Sustentabilidade empresarial e ESG: saiba as diferenças!

Entenda melhor a diferença entre sustentabilidade empresarial e ESG!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Apesar de confundidos, a sustentabilidade empresarial e o ESG, mesmo ligados, são termos e conceitos diferentes. Porém, o objetivo de ambos é o mesmo: melhorar as práticas da empresa, contribuindo ainda mais para o meio ambiente e aumentando as chances de sucesso.

Para ter uma ideia, essas ações são tão importantes que 37% das pessoas que participaram de uma pesquisa da Opinion Box disseram que já deixaram de consumir produtos de negócios que não possuem práticas de preservação ambiental.

Mas, quais as diferenças entre o ESG e a sustentabilidade social e como, de fato, elas se relacionam, contribuindo para as pequenas e médias empresas crescerem? Leia até o final e descubra!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 57

Você já sabe as diferenças entre ESG e sustentabilidade empresarial?

Como citamos, ambos conceitos são confundidos. Apesar de estarem relacionados, o ESG e a sustentabilidade empresarial são diferentes.

Podemos dizer que o primeiro termo é mais um conjunto de práticas que liga fatores ambientais, sociais e de governança corporativa. Enquanto o segundo, possui uma visão mais abrangente sobre questões sociais e de preservação ambiental. Basicamente podemos considerar as seguintes diferenças entre eles:

  • ESG: focado em reduzir riscos, ações e práticas específicas e mensuráveis, ligado às práticas internas.
  • Sustentabilidade empresarial: focada em oportunidades amplas para a sociedade, ações mais amplas e com alcance a longo prazo, ligada às práticas e relações externas.

Ou seja, enquanto a sustentabilidade empresarial conta com ações estratégicas, indo além de apenas reduzir o impacto ambiental, o ESG determina os aspectos que vão qualificar essas ações, aumentando as oportunidades de investimento.

Entender essas diferenças é fundamental para os empreendedores que buscam aumentar a responsabilidade social em sua empresa e fazer parte de um mercado mais responsável. Estar de olho e conhecer esses termos pode fazer toda a diferença na gestão, entrega e resultados do seu negócio.

Prova disso é uma pesquisa da Forbes em que 92% dos entrevistados afirmaram que possuem maior tendência em confiar em empresas ambiental ou socialmente responsáveis. Outro exemplo, é um estudo da consultoria BSR.

Nele, 72% dos entrevistados representantes de empresas informaram que mudanças climáticas apresentam riscos significativos para os negócios, incluindo as receitas, despesas e operações.

Com base nisso, fica claro que é de extrema importância conhecer cada um deles. Afinal, eles contribuem de diferentes formas para que a empresa se destaque no mercado. Para te ajudar a entender melhor sobre o tema, separamos os detalhes. Confira.

ESG: o que é?

O ESG, é a sigla para Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança, em português).

Esses aspectos formam um conjunto mensurável de ações praticadas no ambiente interno da empresa. Por esse motivo, o ESG é muito associado a investimentos e ao lado financeiro da empresa. A importância do ESG, porém, vai além.

Ele mede o desempenho da empresa em todas as questões relacionadas aos seus pilares. Cada um possui sua própria característica e importância. Veja abaixo.

  • Social: são os fatores sociais de um negócio. Ou seja, políticas internas e externas, inclusão e diversidade, engajamento e produtividade, projetos sociais, relação com a comunidade, segurança de dados, entre outros.
  • Governamental: são os aspectos governamentais corporativos, como planejamento, transparência, legalidade, auditorias, ética, entre outros.
  • Ambiental: relacionado ao meio ambiente. São práticas adotadas pelo ESG para criar iniciativas com o objetivo de reduzir emissão de gases e poluentes, gestão de resíduos, reflorestamento, eficiência energética, reciclagem, entre outras.

Os empreendedores que adotam e implementam corretamente as práticas ESG conseguem se destacar no mercado, por mais competitivo que ele seja, de forma natural e sustentável. Agregando maior valor ao negócio, produtos e entregas.

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial também é um conjunto de práticas, porém, está mais relacionada com o desenvolvimento sustentável. Ela é mais abrangente, não está ligada apenas ao uso inteligente de recursos naturais.

As práticas em questão estão relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, para que os empreendedores impulsionem seus negócios, suprindo as necessidades e demandas do mercado, sem afetar o meio ambiente.

Ou seja, são boas práticas baseadas em respeito ao meio ambiente, valores éticos, desenvolvimento sustentável das comunidades locais, mas sem deixar de lado o crescimento econômico.

O empreendedorismo social é um bom exemplo. São negócios que entendem a importância dessas ações e investem cada vez mais em soluções sustentáveis para que seus negócios evoluam, se destaquem, mas não deixem de lado a comunidade e o ambiente.

São empresas que propõem práticas sustentáveis que englobam todos ao seu redor, visando gerar inovação e oportunidade, a fim de maximizar os lucros e gerar oportunidades.

Responsabilidade empresarial é ser competitivo!

Nos últimos anos, questões ligadas à sustentabilidade empresarial e ao ESG têm impactado cada vez mais os negócios. Tanto pelos aspectos ambientais, quanto pelo que diz respeito à empresa.

Os empreendedores começaram a entender que não precisavam focar em ter lucros ou ajudar o meio ambiente. Poderiam criar ações que interclassem os dois objetivos. Ou seja, eles perceberam que, através do ESG e sustentabilidade empresarial, é possível alcançar novos patamares, mais estratégicos, assertivos e com excelentes resultados.

Isso significa uma nova maneira de se sobressair entre os concorrentes e aumentar a competitividade empresarial no mercado. Os resultados das empresas que trabalham implementando práticas sustentáveis junto com o ESG são extremamente positivos.

Além de se destacar no mercado, atraindo novos clientes, investimentos e oportunidades, você consegue reduzir custos, melhorar a relação com os públicos, garantir satisfação, ter mais transparência nos processos e muito mais.

Tudo isso se intensifica com o uso de soluções inovadoras. Elas chegaram para facilitar as ações de sustentabilidade, contribuindo para processos mais otimizados e transparentes, com responsabilidade ambiental e social. Esses pontos vêm tornando o trabalho mais competitivo e estratégico.

A inovação começa com tecnologia!

A sustentabilidade empresarial e o ESG são essenciais para que a empresa se destaque, enquanto cria um modelo de negócio responsável, sem precisar escolher um lado. É possível manter a relevância e contribuir para um mundo melhor.

Dessa forma, a sustentabilidade na empresa não precisa ser um problema. Uma das formas mais assertivas de tornar sua empresa inovadora é utilizar a tecnologia como aliada. Seja para desenvolver novas ideias, criar e acompanhar ações sustentáveis, ou gerenciá-las.

Hoje, para sair na frente é essencial investir nessas práticas. Utilizar um sistema de gestão online, por exemplo, é uma dessas maneiras de melhorar os processos e garantir bons resultados, sem gerar resíduos poluentes, enquanto contribui para um mundo melhor.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado