Contadores de sucesso: como superar os desafios da profissão?

Você sabe qual é o melhor caminho para superar os desafios da profissão contábil? Saiba tudo sobre a transformação da contabilidade e torne-se um contador de sucesso com Fabiano Azevedo.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Todo profissional que almeja ser bem-sucedido precisa entender o quanto é importante se tornar imparável na busca pelo aperfeiçoamento de suas habilidades.

Focar em conhecimento técnico para o cumprimento de conformidades é uma das principais exigências que o profissional de ciências contábeis deve atender, mas para permanecer no mercado atual como um profissional de sucesso, é importante que o contador também se dedique a conhecer os processos de transformação da sua profissão.

É verdade que a contabilidade vem se transformando ao longo dos anos e que os profissionais formados em ciências contábeis vêm se adaptando a essas exigências e transformações de mercado, desde a época dos chamados “guarda-livros”, até os dias atuais com a contabilidade consultiva.

Revisitar as fases da profissão é muito importante para entendermos o caminho que trilhamos até aqui e como podemos permanecer no mercado ofertando mais valor para empresários.

A importância de ter um plano de carreira consolidado

Inicialmente, independente de você querer ser um empresário contábil ou não, é importante elaborar um plano de carreira para nortear o seu futuro profissional. Para isso, é necessário conhecer os aspectos principais que estão sendo relevantes para a sua profissão e ter iniciativas que contemplem fatores que podem ser decisivos para o seu sucesso profissional.

Investir em capacitações, participar de eventos de empreendedorismo e contabilidade, além de se familiarizar com leituras, como esta aqui, que trazem informações sobre as fortes tendências de mercado para a profissão de ciências contábeis, são com certeza alguns dos melhores caminhos para quem quer elaborar um plano de carreira eficiente.

Aqui nesse artigo eu vou entregar informações de como você pode se transformar em um contador bem-sucedido e, entre outras, nós vamos mapear um processo de contabilidade tradicional e logo depois transformar esse mesmo processo em contabilidade digital, citando programas e plataformas que te ajudarão a se adequar a essa nova era da contabilidade, entregar mais resultados e se transformar em um profissional de sucesso.

Informatização na contabilidade tradicional: a contabilidade digital!

Como já citado acima, o contador vem adaptando suas rotinas contábeis de execução de conformidades há bastante tempo e não é de agora que essas transformações vêm causando muito receio e insegurança nos profissionais, pois a grande pergunta é sobre quem permanecerá no mercado após a transição para esse novo momento e quais serão os contadores de sucesso da nova era da contabilidade.

Provavelmente essa insegurança se dê porque alguns profissionais formados em ciências contábeis, na verdade, não sabem o que faz um contador na totalidade de sua formação e quais as atribuições que o profissional da era digital precisa criar e também resgatar para permanecer inserido nesse mercado de futuro certo e promissor.

É importante considerarmos que a grande maior adaptação da história da contabilidade não é a era digital, mas sim a era da informatização. Foi nessa fase que um “extraterrestre” chamado computador caiu de paraquedas na mesa do contador e transformou aquele profissional analógico, chamado de “guarda livros”, em um profissional informatizado que passou a manipular obrigatoriamente uma máquina, até então de difícil acesso e jamais vista em escritórios de contabilidade.

Apesar de estar claro que a era da informatização foi o grande momento de adaptação do contador dentro do mercado de trabalho, é importante entendermos que também foi uma fase que distanciou ainda mais o profissional da sua verdadeira essência, a consultabilidade.

E hoje, através da contabilidade digital, o contador resgata a sua essência enquanto profissional indispensável para a continuidade operacional das empresas.

Ao falar sobre contabilidade consultiva, contabilidade digital e sobre a importância que o contador passou a ter para as empresas com sua entrega diferenciada de valor para tomadas de decisões assertivas, precisamos entender que o sucesso desse profissional atual está sujeito a uma composição de fatores que determinarão o seu destaque dentro do mercado contábil.

Qual é o papel principal do contador na vida do empresário?

Para iniciarmos esse entendimento sobre o caminho que o contador deve seguir para fazer parte do grupo de Contadores de Sucesso, eu pergunto a você:

“Qual o verdadeiro papel do contador na vida dos empresários?”

“As exigências do fisco diminuíram?”

