Saiba como o sistema ERP pode resolver os desafios do controle de estoque para distribuidora

O ERP é a solução ideal para promover mais precisão e rapidez no controle de estoque na distribuidora. Confira como esse sistema pode ajudar você na gestão!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você já teve problemas com produtos que acabaram no meio de um pedido? Ou já precisou cancelar uma entrega por erro de estoque? Se isso soa familiar, é sinal de que o controle do seu estoque precisa de atenção..

Sem um bom controle de estoque, a distribuidora não é capaz de indicar os tipos de produtos armazenados, suas quantidades e até datas de validade, em caso de perecíveis. 

A boa notícia é que as distribuidoras podem ganhar muito mais eficiência e reduzir erros na gestão do estoque com um sistema ERP, que automatiza tarefas e proporciona uma visão integrada de todas as áreas da empresa.

Como um ERP resolve os principais problemas de estoque em distribuidoras?

Saber exatamente todos os itens em estoque em uma distribuidora é essencial para evitar a compra de produtos sem necessidade ou, ainda pior, prometer ao comprador uma mercadoria que você não pode entregar.

Porém, muitas empresas ainda cadastram as entradas e saídas de forma manual, seja em cadernos, seja em planilhas dispersas, aumentando o risco de falhas. Esse método impede a visualização em tempo real de tudo o que há no estoque, um grande risco ao negócio.

Imagine, por exemplo, que uma distribuidora de bebidas não conta com estoque atualizado em tempo real e, dessa forma, dois vendedores acabam negociando todos os refrigerantes disponíveis para clientes diferentes, com um curto prazo para entrega. Erros como esse são muito prejudiciais, pois comprometem a satisfação do cliente e a reputação da empresa.

Por outro lado, os produtos parados em estoque também são um prejuízo e indicam falhas no cálculo da rotatividade. Dessa forma, a distribuidora perde espaço físico com esses itens e pode ter perdas financeiras. 

Mas, com o ERP para controle de estoque, a distribuidora põe fim a esses problemas. Com esse sistema, o estoque é atualizado em tempo real à medida que são cadastradas as compras e as vendas de produtos. E o melhor é que você economiza tempo, reduz falhas e ainda tem informações estratégicas para gerir o estoque com mais eficiência.

Banner Teste grátis agora top

Benefícios práticos de um ERP na rotina da sua distribuidora

As vantagens do ERP não se concentram apenas em relação à gestão do estoque, uma vez que esse sistema também promove benefícios a outras áreas. Confira alguns dos principais diferenciais do ERP para distribuidoras:

  • reduz perdas financeiras, uma vez que oferece um panorama completo sobre o que há no estoque, incluindo produtos parados e próximos do vencimento;
  • evita atrasos ou falta de entrega, contribuindo para a satisfação e fidelização dos clientes e para a boa reputação da empresa;
  • oferece mais agilidade nos pedidos, já que os vendedores podem consultar todo o estoque em tempo real;
  • contribui para que a equipe fique menos sobrecarregada e mais produtiva com a automatização de tarefas;
  • promove um controle financeiro mais preciso e contribui para uma precificação ainda mais estratégica dos itens;
  • facilita a emissão de notas fiscais e de boletos bancários, além de reduzir tarifas e dispensar e conciliação bancária;
  • proporciona relatórios com informações estratégicas para que você tome decisões rápidas e eficientes para o seu negócio.

Além disso, sistemas como o ERP Omie ainda permitem que você trabalhe primeiro as suas demandas mais urgentes e, se necessário, inclua novos módulos de acordo com as novas necessidades e o crescimento da distribuidora.

O que observar ao escolher um ERP para sua distribuidora?

Para saber como escolher o melhor sistema, o primeiro passo é entender o que você deve avaliar ao conhecer as diferentes opções. É importante, por exemplo, que o ERP tenha uma interface intuitiva e que seja fácil de usar por toda a equipe. Além disso, o suporte rápido, humanizado e em português é fundamental para atender todas as suas demandas.

