Entender como agregar valor ao produto vai muito além de analisar o mercado e conhecer os seus concorrentes. É preciso dominar técnicas que possibilitem isso de forma estratégica, com base na inovação, tecnologia, testes e pesquisa.
Grande parte dos empreendedores deseja que seus produtos tenham mais valor, não só no que diz respeito ao quesito financeiro, mas também na qualidade e na excelência ofertadas aos clientes. Ou seja, saber como agregar valor é fundamental para o crescimento da sua empresa e para melhorar a experiência dos seus consumidores.
Para que você entenda mais sobre como agregar valor ao produto e ao serviço da sua empresa, preparamos este artigo. Nele, você vai descobrir quais são as estratégias que te possibilitem isso e a importância delas para o seu negócio. Acompanhe a leitura!
O que é agregar valor?
Antes de conhecer as técnicas, é preciso entender mais sobre o que significa, de fato, agregar valor. O termo está relacionado à experiência do cliente. Isso quer dizer que o valor agregado de um produto é tudo aquilo que você faz para tornar a experiência do seu cliente ainda mais significativa.
Ou seja, podemos dizer que agregar valor é se diferenciar dos concorrentes, com uma forma única de conquistar o seu público-alvo.
Dessa forma, fica claro que nem sempre o preço e o valor serão as únicas maneiras de tornar um produto melhor. Isso pode ser feito por meio de um atendimento personalizado, processos mais ágeis e, até mesmo, complementando serviços no pós-venda ou com a atuação de áreas estratégicas, como a de Customer Success.
Sendo assim, agregar valor é o que você e sua equipe fazem para melhorar a experiência do seu público-alvo, aumentando a credibilidade e a satisfação com a empresa.
Por que é importante agregar valor à marca e a um produto?
Todo empreendedor sabe que o cliente é a chave para o sucesso do crescimento. Por isso, investir em ações que otimizem a experiência do consumidor é fundamental para a percepção deste com a marca.
Quando o valor agregado é feito de forma estratégica, com ações bem planejadas e personalizadas conforme o público-alvo e o produto, os resultados são excelentes. Além de conquistar a confiança do público, você se destaca no mercado e aumenta o seu nível de competitividade, atingindo novos públicos e elevando o crescimento da sua empresa.
No valor agregado, por exemplo, junto à encomenda, você pode enviar um brinde que o cliente não estava esperando. Isso vai tornar a percepção dele ainda melhor sobre a sua empresa. O atendimento personalizado, as entregas no prazo e os feedbacks positivos são outros exemplos de valor agregado.
Com isso, a sua empresa ganha não só credibilidade e posicionamento no mercado, mas também aumenta o nível de satisfação dos clientes, conquistando mais confiança e uma relação mais próxima com a fidelização.
Como agregar valor ao produto e à marca
Para entender mais sobre como agregar valor aos seus produtos e também à sua marca, é essencial considerar alguns pontos. Antes de mais nada, tenha em mente que apenas conhecer o produto e suas funções não é o suficiente.
É preciso ir além, conhecendo o público-alvo e os concorrentes, por exemplo. Acompanhe a leitura!
1. Conheça seu público-alvo
O público-alvo é quem você deve atingir. É a quem você deve direcionar o seu foco e possibilitar a melhor experiência para suprir as necessidades, sejam elas específicas ou gerais.
Assim, conhecer bem o seu público e o que eles esperam vai te ajudar a buscar o seu diferencial e disponibilizar produtos que atendam essas necessidades de forma única, elevando a experiência e superando expectativas.
2. Tenha muito conhecimento sobre o seu produto e negócio
Como dissemos anteriormente, apenas conhecer seu produto e suas funções não é o suficiente para oferecer o valor agregado desejado. Você precisa conhecer, em detalhes, todas as suas especificações, sua finalidade no mercado, entender por que as pessoas o buscam e como a sua empresa se encaixa nesse necessário.
