Dicas de parcerias para contadores

Veja como fazer parcerias para escritório contábil, aumentar o seu faturamento e gerar mais valor aos serviços prestados a seus clientes.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Parceria para escritório contábil é uma escolha que pode ser muito benéfica para sua empresa. Novas oportunidades de negócios para aumentar o faturamento do seu escritório contábil são o desejo de muitos empreendedores. Mas, muitas vezes, é difícil escolher qual caminho seguir para tomar uma decisão que gere o resultado esperado.

Neste artigo, veja a importância e os benefícios dessa ação e as diferentes opções de parcerias. Conheça como fazer as parcerias com outros escritórios contábeis e com outros negócios de ramos diferentes.

Você vai conhecer também como usar a tecnologia para aprimorar a gestão contábil da sua empresa e de seus clientes. Com processos automatizados e boas parcerias de negócios, seu escritório de contabilidade terá um desempenho mais otimizado. Boa leitura!

Bannner para conhecer o sistema

A importância de fazer parceria para escritório contábil

A parceria para escritório contábil é uma possibilidade de maior oferta de serviços com valor agregado aos clientes. Ocorrem quando dois negócios com interesses em comum estabelecem um acordo de atuação conjunta.

Os casos mais comuns são, por exemplo, parcerias com um escritório de advocacia. Nesse caso, pode-se compartilhar indicação de clientes, aumentando a ocupação de um segmento de mercado.

Um cliente que busca serviços contábeis, na maioria das vezes, também necessita de assessoria jurídica e vice-versa. São dois serviços essenciais a todos os tipos de empresas. Nessa relação de mútuo benefício, as duas partes da parceria fecham um acordo comercial para agregar valor às diferentes atuações.

Uma outra opção é fazer parcerias com empresas que podem oferecer serviços de recursos humanos para ajudar os clientes do seu escritório contábil. Tendo uma cartela de parceiros a indicar para seus clientes, você vai conquistar mais ainda a confiança dos seus clientes e deixar sua marca como diferencial de negócio.

Parceria entre escritórios de contabilidade

Fazer uma parceria com contadores é uma estratégia inteligente, tendo em vista que os desafios não estão apenas no campo da concorrência. Uma troca de indicações de clientes amplia o leque de serviços oferecidos e gera mais valor a ambas as partes.

O leque de atuação de um escritório de contabilidade é muito diversificado. Nessa hora, é importante ter uma parceria contábil para atender as demandas dos seus clientes que não são especialidade do seu escritório. Da mesma forma, você pode receber clientes de outros contadores para prestar serviços que eles não executam.

Se sua empresa é especializada em contabilidade tributária, por exemplo, pode fazer indicações de clientes para outro escritório que atue com contabilidade na área trabalhista.

É muito melhor trocar indicações do que recusar clientes por não ofertar o serviço procurado, ou mesmo enfrentar dificuldades para prestar um serviço de maior complexidade.

Empresas que não atuam com contabilidade, mas podem fazer parceria com escritório contábil

Outra possibilidade é fazer parcerias com empresas de outros ramos de negócio, não ligados diretamente aos serviços de contabilidade.

Atuando como consultor de negócios, o contador pode ter uma lista de parceiros que atuam com sistemas de gestão, para ajudar seus clientes na administração de suas empresas.

Dessa forma, ajudando empresas a automatizar processos e otimizar o tempo, o contador fideliza mais clientes que serão testemunhas da melhoria de resultados de seus negócios.

Veja, a seguir, outros exemplos de parcerias:

Escritório de marcas e patentes

Muitos clientes que buscam serviços de criação de marcas e patentes não possuem ainda um escritório de contabilidade que assessore suas empresas. Está aí uma ótima oportunidade de parceria de negócios para aumentar sua carteira de clientes.

Órgãos públicos municipais, estaduais e federais

Alguns tipos de empresas precisam de licenças, alvarás e documentos de órgãos públicos para funcionar de acordo com a lei. Isso se torna uma boa chance de angariar clientes para o seu escritório de contabilidade.

Busque parceria com Bombeiros, Junta Comercial, Prefeituras, Secretaria da Fazenda, cartórios. Uma indicação de um órgão público gera bastante credibilidade.

Empresas de consultorias nas mais diversas áreas

Ter parcerias de negócios com empresas de consultoria é uma decisão estratégica. Empresas de importação e exportação, de certificado digital, consultoria de gestão, marketing e vendas. São infinitas possibilidades de parcerias com o escritório contábil para aumentar o seu faturamento e ganhar mais clientes.

Escritórios de advocacia

Uma parceria com escritórios de advocacia também permite ter acesso rápido a informações atualizadas da legislação. Assim, você passará mais credibilidade aos clientes por atuar com o devido amparo legal de uma assessoria jurídica.

Como fazer parceria para escritório contábil?

