Como fazer a gestão de controle financeiro com mais  praticidade e agilidade

Aprenda como fazer a gestão de controle financeiro da sua empresa de forma simples e rápida.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Se você chegou até este conteúdo, a gestão de controle financeiro é um assunto que você tem ponderado. Ao mesmo tempo, você também sabe que ela é essencial para o crescimento financeiro da sua empresa. Mas sabia que esse processo pode ser muito mais simples do que você imagina?

Ainda existem muitas dúvidas sobre qual é a melhor forma de controlar a gestão financeira de uma empresa, como definir uma boa estratégia, como definir metas reais e como deve ser um posicionamento adequado para poder atingi-las.

Neste artigo, você vai entender o que é controle de gestão financeira, saberá diferenciar todos os tipos de controle financeiro, além de descobrir como tornar essa rotina mais prática e ágil. Se você busca alcançar um pleno crescimento das finanças da sua empresa, então está no lugar certo. Continue a leitura e aprenda todos os passos para simplificar esse processo.

Banner conheça o sistema - gestão online

O que é gestão de controle financeiro?

Quando falamos de gestão de controle financeiro empresarial, devemos entender que essa área é imprescindível para um posicionamento estratégico e certeiro de qualquer negócio. A partir dessa estratégia, a empresa reconhece onde está, traça metas reais a curto, médio e longo prazo e, acima de tudo, sistematiza um planejamento de como atingir seus objetivos.

O controle financeiro é, de forma simples, a visão geral da saúde financeira da empresa. Com ele, é possível gerenciar precisamente as finanças, despesas, ganhos, visualizar as necessidades de investimentos, controlar o fluxo de caixa e diversos outros detalhes importantes para compreender a realidade de um negócio. Essa análise é feita por meio de relatórios, métricas, ferramentas e acompanhamentos constantes.

E você, sabe para quais situações a gestão de controle financeiro é indicada? Se deseja que a sua empresa se mantenha ativa no mercado por um bom tempo ou espera que ela possa crescer e se tornar cada vez mais competitiva, então ela é indicada para o seu caso.

Tipos de controle financeiro

Para que você possa aplicar a gestão do controle financeiro na sua empresa, é importante que entenda e diferencie os tipos de controle financeiro. Assim, você conseguirá separar a organizar as finanças do negócio por áreas específicas, sabendo quais pontos precisam ser melhorados.

A seguir, listamos os pontos imprescindíveis de uma boa estratégia de gestão financeira e explicaremos como você pode aplicar esses pontos em sua realidade.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos tipos de controle financeiro mais simples e usuais. Ao mesmo tempo, é um dos mais importantes, afinal, é ele que registra todo o fluxo de entrada e saída de dinheiro da empresa. Ainda, é por ele que você pode perceber se sua empresa está gerando lucro ou se será preciso alguma medida emergencial para o seu negócio, como a necessidade de um empréstimo.

Em tese, essa prática consiste na elaboração de planilhas e documentos que possam ser diariamente alimentados registrando todos os ganhos e gastos da empresa em um determinado período. Dessa forma, é possível ter uma visão detalhada da organização financeira da empresa e avaliar o real capital do negócio.

Gestão de contas a pagar e a receber

A gestão de contas permite que você possa visualizar tudo o que a empresa precisa pagar e o que ainda tem a receber. Sendo assim, ela oferece informações valiosas sobre o negócio e possibilita a tomada de decisões mais coerente e assertiva.

Tal método também permite que você possa ter um maior controle de inadimplência, pois, dessa forma, você tem documentando o que ainda precisa receber dos clientes e parceiros. Além disso, tem maior controle das quantias que precisa manter em caixa para quitar as contas. Assim, você evita finalizar o mês com um saldo negativo.

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial representa os indicadores que contemplam as finanças e o patrimônio do negócio. Esse método indica a evolução da empresa ao longo do tempo e permite a análise do comportamento financeiro.

Ainda, trata-se de uma análise completa que engloba diversos fatores para que você possa compreender o real trajeto dos recursos financeiros. Esse tipo de controle considera todos os bens e direitos da empresa, contas, dívidas e tributos pagos. Ao final, será possível analisar dados estatísticos que permitirão decisões financeiras mais conscientes.

Gestão de notas fiscais

A gestão de notas fiscais é um ótimo método para avaliar o cotidiano da sua empresa, permitindo uma maior organização do controle financeiro. Isso porque, por meio dela, será possível registrar e comprovar todas as transações financeiras decorrentes das compras e vendas cotidianas.

Por isso, é importante realizar esse processo de forma muito responsável, registrando continuamente todos os gastos e ganhos que possam ocorrer. Assim, diversos problemas em outros departamentos poderão ser evitados.

Fundo de reserva emergencial

É importante considerarmos que imprevistos são comuns e podem acontecer a qualquer momento, independente da área de atuação. Diante disso, esse método de controle financeiro busca garantir o pleno funcionamento e gerenciamento da empresa em meio a crises e à diminuição dos impactos de possíveis surpresas desagradáveis.