Com isso, você consegue informações importantes para a sua atuação e quais as estratégias e ações utilizar para agregar valor ao seu produto, com base no cenário em que ele se encontra.
3. Estude os seus concorrentes
Assim como conhecer o mercado, conhecer os concorrentes é fundamental. Você pode utilizar pesquisas de mercado para estudar as ações que eles promovem, por exemplo, além de monitorar suas campanhas, sites e outros pontos de foco.
Outra ótima forma de estudar seus concorrentes é fazendo benchmarking, uma técnica de comparação das melhores práticas de empresas que atuam, ou não, no mesmo segmento que o seu. Dessa forma, você consegue entender o que você pode melhorar e o que pode se manter como está, com base no mercado, nas necessidades dos seus clientes e na atuação dos concorrentes.
4. Tenha um diferencial
Poucos empreendedores conhecem a importância de encontrar um diferencial mais personalizado e específico para seus produtos e serviços. Porém, isso é fundamental, sobretudo em tempos em que as opções são inúmeras e estão a apenas um clique de distância.
O diferencial do seu produto ou serviço vai ajudar você a se destacar competitivamente no mercado e atrair mais clientes. Quando bem comunicado, ele contribui significativamente para o crescimento e a percepção positiva da sua empresa, agregando ainda mais valor.
5. Elabore embalagens interessantes
Pode não parecer, mas a percepção que um cliente tem sobre a embalagem acaba se tornando fator de decisão da compra.
Por isso, vale a pena investir um pouco mais nesse quesito, afinal, os consumidores irão escolher e dar preferência àquelas embalagens que chamem a atenção e cumpram o que prometem. Além disso, o design da embalagem dos seus produtos é outra forma de agregar valor.
Uma dica é ficar atento às tendências de empreendedorismo sustentável e investir em embalagens que possam ser reaproveitadas de alguma maneira. Ainda, ofereça incentivos para recolher ou oferecer produtos que possam ser retornáveis, caso isso seja possível no seu ramo de negócio.
6. Fortaleça o relacionamento com seu público
Garanta que o seu time de atendimento esteja sempre disponível para tirar dúvidas e auxiliar nas mais diversas ocasiões.
O atendimento personalizado e a comunicação assertiva são essenciais para fortalecer esse relacionamento. Lembre-se de que o cliente é a razão do seu negócio, e, quanto melhor for o seu relacionamento com ele, melhores serão suas avaliações e índices de satisfação. Além, é claro, da confiança do seu público, que é uma das melhores formas de agregar valor à sua marca.
7. Use a tecnologia
A tecnologia é a maior aliada de um negócio, independentemente do porte e do segmento em que esteja presente. Com ela você melhora processos, garante que as atividades sejam realizadas em dia e nos prazos corretos e muito mais!
Mas, no que diz respeito a agregar valor, a tecnologia proporciona não só produtos e serviços melhores e personalizados, mas também melhora a experiência do cliente com a empresa e tudo que ela oferta.
8. Proporcione uma excelente experiência aos seus consumidores
A experiência do cliente deve ser um ponto de atenção. Quanto mais personalizada e otimizada for, melhores serão os seus resultados e o alcance da sua empresa. Quando o seu consumidor tem uma experiência diferente, única, a tendência a indicar e recomendar sua empresa é maior.
Por isso, sempre invista em ações que melhorem e tornem o processo ainda mais significativo.
Agregue valor enquanto otimiza seus processos
Agora que você entende o que é agregar valor para sua empresa e serviços, já pode começar a colocar em prática tudo o que apresentamos até aqui – o conceito de agregar valor, qual sua aplicação e como fazê-lo a depender do nicho de mercado e atuação. Agregar valor não é só usar as melhores matérias-primas, mas também investir na experiência do cliente e das personas.
Lembre-se de utilizar a tecnologia a seu favor. Ela será sua maior aliada para otimizar processos, aumentar a produtividade da sua equipe e conquistar a satisfação dos seus consumidores. Além disso, mantenha-se informado com as novidades mais importantes do mundo dos negócios no Blog Omie!