Contabilidade para pequenas empresas: entenda a importância de oferecer o serviço

Saiba mais sobre a importância e o potencial da contabilidade para pequenas empresas e veja como oferecer esses serviços.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Com a criação do MEI, Simples Nacional e outras formas de otimizar a gestão contábil, mais e mais pessoas vêm formalizando seus projetos no Brasil, de modo que o número de novos empreendimentos cresce a cada ano.

Nesse contexto, aumenta também as oportunidades para oferecer serviços de contabilidade para pequenas empresas, focados nas necessidades deste público.

Se você é contador e ainda não identificou o potencial das micro e pequenas empresas, é hora de mudar de perspectiva. Confira este artigo completo sobre o tema e saiba mais sobre como funciona e qual a importância da contabilidade para micro e pequenas empresas.

Banner Teste grátis agora top

O panorama da contabilidade para micro e pequenas empresas no Brasil

Em 2023, o Brasil registrou a abertura de 859 mil micro e pequenas empresas, um aumento de quase 7% em relação a 2022, segundo dados do Sebrae. Esses números por si só representam uma excelente oportunidade para escritórios de contabilidade.

Somado a isso, vale reforçar que, de acordo com o Código Civil, todas as empresas, exceto os MEIs, precisam obrigatoriamente ter um contador. Ou seja, são milhares de empreendimentos que necessitam de serviços especializados de contabilidade, reforçando a importância dessa parceria para micro e pequenos empreendedores.

Quais são os serviços contábeis para pequenas empresas?

Os serviços básicos de contabilidade para pequenas empresas são:

  • Abertura de CNPJ ou migração: embora não seja obrigatório, ter um apoio especializado para emitir o CNPJ ou mudar de regime tributário faz toda a diferença para evitar erros e economizar;
  • Escrituração contábil: organização de registros financeiros e administrativos da empresa, o que inclui a elaboração de documentos como Balanço Patrimonial e o DRE (Demonstração do Resultado do Exercício);
  • Gestão de obrigações tributárias e fiscais: envolve cálculo e pagamento de impostos e envio de declarações e demonstrativos;
  • Emissão de folha de pagamento e pró-labore: cálculo da folha de pagamento dos colaboradores, além de distribuição correta de correta entre os sócios; 
  • Suporte na gestão financeira: a contabilidade para pequenas empresas pode também ser consultiva e estratégica, ajudando empreendedores na tomada de decisões com base em dados e relatórios.

Por que fazer contabilidade para pequenas empresas?

Micro e pequenas empresas respondem por mais de 90% dos empreendimentos que existem no país. Logo, atender a esse público é uma oportunidade imensa para escritórios de contabilidade de expandir seus lucros e ampliar a carteira de clientes.

Atender a esse segmento garante uma fonte de receita estável e previsível, uma vez que serviços contábeis são obrigatórios por lei, por isso, necessidades contínuas.

Além disso, pequenas empresas frequentemente precisam de uma variedade de serviços além da contabilidade básica, como consultoria financeira, planejamento tributário e assessoria na obtenção de financiamentos.

Essa necessidade permite aos escritórios de contabilidade diversificarem sua oferta de serviços, criando múltiplas fontes de receita e aumentando o valor agregado para os clientes.

Outro ponto importante é a oportunidade de construir relacionamentos de longo prazo. Pequenas empresas tendem a valorizar o atendimento personalizado e a confiança no profissional de contabilidade.

Um serviço de contabilidade de qualidade pode resultar em alta fidelização de clientes — o que ainda pode levar a recomendações boca a boca que permitam atrair novas contas.

Quais os benefícios de oferecer serviços de contabilidade para pequenas empresas?

Conheça os principais motivos que tornam a contabilidade para pequenas empresas uma ótima estratégia para seu escritório.

Possibilidade de criar uma base de clientes ampla e diversificada

Como vimos, micro e pequenas empresas representam uma parcela significativa do mercado. Atender a esse segmento pode proporcionar ao escritório aumentar expressivamente sua base de clientes e, consequentemente, os lucros.

Oportunidades de crescimento

À medida que os empreendimentos crescem e se expandem, suas necessidades contábeis e financeiras também aumentam.

Com isso, existe também o potencial para oferecer mais serviços de contabilidade para e pequenas empresas que acompanhem o crescimento dos clientes.

Maior variedade de serviços oferecidos

Micro e pequenas empresas geralmente não possuem grandes equipes ou departamentos administrativos e financeiros muito estruturados.

Logo, muitos de seus gestores precisam de serviços que vão além da contabilidade básica para pequenas empresas, como consultoria financeira, planejamento tributário, entre outros. Isso permite que os escritórios diversifiquem sua oferta de soluções e pacotes de serviços.

Desenvolvimento de marca

Trabalhar com pequenas empresas e ajudá-las a crescer pode fortalecer a imagem do escritório de contabilidade no mercado, tornando-o conhecido por sua capacidade de fornecer suporte valioso para o desenvolvimento empresarial.

Como fazer contabilidade para pequenas empresas?

Confira dicas e pontos essenciais para realizar contabilidade para pequenas empresas de forma eficaz e agregando mais valor para seu cliente:

  • Mapeie os diferentes regimes tributários: conheça todos os regimes disponíveis para ajudar seus clientes a optar pela melhor modalidade para seu negócio, gerando economia de impostos;
  • Organize-se: crie cronogramas para controlar prazos, entregas e pagamento. Mostre ao seu cliente que você está lá para cuidar da gestão contábil e que ele não precisa se preocupar com nada;
  • Mantenha-se atualizado: esteja sempre a par das mudanças nas regras e legislações, além de acompanhar tendências da área;
  • Digitalize seu escritório: adote um software de gestão para contabilidade para automatizar processos e fazer integrações inteligentes com os bancos, sistemas dos clientes, etc.;
  • Ofereça um diferencial estratégico: use o sistema de gestão para gerar relatórios financeiros periódicos que ajudem seu cliente a entender a situação financeira e tomar melhores decisões. Ofereça suporte no planejamento financeiro e para otimizar a gestão fiscal.

Aproveite o potencial da contabilidade para pequenas empresas

Ao longo deste conteúdo, pudemos perceber o quão importante micro e pequenas empresas são para o cenário econômico brasileiro. São milhares de empreendimentos desse tipo que precisam de assessoria contábil e apoio especializado para crescer de forma sustentável.

Por isso, profissionais da área têm muito a se beneficiar ao oferecer serviços de contabilidade para pequenas empresas.

Se você está considerando ampliar sua carteira de clientes atendendo micro e pequenas empresas, aposte também na tecnologia para poder automatizar processos e alavancar também seu escritório de contabilidade.

Com o ecossistema de soluções integrado da Omie para contadores, você pode atender mais clientes com mais eficiência e produtividade. Confira!

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Empresária pesquisando o que é NFS-e nacional
Veja o que é NFS-e nacional e como ela simplifica a emissão de NF de serviços, trazendo mais agilidade e