Para colocá-lo em prática, é necessário reservar parte do lucro líquido para o fundo de reserva emergencial, que pode ser uma poupança ou até mesmo investimentos diversos. O importante é ter em mente que esse valor é destinado a futuros cenários hipotéticos e não deve ser utilizado de forma leviana.

Gestão de custos

O método de gestão de custos é uma oportunidade de entender o potencial de crescimento do negócio e possibilitar decisões estratégicas visando a diminuição de despesas e maximização de lucros.  Em resumo, trata-se de um balanço dos custos fixos e variáveis da empresa.

Esse indicador também é uma ótima estratégia para que você possa posicionar o seu negócio de forma competitiva, utilizando a precificação estratégica que considera a realidade atual do mercado.

Além disso, a gestão de custos permite uma boa estratégia de gestão de controle financeiro, já que você pode entender os gastos inclusos na produção e comercialização dos produtos/serviços.

Como tornar a rotina da gestão de controle financeiro mais prática?

Para colocar em prática todos esses métodos de gestão de controle financeiro, você não precisa fazer tudo sozinho. Conte com o auxílio de um sistema 100% online e totalmente integrado que traz soluções sob medida para o seu negócio.

As ferramentas Omie tornarão a sua rotina de controle financeiro mais prática e ágil. Entenda como cada uma pode ajudar você com a rotina da sua empresa.

  • Sistema online e integrado: Tenha a garantia de uma operação totalmente automatizada e atualizada em tempo real, integrada às suas finanças. Assim, o seu cotidiano fica muito mais simples, com a certeza de que uma gestão financeira competente está cuidando do seu negócio.
  • Conciliação bancária automática: Lançamentos financeiros automatizados vão integrar o extrato bancário da sua empresa e conciliar os saldos de forma automática. Desse modo, terá todas as movimentações financeiras organizadas e prontas para a conciliação bancária.
  • Controle de contas a pagar e a receber: Gerencie todas as contas a pagar e a receber, por meio de um sistema prático e funcional, que permite que você organize tudo como desejar. A ferramenta de controle de contas a pagar e a receber permite que você cadastre as despesas e receitas recorrentes na rotina da empresa, tornando o controle de gastos empresariais ainda mais prático.
  • Fluxo de caixa em tempo real: Acompanhe em tempo real todas as movimentações financeiras do seu negócio, garantindo um saldo positivo no seu fluxo de caixa.
  • Planejamento financeiro empresarial: Uma plataforma que reúne todos os dados financeiros e históricos operacionais com precisão. Relatórios completos e personalizáveis de acordo com a sua necessidade para que você possa fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente.
  • Contabilidade em dia e sem complicação: Tenha total integração das informações financeiras, contábeis e fiscais do seu Omie direto para o sistema contábil. Assim, terá muito mais praticidade e total garantia que o seu contador receberá todos os dados que precisa.
  • Resumo financeiro diário: O seu dia vai ficar muito mais funcional depois de visualizar dados-chave como entrada e baixa de títulos, saldo de contas cadastradas e um resumo do fluxo de caixa. Não perca mais tempo e saiba em tempo real como está a sua empresa.
  • Antecipação de recebíveis online: Consiga crédito e mantenha o seu fluxo de caixa ativo com mais praticidade. Com Omie, você antecipa os seus recebíveis de forma 100% online e sem burocracia.
  • Relatórios personalizados para o seu negócio: Visualize tudo o que você precisa, no formato ideal para o seu negócio. Crie, edite e personalize as informações em relatórios que aperfeiçoarão o seu planejamento estratégico. 
  • Controle de centro de custos com facilidade: Tenha o controle de cada departamento individual da sua empresa, totalmente integrado e pronto para análise. Além disso, com a configuração de centros de custo, você identifica as receitas e despesas de cada área.
  • Emissão e controle de boletos: Emita as suas notas fiscais em segundos e gere boletos de forma automática, podendo enviá-los aos seus clientes em um clique.

Conclusão

Percebeu como uma gestão de controle financeiro eficiente pode fazer toda a diferença para o seu negócio? Ela pode ser a decisão crucial que definirá a saúde financeira e a competitividade da sua empresa. A Omie oferece soluções práticas e ágeis, permitindo que o seu planejamento financeiro seja cada vez mais eficaz e assertivo.

Assim, você não toma decisões impulsivas, pois conta com uma base de dados coerente que norteará as melhores decisões para o futuro do seu negócio.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe o blog da Omie e evolua a gestão e a produtividade da sua empresa.

Banner experimente - reduza os custos e ganhe mais eficiência em suas operações

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
estoquistas vendo dicas de controle de estoque
Como fazer o controle de estoque para sua empresa de forma objetiva, eficiente e os principais cuidados que você deve
gestão de clientes
Entenda como as estratégias de gestão de clientes vão impulsionar o seu negócio.
representação de pesquisa de mercado
Entenda a importância de fazer a pesquisa de mercado para o sucesso do seu negócio.