“Onde o contador vai ‘comprar tempo’ para entregar mais suporte aos empresários através da contabilidade consultiva?”

“O que a contabilidade digital possibilita a esse profissional que quer se destacar no mercado atual?”

Para responder a primeira pergunta, eu digo que de uma forma potencializada, após o resgate da contabilidade consultiva, o profissional das ciências contábeis passou a ser uma ferramenta importantíssima na gestão das empresas.

A figura do contador atual corresponde ao que os empresários procuravam, mas que não encontravam no mercado, já que esse profissional estava com a imagem ofuscada pela alta demanda de conformidades.

Mas aí você deve estar se perguntando: “Desde quando o fisco diminuiu a quantidade de obrigações e burocracias em sua relação com os contribuintes para que hoje o contador tenha uma imagem diferente do que vinha apresentando há anos para o mercado?”

Eu digo a você que, a demanda por parte do fisco ainda não diminuiu, mas a tecnologia automatizou os processos dentro das empresas de contabilidade a ponto de possibilitar tempo ao contador para que ele se torne um consultor contábil, um profissional que auxilia os empresários nos próximos passos das empresas através de sua visão estratégica. O contador passou a ser um agente proativo.

Ora, se eu estou dizendo que a essência do contador é ser um profissional que auxilia os empresários em tomadas de decisão porque acompanha os processos das empresas entregando valor diferenciado no dia a dia, você pode me perguntar: “Fabiano, como esse profissional ainda vai dispor de tempo para atender a alta demanda de conformidade exigida pelo fisco?”

E como me tornar um contador de sucesso?

E é aí que chegamos para falar sobre o que a contabilidade digital proporciona aos contadores de sucesso e, como em formato de cadeia, esse profissional vem proporcionando valor também aos empresários.

E quando eu falo em valor, não falo apenas sobre a entrega e suporte para tomada de decisão, mas também de valor em economia financeira indireta e imediata. Você quer saber? Vou explicar como funciona.

O contador que respira a contabilidade digital dentro do seu negócio e aplica as ferramentas corretas para ganho de produtividade nas empresas, gera além de ganho de performance na sua empresa contábil, um ganho financeiro, uma monetização importante para o seu negócio e também para a empresa do cliente.

Mas, antes de trazer um bom exemplo para você, é importante esclarecermos de forma bem resumida, do que se trata um ERP de gestão. Bem, o ERP é um sistema tecnológico e integrado que auxilia empresas a melhorar substancialmente os processos internos integrando setores de compras, vendas, finanças e estoques com a contabilidade. Um sistema que elimina gargalos e potencializa desempenhos.

Agora, voltando ao nosso exemplo: ao inserir um ERP de gestão na empresa, o contador faz com o que o empresário economize em custos com a contabilidade. Por que? Bem, na contabilidade tradicional, onde não existe esse ERP, além de o empresário pagar pelos serviços recorrentes, ele também assume uma despesa interna de desprendimento de tempo quando realiza rotinas para que a contabilidade desenvolva o seu trabalho.

5ec53c9126690fd9057ca93a ilustras 2 1

Mas, Fabiano, exemplifique essas rotinas! Eu digo a vocês que, desprendimento de tempo para organização de notas fiscais de entrada, saídas, devolução de mercadorias e conciliações bancárias são algumas das tarefas que mais consomem o tempo das empresas e que SIM, se transformam em mais um custo operacional.

Seja através de um funcionário contratado exclusivamente para desenvolver esse serviço interno, ou mesmo através daquele funcionário que deixou temporariamente de se dedicar a sua função principal para assumir a demanda de organização burocrática para a contabilidade, a empresa está assumindo uma despesa dentro do seu orçamento para dar suporte aos serviços contábeis.

Em muitos casos, o próprio empresário deixa de se dedicar ao core business da empresa para atender a essa demanda burocrática que pode e deve ser descentralizada. Eu costumo dizer que nessa situação não se trata apenas de uma despesa, mas de um prejuízo recorrente.

Na contabilidade digital esse gargalo enorme acaba. Acredite, os contadores de sucesso não vivem essa rotina! Enquanto o empresário passa a não ter mais essa despesa interna com processos para atender a demanda da contabilidade, a empresa contábil também consegue um maior ganho de performance com a sua equipe, atendendo além das expectativas do empresário e entregando maior valor ao cliente. Uma verdadeira relação ganha-ganha.

