuvem privada é de uso exclusivo de uma empresa. Ela pode estar estruturada de forma física em um data center ou disponibilizada em um provedor terceirizado.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida associa dados e aplicativos que se encontram em nuvens públicas e privadas. A grande vantagem desse modelo é a flexibilidade, já que sua empresa pode contar com um maior rol de soluções de implantação.

Qual escolher: IaaS, PaaS, sem servidor ou SaaS?

Calma! Vamos explicar essas siglas e o que elas significam dentro das categorias dos serviços ofertados em nuvem. Cada uma das operações pode estar associada a uma necessidade do negócio. Saiba mais sobre cada uma abaixo:

IaaS (infraestrutura como serviço)

A IaaS é o modelo mais básico e consiste em alugar servidores e sistemas operacionais, incluindo armazenamento e provedor em nuvem de uma empresa de TI. O pagamento é realizado de acordo com o uso.

PaaS (plataforma como serviço)

A PaaS é bastante conhecida entre desenvolvedores. Isso porque, por meio desse serviço, é possível criar, testar e gerenciar aplicativos de software sem precisar de uma infraestrutura de armazenamento e banco de dados, por exemplo. Além disso, o ambiente de teste é personalizável.

Computação sem servidor

Imagine uma evolução da PaaS. A computação sem servidor chega perto disso. Aqui, o foco é criar as funcionalidades do aplicativo com a mesma facilidade de contar com uma infraestrutura oferecida por terceiros.

SaaS (software como serviço)

No modelo SaaS, a contratação do serviço é feita por assinatura. Nesse cenário, sua empresa conta com um provedor, o suporte e a segurança dos dados oferecidos pela empresa. O sistema de gestão da Omie é um bom exemplo. A implantação é facilitada, pois não exige instalação.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

A computação em nuvem no dia a dia das empresas

Utilizar serviços online facilita a comunicação interna entre os colaboradores do negócio, elevando a produtividade e a resolução de problemas e, também, oferecendo respostas mais rápidas aos clientes externos.

Trabalho remoto

A realização do home office fica mais fácil quando todos os envolvidos nos projetos visualizam a mesma informação. Para isso, diversas ferramentas de gestão de projetos e comunicação a distância podem ser utilizadas.

Visualização de dados

O acompanhamento de dados em um software de gestão online garante informações mais precisas graças à atualização em tempo real conforme entradas e saídas que ocorrem no estoque ou no pdv, por exemplo.

Backup de dados

Quem trabalha com um alto volume de dados se preocupa com o backup dessas informações. É o caso, por exemplo, da contabilidade digital ou de quem atua do setor financeiro do negócio.

Afinal, é fundamental manter a organização dessas informações para realizar a cobrança e o pagamento de tributos de forma correta. Ao optar por serviços de nuvem, o backup é otimizado.

Integração entre os dispositivos

Não se atrase mais para reuniões! Os modelos em nuvem integram as informações do seu computador utilizado no trabalho com o seu celular. Dessa forma, a agenda de compromissos e os e-mails importantes são sincronizados entre os dispositivos e você recebe uma notificação.

Esses são apenas alguns exemplos de como a computação em nuvem está mais presente no dia a dia do que supomos e pode ser aliada da rotina administrativa de negócios de diferentes portes e segmentos.

Benefícios da computação em nuvem

A possibilidade de adotar sistemas em nuvem é uma ótima solução para microempresas que contam com investimentos limitados e equipe reduzida para manutenção de sistemas. Também é uma boa aposta para médias e grandes empresas que precisam gerenciar muitos dados e setores. Confira as principais vantagens:

  • Custo-benefício: o principal diferencial do SaaS é que ele é ativado durante a implementação, não exigindo a compra de um hardware ou software nem a construção de um data center;
  • Produtividade: a resolução de problemas que envolvem a operação em nuvem são executadas de forma mais rápida;
  • Não precisa de especialistas: ao contar com um suporte terceirizado, não é necessário possuir uma equipe interna de TI,
  • Segurança de dados: antes de contratar um servidor, verifique informações como a criptografia utilizada em busca de evitar ataques hackers ou vazamentos de informações.

Leia mais: Gestão na nuvem? Confira 8 vantagens de ter um ERP online.

A computação em nuvem é para todos os negócios!

O sistema de gestão da Omie oferece a integração de todas as áreas do negócio e é simples e intuitivo. Caso a sua empresa esteja no início da transformação digital, pode contar com nossos treinamentos exclusivos.

5f1b18674ca9590b7b057389 z i5IUThsENyez98lLS01bQmSdhWAcvl8MIZiAV3HdWFfX37F3wVuJvQOVzYhNAPRj3HdJ736WiVgkURcptxwut4KyAiYvbs8mnsraAPx6bnzoJNy7
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
como manter os clientes engajados
Entenda a importância de durante o processo de implementação de um novo produto ou serviço manter os clientes engajados e
escala de trabalho
A escala de trabalho organiza horários de funcionários, promovendo eficiência e equilíbrio. Aprenda a calcular e implementar uma escala eficaz.
Aprenda sobre amortização, seus benefícios e como funciona para facilitar o pagamento de dívidas de forma econômica e eficiente.