Custo de recrutamento e seleção: como calcular?

Saiba como calcular o custo de recrutamento e seleção de sua empresa otimizando os recursos que você já tem!
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Realizar um processo seletivo exige conhecimento dos custos de recrutamento e seleção, para que se obtenha um melhor aproveitamento das qualidades dos respectivos candidatos.  É muito importante valorizar suas habilidades, a fim de saber se encaixam na verba predisposta para o cargo de ocupação.

Esse custo se refere ao valor que será gasto com a publicação de um anúncio em determinados sites de empregos, provas, entrevistas e até ao coffee break. Da mesma forma, engloba os custos da equipe de seleção, contabilizando horas de planejamento e avaliação.

Ter ciência dos custos de uma seleção faz toda a diferença durante um processo de recrutamento. Deixar o cálculo de lado pode trazer problemas financeiros e de fluxo de caixa. Os elementos de um bom cálculo de recrutamento e seleção muitas vezes podem passar despercebidos. Neste conteúdo, você irá aprender como calcular e como diminuir os custos de recrutamento e seleção de modo prático e assertivo. Boa leitura!

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Como calcular custos de recrutamento e seleção?

Uma preocupação entre as empresas é a média do custo do processo de recrutamento e seleção, pois, além dos custos de recrutamento, existem as despesas com treinamento, pacotes de benefícios, equipamentos e demais detalhes que precisam ser levados em consideração no controle de finanças.

Os departamentos de contabilidade e financeiro precisam estar a par dos gastos que serão necessários para que ocorra essa seleção. Esse é o momento de contar com o melhor serviço contábil disponível, aliando agilidade e competência.

A seguir, veja os principais pontos e custos de contratação a serem analisados durante um processo seletivo:

Acertar salário do novo profissional

Referente ao salário do novo colaborador, deve ser ajustado de acordo com o gestor da área, incluindo todos os custos como INSS, vale transporte (VT), FGTS, décimo terceiro e demais benefícios que fazem parte do pacote que a empresa oferece.

Custos com divulgação

Para divulgar a vaga e achar o candidato que se encaixa no perfil esperado, é necessário um investimento em divulgação. Tudo precisa ser pensado para que não haja despesas além do previsto e para que não se perca muito tempo com perfis que não tenham nada em comum com a oportunidade oferecida. Por isso, estes são os custos que comumente você terá:

  • Custo de marketing: diz respeito ao custo que a empresa tem para a definição da estratégia de atração, em que se engaja para atrair os candidatos de forma pontual e estratégica;
  • Custo para divulgar em plataformas de recrutamento: há empresas terceirizadas que contam com a inteligência artificial para encontrarem perfis que tenham afinidade não só com a vaga, mas também com os princípios da empresa.
  • Custo para divulgar no LinkedIn: essa é a rede profissional mais adequada para a divulgação de vagas e oportunidades profissionais; vale o investimento em anúncios para que se consiga um bom alcance e currículos.

Custo com headhunter

É considerado como um custo externo. Um headhunter auxilia na localização do profissional que tenha o perfil adequado ao que a empresa contratante espera. Otimiza o tempo de recrutamento, realizando um mapeamento de candidatos, utilizando seu conhecimento técnico do mercado de trabalho.

O investimento nesse profissional pode poupar tempo de seleção, além de garantir a qualidade da escolha. Em cargos de liderança e responsabilidade, essa escolha será ainda mais decisiva.

Custos de consultorias de recrutamento

Com certeza são muitas as vantagens em contratar uma consultoria para dar suporte em um processo de recrutamento. Veja algumas que sua empresa poderá se beneficiar.

  • Melhora a experiência do candidato a passar pelo processo;
  • Reduz o turnover;
  • Otimiza o trâmite das contratações;
  • Retém talentos;
  • Permite o uso de softwares de recrutamento on-line;
  • Possibilita o acesso aos melhores profissionais.

Assim, os responsáveis que tomarão a frente nas entrevistas e recrutamento são consultores altamente qualificados e com sólidos conhecimentos no mercado de trabalho, de acordo com o perfil buscado e o tipo de empresa.