Em relação às ferramentas para controle de estoque, é essencial que o cadastro de itens, clientes e fornecedores seja prático para agilizar a rotina. Outro diferencial é a possibilidade de controlar o estoque com múltiplos centros de distribuição, promovendo a integração das informações de toda a empresa, o que facilita o dia a dia e a tomada de decisões.

Já a integração entre todas as áreas, como estoque, vendas, compras, financeiro e contábil, permite que você ganhe ainda mais agilidade e precisão na análise das informações. Aliás, é possível até automatizar a conciliação bancária, economizar com tarifas e manter os tributos em dia, mantendo o seu fluxo de caixa sempre saudável e sob controle.

O sistema ERP Omie oferece todos esses benefícios com a integração total entre as áreas a partir de uma ferramenta completa e acessível. Com ele, você garante informações em tempo real sobre o controle de estoque da distribuidora e pode tomar decisões rápidas e mais estratégicas para o negócio, aumentando o faturamento e a satisfação dos clientes.

Como a Omie facilita o controle de estoque na distribuidora?

A Omie proporciona uma solução robusta para o controle de estoque em distribuidoras, com implantação simples, suporte humanizado e acesso às informações em tempo real de onde e quando você quiser. Conheça algumas vantagens:

Entrada automática a partir da nota fiscal do fornecedor

Com o ERP Omie, você não precisa contabilizar o estoque manualmente. Basta cadastrar a nota fiscal dos fornecedores para que os produtos sejam atualizados automaticamente no estoque, sem perda de tempo e com menos risco de falhas.

Atualização de estoque em tempo real após cada venda

Se a entrada no estoque é automática, a saída também é. Assim que o vendedor fecha um pedido, o sistema emite a nota fiscal com base nele e, automaticamente, atualiza o estoque com as novas informações, evitando rupturas.

Relatórios claros para a tomada de decisão

Além de controlar o estoque em tempo real, o sistema Omie permite a emissão de relatórios sobre diferentes parâmetros, do volume de vendas aos preços pagos por produto. Os dados oferecem subsídios para que você tome decisões ainda mais eficientes para o negócio.

Acesso remoto via nuvem

Com acesso 100% via nuvem, você pode acompanhar informações sobre todas as áreas da empresa em tempo real, quando e de onde quiser. Tudo isso em uma interface segura e fácil de usar mesmo por quem não é especialista em tecnologia.

Implantação simples e módulos adicionais

Diferente de outros sistemas engessados ou com implantação demorada, a Omie oferece uma ativação simples, suporte humanizado em português e personalização conforme o tamanho e o ritmo de crescimento da sua distribuidora.

E o melhor é que você pode adicionar novos módulos conforme o ritmo de crescimento da empresa sem precisar migrar de sistema de controle de estoque.

Descomplique o seu estoque com a Omie

Se o controle de estoque na distribuidora é um desafio, a Omie ajuda você a descomplicar! Com uma plataforma completa e fácil de usar, você tem todas as informações que precisa em apenas alguns cliques, agilizando a rotina e evitando perdas. 

Pronto para acabar com os erros de estoque e ter total controle da sua operação? Fale com a Omie agora mesmo e veja como o ERP pode transformar a gestão da sua distribuidora, aumentando produtividade e faturamento desde os primeiros meses.

Pronto para acabar com os erros de estoque e ter total controle da sua operação? Fale com a Omie agora mesmo e veja como o sistema ERP pode transformar a gestão da sua distribuidora, aumentando produtividade e faturamento desde os primeiros meses.

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados

Gestão, Sou empreendedor

O sistema ERP Omie integra vendas, estoque e finanças, oferecendo controle total e suporte dedicado, tornando-se um diferencial competitivo para

Gestão, Sou empreendedor

Saiba por que a portabilidade ERP é uma decisão estratégica, como avaliar a migração e o que muda na sua

Gestão, Sou empreendedor

Saiba como a integração da Omie Store com o ERP Omie simplifica a gestão empresarial. Descubra os principais apps e