Depois de avaliar todas as possibilidades, tire suas dúvidas de como começar as parcerias do seu escritório contábil. Veja um passo a passo para te auxiliar nessa jornada:

1. Organize sua empresa

Para se tornar um parceiro interessante para outras empresas, é preciso primeiro arrumar sua “casa”. Para isso, tenha processos bem estruturados para uma gestão ágil, organizada, planejada e estratégica.

Se necessário, invista em automação de processos para acompanhar a qualidade dos serviços executados pelo seu escritório de contabilidade. Sua empresa vai se tornar muito mais atraente para conquistar parcerias de sucesso com empresas de alto desempenho.

2. Pesquise novas possibilidades de serviços para oferecer

Em todo ramo de atuação é fundamental conhecer a realidade do mercado em que atua e os concorrentes existentes. Para isso, faça pesquisas, estude a concorrência, avalie oportunidades de ofertas de novos serviços e potenciais parcerias de negócios que podem ser estabelecidas.

Nesse processo, você precisa conhecer bem as forças e fraquezas do seu negócio. Isso te dará uma boa argumentação para estabelecer parcerias e melhorar a qualidade dos serviços ofertados aos seus clientes.

Um exemplo disso é quando seu escritório é especialista em contabilidade rural, mas tem como limitação não entender muito de tecnologia de gestão de propriedades agrícolas. Essa situação se torna uma oportunidade de parceria com empresas de softwares que atenda esse público e que pode tornar-se um diferencial para seus clientes.

3. Faça parceria com empresas que tenham ideias semelhantes

Fazer parcerias é bom, mas cuidado para não tomar decisões impulsivas e aceitar qualquer tipo de empresa como parceira de negócios. Os dois lados da parceria devem ter valores e princípios iguais para evitar conflitos de convivência. Evite também empresas que podem sujar a reputação de seu escritório por atuar de forma ilícita ou com negócios obscuros.

Bom relacionamento é a palavra-chave para o sucesso das parcerias escolhidas. E ter objetivos em comum vai auxiliar nessa empreitada, que se assemelha a uma parceria. Ambos se unem para que os dois lados tenham benefícios e se ajudem mutuamente nos momentos desafiadores com seus clientes.

4. Defina regras para a parceria

Para garantir a integridade de suas parcerias, defina bem as regras dessa negociação. Estipule direitos e deveres de cada parte e, se necessário, faça uma consultoria jurídica para elaborar um contrato de parceria.

Tendo as regras bem definidas, evita-se mal entendidos e gera maior segurança na qualidade dos serviços executados pelas partes de suas parcerias.

5. Acompanhe os resultados

Não esqueça de acompanhar os resultados das parcerias efetivadas com seu escritório de contabilidade. Evita maiores problemas quem controla o desempenho dos parceiros para aperfeiçoar os resultados.

Não é só buscar bons parceiros de negócios, mas também avaliar os resultados adquiridos. Em algumas situações, é melhor reavaliar os termos das parcerias ou até mesmo encerrar as negociações para manter a saúde da sua empresa.

Parceria para aprimorar a gestão contábil do seu negócio 

Na área de tecnologia de gestão, conte com a parceria do sistema OMIE ERP de gestão. Seu escritório contábil terá acesso a um sistema completo para melhores resultados na gestão empresarial de seus clientes.

Você terá acesso a um exclusivo Painel do Contador, onde poderá emitir relatórios, personalizar as funções contábeis, fazer integrações com a área financeira para emissão de nota fiscal eletrônica e muitas outras funções.

Outras vantagens da OMIE para contadores é ter informações atualizadas em tempo real com armazenamento em nuvem para serem acessadas de qualquer lugar. E ainda conta com um clube de vantagens e um internet banking exclusivo, o Omie Cash.

Para atualizar seus conhecimentos de gestão empresarial, acesse gratuitamente a Omie Academy. São vários cursos com certificado e atualizados conforme as demandas do mercado empreendedor.

Comece a fazer parcerias e veja os resultados no seu negócio 

Depois de conhecer todos os benefícios de fazer parcerias de negócios, quais riscos evitar e as melhores estratégias para essa parceria, que pode ser de sucesso, é hora de planejar as escolhas de quem estará junto do seu escritório de contabilidade.

Siga o passo a passo, estude bastante o mercado e as opções de parcerias disponíveis. Converse com os potenciais parceiros e comece a atuar com os que mais estejam alinhados com os propósitos de seu escritório.

Manter-se informado é uma condição obrigatória para empreendedores de sucesso. Nesse objetivo, conte com os conteúdos do Blog da Omie e leia mais artigos na área de gestão de empresas.

Banner 2 E book Contabilidade Digital 93999

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Em crescimento acelerado, o mercado online oferece muitas oportunidades de crescimento para quem decide atuar nele. A contabilidade para negócios
o que é big data contábil
O Big Data contábil surge como uma ferramenta para transformar a maneira como os escritórios de contabilidade lidam com dados.
desafios das empresas de contabilidade
Contador, veja como manter a competitividade apesar dos desafios da contabilidade, que vão desde a globalização dos mercados e mudanças