Diferença entre custo e despesa de uma empresa

Neste artigo, apresentamos a diferença entre custo e despesa para fazer uma melhor gestão financeira da sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Organização financeira é fundamental na vida de todo empreendedor. É essencial obter um fluxo de caixa estruturado e entender bem as entradas e saídas do negócio, como pagamentos, bonificações, custos e despesas. Mas o que muitas pessoas acabam errando e confundindo é que há uma diferença entre custo e despesa.

Apesar desses termos serem parecidos, entender bem a diferença entre eles é imprescindível para ter maior controle do negócio, avaliar as oportunidades e fazer boas escolhas para a empresa. Neste artigo, você vai ver as diferenças e as características dos custos e das despesas de uma organização para não errar mais. Boa leitura!

Banner Teste grátis agora top

Qual a diferença entre custo e despesa?

A principal ligação entre custo e despesa se dá pelo fato de ambos serem relacionados aos valores de saída de caixa do negócio. Mas há diferenças importantes de serem entendidas. 

Os custos, são valores ligados diretamente aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, ou seja, a empresa precisa arcar com eles e fazer uma boa gestão de custo para manter tudo funcionando bem. Caso algum desses itens falte, a empresa pode ser afetada diretamente na produção.

Já as despesas, são os gastos que fazem parte da manutenção do negócio e de sua infraestrutura. Essas despesas operacionais podem ser de salários e comissões, contas fixas do imóvel onde as atividades acontecem, entre outras coisas. Esse tipo de saída pode não fazer parte da etapa produtiva do negócio, mas alguns deles são essenciais e não podem ser interrompidos. Cada situação deve ser analisada de forma individual.

Independentemente dos valores, a empresa precisa estar ciente de todos esses números e da frequência e tangibilidade desses gastos, contribuindo assim para uma gestão financeira saudável e previsível. Afinal, só dessa forma conseguirá ter um equilíbrio entre as entradas e saídas da companhia.

Por que é importante entender a diferença entre custo e despesa?

Saber as diferenças entre custo e despesa é tão importante quanto conhecer as diferenças entre rendimento e lucratividade. Dessa forma é possível ter um melhor controle financeiro e uma visão mais ampla dos principais gastos da empresa, entendendo o que vale a pena manter ou não e o que pode receber mais investimentos.

Além disso, nos momentos de crise, tudo ficará mais claro para o empreendedor, que poderá fazer uma melhor gestão de ativos, cortar gastos dos lugares certos e ter mais consciência das decisões que precisa tomar.

Uma empresa que classifica melhor os seus custos e despesas traz para as lideranças dos times muito mais previsibilidade e entendimento dos recursos que podem ser adquiridos ou não, abrindo oportunidades para inovação e novas tecnologias.

Administrar e gerenciar os custos e despesas do dia a dia, mesmo que de forma simples, são etapas essenciais. O empreendedor precisa analisar se aquele gasto interferirá diretamente na produção daquele produto ou serviço para entender se se trata de um custo ou despesa, e assim definir se é o melhor momento para tal investimento.

Quais são as características dos custos e das despesas?

Para identificar melhor se os valores gastos se trata de um custo ou de uma despesa, vamos trazer algumas características de cada um para exemplificar conforme a realidade de uma empresa.

Características dos custos 

Pensando do ponto de vista de uma empresa, os custos de uma indústria, por exemplo, seriam o dinheiro gasto para comprar matéria-prima para a produção do produto final, conforme a demanda de cada produto. São os itens essenciais que não podem faltar em um dia de trabalho produtivo.

Em uma empresa de tecnologia, por exemplo, o valor gasto nos computadores também se caracteriza como custo. Cada empresa terá necessidades de custos diferentes, seja ele um custo fixo, seja variável. 

São exemplos de custos de um negócio: 

  • Gastos com matéria-prima, ingredientes, entre outros;
  • Gasto na compra de máquinas para a produção;
  • Gasto com novos equipamentos; 
  • Gastos com energia elétrica; 
  • Caixas e embalagens para produtos finais;
  • Gastos emergenciais que podem acontecer.

Características das despesas

Já as despesas são aqueles valores que precisam ser pagos independentemente de o produto final estar sendo feito ou não. As contas mensais com telefone e internet também entram na categoria de despesa para as empresas, sendo itens extremamente importantes para o dia a dia dos funcionários.

As despesas também podem ser fixas ou variáveis, pois há algumas coisas que são imprescindíveis de se ter todos os meses, e outras apenas em situações extraordinárias. Algumas delas não possuem nenhuma alteração no valor, já outras podem ter um valor diferente a cada mês. Por conta disso, é preciso ter um planejamento financeiro adequado, com a projeção de todos esses valores.

São exemplos de despesas de um negócio: 

  • Gastos com alimentação de funcionários, entre outros benefícios; 
  • Contas fixas de internet, telefone, luz e água; 
  • Gastos com marketing e publicidade;
  • Impostos.

Construa um financeiro para a sua empresa sem falhas

Agora você já entendeu a diferença entre custo e despesa em um negócio e estará mais pronto para fazer uma gestão completa e sem falhas. Os sistemas ERP e as ferramentas de gestão são aliados para uma organização muito mais prática e sustentável, trazendo percepções e melhores visões do negócio a longo prazo.

Em um sistema, você pode classificar todos os gastos do negócio de forma automática, fazer melhores comparações entre um mês e outro através de relatórios e centralizar todas as informações importantes em um lugar só.A área financeira de um negócio é bastante importante, cheia de informações. Por isso, aproveite para aprender também sobre o que é preço de custo, para que serve e como calcular. Isso é essencial para abrir margem de lucro e projetar o crescimento da empresa!

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Reforma tributária, notebook e calculadora
Conheça o que é a reforma tributária, além de suas vantagens e atualizações para 2025 e atualize os serviços de
duas pessoas conversando sobre como abrir uma empresa
Se você quer ter o próprio negócio, precisa entender como abrir uma empresa de forma simples e organizada. Confira nosso