E é aí que o profissional da contabilidade consegue aumento de credibilidade no mercado e passa a ser uma ferramenta atrativa para as empresas. Esse profissional de sucesso não é apenas aquele que entrega guias de impostos com antecedência, ou que não esquece a transmissão de declarações (conformidades também são importantes), mas é aquele que participa da operação das empresas entregando soluções sem exigir demandas exaustivas.

Contabilidade Consultiva: o que é e como se tornar um contador consultivo

A transformação para a era da contabilidade digital e consultiva

Entendido o que um contador atual deve fazer para se tornar um profissional de sucesso, você pode estar esperando alguns exemplos de automatização de processos para entender melhor sobre como a tecnologia em contabilidade pode atender a demanda das empresas, aumentar a performance e monetizar os escritórios de contabilidade, construindo um contador consultor para essa nova realidade.

Vamos iniciar lembrando do funcionário do escritório tradicional que precisa rotineiramente buscar as documentações físicas nas empresas, no mínimo desperdiçando tempo e custo de transporte, sem contar os riscos.

Agora, é importante relembrar que o seu cliente também já assumiu uma despesa com tempo desperdiçado para preparar essa documentação e que, quando chegar no escritório contábil, ainda será tratada individualmente por cada funcionário de cada setor, no caso de sistemas não parametrizados. Ou seja, mais tempo desperdiçado.

Posteriormente, pensando em sistemas contábeis informatizados, mas jurássicos, sem parametrização e, consequentemente, com setores que não conversam entre si, vamos identificar gargalos gigantes e operações extremamente redundantes, que aumentam o tempo de execução dos serviços e limitam a qualidade na entrega das conformidades para o cliente e também para o fisco.

Com um sistema sem integração e que depende de documentação física, o setor fiscal estará inchado de demanda porque precisará ainda cumprir com a seguinte rotina: escriturar notas fiscais (entrada, saída, serviços), transmitir declarações de conformidades, apurar impostos, enviar guias para clientes (atenção para demanda sobre a demanda: preencher e-mail, localizar a guia correta, ligar para o cliente para confirmação, etc), entre outras situações.

Com essas redundâncias operacionais, falhas e limitações de comunicação entre os setores e também entre escritório de contabilidade e clientes, ocorre o caos operacional que ainda traz agravantes como: equipe desmotivada sem perspectiva de evolução intelectual e plano de carreiras, além de prejuízos como as indesejáveis multas acessórias, entre outros.

5ed810bfe4532c5e10273ea0 Controle financeiro empresarial 1

Precisamos lembrar também que, na rotina de conformidades do profissional das ciências contábeis, para algumas apurações de impostos, é importante que o setor fiscal obtenha informações do setor pessoal e contábil, que se não estiverem integrados, existirá uma ameaça para o cálculo indevido de impostos.

E sabe o que toda essa rotina jurássica causa? Diminuição de ticket médio, equipe inchada, sem produtividade e ânimo, cumprindo rotinas sistemáticas. Falta de entrega de valor diferenciado e, consequentemente, clientes insatisfeitos.

Consequência para o contador: falta de credibilidade de mercado, reputação profissional prejudicada, baixa monetização, empresa fadada ao fracasso.

Agora, para entendermos melhor como o contador tradicional pode se transformar em um contador consultor, digital e reconhecido como um profissional de sucesso, vamos transformar toda essa realidade exaustiva da contabilidade tradicional, que citei acima, e enquadrá-la na era digital!

É aqui que o contador cria uma escala de crescimento profissional colocando em prática o que planejou para o seu plano de carreira.

Contador consultor, por que você deve se tornar um?

Para iniciar, a empresa contábil deve escolher um sistema de contabilidade atualizado, um ERP de gestão seguro, completo e intuitivo, que integre as informações com o sistema de contabilidade utilizado pelo escritório (aqui eu cito o ERP que eu utilizo e sou absolutamente satisfeito: Omie ERP), e um sistema de controle de processos internos.

O que o ERP vai fazer pela minha empresa contábil? 

Como ele vai me ajudar a me transformar em um contador de sucesso? 

Eu digo a você que o sistema vai fazer, não apenas pela sua empresa, mas também pela empresa do cliente, pois no momento em que esse ERP estiver rodando, todas as rotinas de notas fiscais, estoques, conciliações bancárias, serão coletadas pela contabilidade através de acesso remoto e arquivos digitais.

