Empresário contábil em 2021: desafios da profissão

As novidades do mercado fazem com que o empresário contábil tenha que se reinventar. Saiba como!
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Desde o início da revolução digital, são várias as profissões que tiveram que se reinventar e achar novos caminhos para conseguir alcançar seus objetivos e resultados, e isso não é diferente quando falamos sobre o empresário contábil em 2021.

Principalmente desde que a pandemia do Covid-19 começou, são vários os profissionais que precisam entregar um serviço cada vez mais diferenciado e único.

Dessa forma, quem quer se manter relevante, terá que acompanhar o ritmo agitado das mudanças.

E é por isso, que neste artigo apresentamos quais são os maiores desafios do empresário contábil em 2021!

O que é o empresário contábil?

Antes de saber quais são as principais mudanças, é preciso entender o que faz o profissional, qual o dia do empresário contábil e o seu conceito. Primeiro, saiba que ele é a pessoa que propõe metas e faz uma análise de todo o desempenho da equipe para otimizar resultados.

Dessa forma, ele é o profissional que cuida de todas as demandas do ramo contábil para apresentar em reuniões. Comemorado em 12 de janeiro, o profissional precisa ter habilidades técnicas e acompanhar sempre todas as atualizações do mercado, incluindo assim, uma busca constante por qualificação profissional, seja através de experiências do dia a dia ou de um curso de contabilidade.

Quais são as principais mudanças da profissão?

Antes de saber quais são as principais mudanças, é preciso analisar e elaborar um plano de carreira que ajude a nortear seu futuro profissional. Ou seja, é fundamental conhecer todas as áreas e aspectos que estão diretamente ligados ao ramo contábil.

E agora que você já sabe um pouco sobre como começar uma contabilidade empresarial de forma organizada e planejada, veja abaixo algumas mudanças que aconteceram na área. Vamos lá?

1. Assuma o papel de contador consultor

A contabilidade consultiva faz parte de um modelo de negócio em que o contador atua de forma próxima dos seus clientes. Ou seja, interage com eles de forma estratégica para alcançar os melhores resultados para a sua empresa.

Dessa forma, seus clientes conseguem ter muito mais confiança em seu trabalho, passando a enxergar o consultor como aliado e uma peça indispensável para o negócio. Sendo assim, uma parte extremamente importante para a tomada de decisão e não apenas um profissional que cumpre obrigações fiscais em sua rotina contábil.

2. Fazer uso de recursos tecnológicos

Para manter a competitividade do mercado, o empresário contábil precisa acompanhar o ritmo dos avanços tecnológicos. Seja através de um bom ERP, que ajuda a fazer a gestão financeira da empresa com muito mais organização, eficiência e eficácia, ou através de um serviço de inteligência artificial.

A contabilidade na nuvem é fundamental para quem pretende expandir os negócios e aumentar a produtividade da empresa. Isso porque, em sua grande maioria, permite serviços de contabilidade consultiva e personalizada para os seus clientes, com um atendimento muito mais próximo.

3. Entender sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em 2020 e desde então, é importante entender como funciona essa lei. Principalmente porque o escritório contábil online ou físico guardam informações contábeis, fiscais e financeiras de várias empresas e colaboradores e por isso, é preciso ter segurança durante os processos.

Conhecida como LGPD, a Lei nº13.709, de 14 de agosto de 2018 foi sancionada pelo então presidente na época Michel Temer e foi criada para regulamentar todo o tratamento das informações colhidas por parte de empresas, principalmente quando falamos da internet. Dessa forma, proíbe toda transmissão de dados sem consentimento dos titulares.

4. Adaptar-se a todas as mudanças no Simples Nacional

Algumas mudanças também surgiram em 2020 no Simples Nacional, principalmente para quem é MEI. Isso porque, para quem quiser ingressar nessa modalidade, precisa entender que o novo prazo é de 60 dias contados a partir da data de emissão do CNPJ.

5. Ter um atendimento diferenciado

Esse é um ponto que deve ser trabalhado em todas as empresas sem distinção. Oferecer um atendimento personalizado para os seus clientes é garantia de um bom retorno e divulgação de seus serviços de forma orgânica. Por isso, é fundamental ter uma relação cada vez mais próxima com seus clientes para que você entenda todas as dores e proponha soluções eficazes.

Para fazer isso, utilize canais de comunicação variados, desde chamadas de vídeo por um período de tempo pré-determinado, mensagens instantâneas por aplicativos ou até mesmo, em último caso, reuniões presenciais.

Quanto mais soluções você propor ao seu cliente, mais fácil será a parceria entre ele e o contador virtual dar certo! E por isso, para superar todos os desafios da profissão e garantir o melhor atendimento, conte com a Omie para automatizar os processos, agilizar o trabalho e otimizar o tempo.

Com um sistema de gestão de qualidade, você consegue propor uma solução 100% online para emissão de notas fiscais, gestão financeira, resolução de problemas de compras, estoque e produção e ainda uma integração total com o contador. Dessa forma, você consegue evitar possíveis erros ou inconsistências nas informações.

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