Custo para onboarding e treinamentos

Após a etapa de seleção do candidato vem a contratação, havendo, ainda, outros custos, como:

  • Treinamentos: treinar leva tempo e exige disposição por parte dos envolvidos, já que o novo contratado precisa estar por dentro de como serão as suas tarefas e rotina dentro da empresa.
  • Período de adaptação: após ter recebido o treinamento, o profissional passa pelo período de adaptação, no qual precisa assimilar a cultura da empresa, a forma como as demandas são realizadas, o ritmo dos colegas e as estratégias assertivas que formarão as suas novas habilidades.

Um funcionário nessa fase irá atrasar um pouco a produtividade dos demais, porém, quando bem treinado, irá ajudar positivamente a organização com seu potencial.

Como reduzir custos de recrutamento e seleção?

Perante todas as informações, resta saber como diminuir os custos de recrutamento e seleção. Saiba que é possível através da tomada de algumas ações. Veja a seguir alguns exemplos.

Dê oportunidade para quem está dentro da empresa 

Dar oportunidade para quem já é de casa e deseja subir de cargo, por exemplo, um assistente que possui competências suficientes para virar um analista.

A cultura de estímulo interno para a candidatura traz muitos benefícios e incentiva a dedicação por parte dos profissionais. Além disso, é um meio de aproveitar um bom funcionário que possui algumas características compatíveis com uma função de nível superior.

Peça indicações 

Solicitar indicações à sua rede de networking pode ajudar o departamento de RH nesse processo. Porém, existem vantagens e desvantagens. Veja a seguir.

Vantagens:

  • Receber feedbacks e referências confiáveis acerca do candidato indicado;
  • Saber o perfil de quem será entrevistado;
  • Oferecer ou receber uma proposta diferenciada;
  • Encontrar um profissional de confiança;
  • Chance de contratar um grande talento para a empresa;
  • Reduz custos com anúncios e publicações;
  • Agilidade na integração do novo profissional ao ambiente de trabalho;
  • Otimiza as etapas do processo seletivo.

Desvantagens:

  • É preciso confiar no feedback recebido acerca do profissional indicado, mas isso não é garantia de que o perfil será adequado;
  • Pular uma ou várias etapas de um processo seletivo pode fazer com que não se atente a alguma informação que não se encaixa;
  • O profissional indicado pode não ser a pessoa certa para a vaga e perfil pretendido.

Explore os meios de divulgação gratuitos

Considere os meios gratuitos como as redes sociais, por exemplo, para anunciar as oportunidades que estão em aberto na sua empresa. Entretanto, esteja aberto para os pontos negativos e positivos dessa estratégia. Veja alguns.

Vantagens:

  • Não há custos empresariais com marketing e anúncios;
  • Não há gastos com empresas e especialistas terceirizados;
  • Não há despesas com testes de perfil, por exemplo.

Desvantagens:

  • Impossibilidade de analisar o perfil do candidato antes de marcar entrevista;
  • Pode ocorrer a perda de tempo nesse processo, que, sem um filtro específico, torna-se mais lento;
  • Não há como realizar um mapeamento de potencial;
  • Não contar com as habilidades de uma pessoa especialista e com faro para localizar o profissional correto.
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Coloque sua empresa no foco

Tenha em mente a importância da cultura da sua empresa. Por isso, analise as soluções que são mais adequadas ao perfil esperado e os riscos potenciais. Um processo seletivo deve tratar de pessoas e não somente de custos de seleção e recrutamento.

Avaliar as características e potencial pessoal de cada candidato escolhido para entrevista deixará você mais perto de encontrar o colaborador ideal que irá se encaixar no perfil da vaga e firmar a missão de sua empresa.

Neste conteúdo, foi apresentado um passo a passo de como calcular os custos de recrutamento e seleção, as vantagens e desvantagens de cada técnica de seleção e como isso pode impactar seu negócio.

Para saber como lidar em um processo seletivo e fazer a diferença, possibilitando um recrutamento mais humano e assertivo, faça o curso Jornada do Colaborador, de 15 horas de duração e com certificação. O acesso é através de nossa plataforma de cursos gratuitos Omie Academy.

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