Quer saber tudo sobre ERP? Confira neste guia completo!

É aí que acontece o segredo! Lembra do seu funcionário que precisava se deslocar diversas vezes até o cliente para recolher documentações? Ele não vai precisar mais. Eliminamos gargalos, eliminamos riscos e temos economia de tempo!

Lembra aquele trabalho monstruoso que você gerava para o seu cliente quando solicitava todas as notas fiscais, relatório de estoque, relatórios financeiros conciliados, extratos bancários e comprovantes de pagamentos? Ele também estará livre desse pesadelo e desta despesa operacional, afinal de contas, o ERP já vai automatizar todo esse processo e o seu cliente não vai mais abandonar o core business dele para trabalhar para a contabilidade.

Para completar os benefícios, todos os arquivos que serão coletados de forma remota, serão importados para o seu sistema contábil e seus funcionários do setor fiscal não precisarão mais digitar todas as notas fiscais para apuração de impostos e transmissão de conformidades. Uma economia de tempo e um ganho de performance na equipe com valor inestimável.

Além disso, o setor de contabilidade gerencial do escritório ganha produtividade em dois momentos: ao importar para o sistema contábil, através do ERP, os relatórios financeiros e extratos conciliados, e no momento em que o setor fiscal faz a importação das notas fiscais para o sistema contábil, que já está com as contas devidamente parametrizadas.

Resultado: um trabalho eficiente de conferência, ganho de produtividade e entrega de valor.

Também é muito importante contar com plataformas tecnológicas que auxiliem o controle de processos internos da empresa contábil, para mensurar, por exemplo, tempo de produtividade para cada atividade desempenhada, por cada integrante do time. São sistemas que fornecem dados exatos para que o gestor contábil identifique a demanda de cada serviço e até consiga alcançar uma boa precificação dos seus produtos.

O processo digital traz benefícios como ganho de performance, aumento do ticket médio da empresa contábil e também possibilita que o contador tenha mais tempo para entrega de soluções para as empresas.

Além disso, com essa sobra de tempo que tanto falamos nesse artigo e tendo em mãos os dados gerenciais dos seus clientes, o contador da era digital consegue literalmente criar uma prateleira de produtos e serviços contábeis que não são contemplados dentro do contrato recorrente e oferecê-los de forma comercial para as empresas, o que possibilita a cura de dores e maior monetização do negócio contábil.

Produtos como BPO Financeiro, Planejamento Tributário, Recuperação de Créditos Tributários, Gestão e Plano de Negócios, são alguns dos muitos que podem servir de escalonamento de serviços para as empresas de contabilidade se monetizarem e se destacarem no mercado como agentes agregadores para cura de dores das empresas em geral.

E é dentro dessa nova versão profissional, desse resgate da essência da profissão de contador , que o contador consultor constrói a imagem de ser uma ferramenta ideal para gestão de negócios, ganha credibilidade no mercado e consegue monetizar a sua empresa.

É dentro desse modelo que o contador se torna um profissional de sucesso que consegue escalar também a sua credibilidade profissional no mercado. E se você quer estar onde os contadores de sucesso estão, alavancando o seu negócio contábil e sendo um contador de destaque, precisa ficar atento ao processo contínuo de transformação da sua profissão.

Não queira apenas sobreviver dentro do mercado, queira fazer parte do grupo de profissionais que causam diferença através de sua visão e de suas habilidades técnicas e cognitivas.

5f36ddb8278c562b97a996c7 TZzOR7EHg75kF3bHRf6T7HOBvqnEJExAXkHM MjQXSrL UCwCTAuEja1EaI1N OXpP4RERu4DcIHLHwxuuEyWDhG84BY6c2t2kVoJ8 o6zMrStUrpKunLxNIqNKLs PB1upt37iP 1
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Em crescimento acelerado, o mercado online oferece muitas oportunidades de crescimento para quem decide atuar nele. A contabilidade para negócios
o que é big data contábil
O Big Data contábil surge como uma ferramenta para transformar a maneira como os escritórios de contabilidade lidam com dados.
desafios das empresas de contabilidade
Contador, veja como manter a competitividade apesar dos desafios da contabilidade, que vão desde a globalização dos mercados e mudanças