Quais as 8 etapas do plano de negócios? Passo a passo para usar todas

Criar um plano de negócios ajuda empreendedores e gestores a organizarem a operação para crescer de forma saudável. Veja aqui!
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Seja para montar uma empresa do zero ou organizar uma operação que já está rodando, é preciso criar um plano de negócios. Esse documento, entretanto, deve servir como um verdadeiro guia para acelerar o crescimento — e não apenas como um check list gerencial. 

A partir de um passo a passo simplificado, será fácil construir o plano da sua empresa sem quebrar a cabeça com isso. E mais: construí-lo de uma forma útil, para ser um documento de consulta e apoio na sua gestão. 

Por isso, confira as etapas, se planeje para montá-lo e colocá-lo em prática da maneira correta. Todo empreendedor gosta da parte prática, mas a teoria pode te ajudar (e muito) a conquistar seus objetivos.

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Identidade organizacional

Definir a identidade organizacional deve ser uma das primeiras etapas para elaboração de um plano de negócios. Sem ela, não é possível avançar nos passos seguintes. Afinal, é nesse momento que você deve estabelecer uma visão geral da sua empresa. 

Para isso, é preciso considerar os seguintes pontos:

  • Missão: é a razão pela qual a sua empresa existe. Na hora de descrevê-la, seja claro e conciso, mas também inspirador — é a sua missão que vai atrair os melhores talentos, parceiros e clientes;
  • Visão: onde você quer chegar com o seu negócio em determinado período. Quando pensar nela, seja ambicioso, mas também estabeleça um prazo flexível e real para atingir seus objetivos;
  • Valores: o que a sua empresa não abre mão para exercer sua missão e atingir sua visão. Não se esqueça de escrevê-los de forma clara e usá-los como base para todas as tomadas de decisão. Isso vai fortalecer a cultura da organização.

Com esses três conceitos bem definidos, ficará mais fácil seguir com um plano de negócios eficiente

Objetivos do negócio

Se você está iniciando agora no mundo do empreendedorismo, deve ter dúvidas sobre “como abrir meu próprio negócio?”. E se você já é gestor há algum tempo, mas quer ganhar eficiência e crescer de forma saudável, já deve ter se perguntado “como consigo fazer mais, com menos?”.

Ambas perguntas podem ser respondidas com um único conceito: foco. É a partir da priorização e da definição de objetivos de negócio que a sua empresa consegue se manter relevante no mercado. Mas como definir esses objetivos? Bem, é mais simples do que se imagina.

O que você precisa ter em mente é que os objetivos do negócio devem ser relevantes, mensuráveis e alcançáveis. 

Por isso, muitas empresas usam a metodologia OKR (Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave, em português). Essa sigla resume uma fórmula para estruturar metas. Veja a seguir:

  • Objetivo: “Para onde a empresa precisa ir?”
  • Resultados-chave: “Como sabemos que estamos chegando lá?”

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Análise SWOT

A terceira etapa da construção do seu plano de negócios é fazer a análise SWOT (ou FOFA, em português: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). 

Essa ferramenta ajuda as empresas a compreenderem seus cenários: tanto internos quanto externos. Veja a seguir como ela funciona:

  • Forças (Strengths): Mostra o que sua empresa faz muito bem, ou seja, seus pontos fortes. 
  • Fraquezas (Weaknesses): Aqui, você deve listar o que sua empresa não faz tão bem.
  • Oportunidades (Opportunities): Analisar os fatores externos também ajuda a posicionar sua empresa e te ajuda a monitorar o que pode ser aproveitado. 
  • Ameaças (Threats): Se antecipar às coisas ruins que podem acontecer no futuro e afetar a empresa também é uma forma de se planejar. 

Estudo de mercado

Na etapa de estudo de mercado, é interessante que você consiga trazer as informações coletadas durante a análise SWOT. Assim, ficará mais fácil encontrar as verdadeiras oportunidades de negócio para a sua empresa poder focar.

Nesse momento, lembre-se de pensar em:

  • tendências;
  • mercado alvo;
  • perfil dos concorrentes;
  • vantagens competitivas que seu negócio já possui.

Desenho do cliente ideal (ICP)

Para criar um ICP (Ideal Customer Profile) eficaz, comece pesquisando e analisando seu mercado e identifique características comuns entre seus clientes que tem maior fit com seu produto ou serviço. 

Em seguida, crie perfis detalhados de acordo com: 

  • sexo
  • renda
  • localização
  • motivações pessoais
  • outras informações que ajudem seu time a focar em um público específico, que vai trazer mais faturamento para sua empresa.

Encontre oportunidades de dores e soluções 

Após realizar o desenho do cliente ideal, ficará mais fácil compreender suas dores e necessidades. 

Assim, é possível criar soluções alinhadas a essas dificuldades – e isso se tornará muito mais fácil de vender no dia a dia, aumentando a eficiência do time que traz receita para a empresa.

Desenhe um plano financeiro

O plano financeiro vai variar conforme os tipos de planos de negócios. Entretanto, é indispensável que seu projeto tenha:

  • Análise financeira atual
  • Metas e objetivos financeiros
  • Projeções financeiras
  • Orçamento operacional
  • Plano de investimentos

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Crie um plano pessoal

Gestores e empreendedores que estão à frente de uma operação em crescimento também precisam se comprometer em um nível pessoal. 

Por isso, é importante que você consiga organizar sua rotina para que a produtividade seja o foco. Isso significa:

  • Dormir bem
  • Realizar exercícios físicos 
  • Ter uma alimentação correta

Ter um plano pessoal é essencial para empreendedores. Ele traz clareza aos objetivos, evita desgaste e desequilíbrio entre vida profissional e pessoal. Estabelecer hábitos e rotinas eficazes maximiza a produtividade e a eficiência, promovendo o sucesso a longo prazo.

Perguntas e respostas para criação do plano de negócios 

Quais são as fases de um negócio?

O ciclo de vida de um negócio inclui as fases de concepção, planejamento, lançamento, crescimento, consolidação, maturidade, declínio, renovação e, eventualmente, saída ou sucessão. 

Cada fase apresenta desafios e oportunidades únicas, e o sucesso depende da gestão eficaz e da capacidade de adaptação às mudanças do mercado.

Como elaborar um plano de negócios eficiente?

Para elaborar um plano de negócios eficiente, comece com um resumo executivo, descreva o negócio, realize uma análise de mercado, desenvolva projeções financeiras, identifique riscos e planos de saída, e mantenha o plano flexível para adaptações. 

Este documento servirá como um guia para a gestão e crescimento da empresa, e revisões periódicas são essenciais para mantê-lo atualizado e relevante.

Para que serve um plano de negócios?

Um plano de negócios permite guiar a empresa, definir metas, tomar decisões informadas, atrair investidores e parceiros, planejar financeiramente, gerenciar operações e medir o progresso. 

Seguir o plano de negócios fica mais fácil com um sistema ERP

A formulação de um plano de negócios se torna um pilar fundamental para o alcance de metas sustentáveis. 

A integração estratégica de tecnologia e informações desempenha um papel vital em todas as fases desse processo. 

Ao adotar soluções empresariais inovadoras, como as oferecidas pela Omie, você garante a otimização de operações, elevando a competitividade e a eficácia no mercado. 

Convidamos você a explorar o que o sistema ERP pode proporcionar, transformando visões em conquistas tangíveis. Descubra mais sobre nossas soluções.

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