Ideias de negócios lucrativos em 2020: como vender online

Possuir um negócio lucrativo é estar constantemente atualizado às últimas demandas do mercado. Por isso, saiba formas de vender online e por onde começar.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Independentemente do segmento da sua empresa, para que ela esteja entre as opções de negócios lucrativos, é preciso que seu modelo de gestão e vendas esteja adaptado para a era das compras online.

De acordo com a empresa de inteligência Compre&Confie, o setor de saúde foi o que mais cresceu entre março e abril deste ano em vendas online com um aumento de 131% no faturamento, seguido por beleza e perfumaria com 74%, instrumentos musicais com 56%, pet shop com 47% e esporte e lazer com 40%.

Tal mudança de hábito fez com que itens menores e mais baratos, como compras de alimentos e bebidas, ganhassem espaço no segmento de e-commerce. Comparado ao mesmo período de 2019, o setor cresceu 44%, segundo a Compre&Confie.

Outra informação para levar em consideração ao desenvolver negócios online é que, de acordo com o Google Trends, a procura por “entregas perto de mim” cresceu mais de 200% desde março, o que indica que o público está à procura de serviços que ofereçam uma boa relação custo-benefício, qualidade e frete mais rápido e barato.

61bb4e147ad2cd71978b2964 banner cta 5

Veja 6 formas de vender online

Abaixo, apresentamos  algumas soluções, desde as mais práticas até as ações que exigem maior planejamento financeiro e que podem ser utilizadas por quem quer investir em pequenos negócios lucrativos, de diferentes portes, para vender online.

1. E-commerce

Possuir um e-commerce próprio oferece algumas vantagens competitivas, como a criação de listas de categorias de produtos, o que torna a usabilidade mais amigável ao usuário, além da integração de um processador de pagamentos para vendas seguras e domínio próprio para a sua marca.

2. Aplicativo

Para quem procura fidelizar clientes, aplicativos de lojas proporcionam uma comunicação mais próxima ao consumidor por meio de notificações, canal direto de vendas e uso de inteligência artificial para oferecer uma lista de produtos direcionados conforme o hábito de consumo de cada usuário.

3. Redes sociais

O Facebook e o Instagram oferecem o recurso de “loja virtual”, que permitem vender online produtos sem sair da plataforma. Lembrando que a funcionalidade está disponível apenas para páginas e contas comerciais. Para vender, é necessário configurar a funcionalidade no Facebook Shop e no Instagram Shopping.

4. WhatsApp Business

O WhatsApp Business permite a criação de um catálogo de produtos dentro do aplicativo, respostas automáticas para agilizar o atendimento e etiquetas para organizar as conversas e evitar que alguma dúvida ou solicitação do cliente fique pendente.

5. Afiliados

Você também pode encontrar interessados em se afiliar ao seu negócio. Nesse caso, a venda online de produtos é amplificada conforme a rede de contatos e a influência do promotor da marca.

6. Franquias

A principal vantagem de investir na compra de uma franquia é não precisar desenvolver a autoridade da sua marca do zero. Outro ponto é o custo de investimento mensurável, dado que existem outras experiências e infraestrutura já desenvolvidas. Nesse mercado, vale destaque para as franquias de tecnologia.

Tendências de transformação digital para investir

O maior motivo para considerarmos um negócio lucrativo é possuir uma boa receita, certo? Por isso, após definir o que vender, considere a melhor forma de realizar esse processo. Saiba as principais tendências da transformação digital no setor.

Crescimento dos marketplaces

Marketplace é uma plataforma que vende produtos próprios e, também, de outros vendedores. É o caso, por exemplo, do Mercado Livre, das lojas do Grupo B2W, como Americanas e Submarino, a Magalu e a Via Varejo, organização responsável pelos e-commerces da Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.

A lógica do marketplace é que, se você possui uma loja com alcance limitado ou sem um sistema para garantir facilidade e segurança na compra de produtos online, pode contar com a estrutura de e-commerces conhecidos entre o público.

Como contraponto, é cobrada uma taxa sobre os produtos vendidos. Por isso, é importante analisar se vale a pena considerar o recurso dentro de ideias de negócios lucrativos.

Integração da loja física com o online

Já para empresas que estão em uma fase mais consolidada da jornada digital, procurar oferecer uma experiência omnichannel ao consumidor é um diferencial. Assim, integrar a loja física às opções de aquisição do produto online é uma boa aposta.

Experimente oferecer soluções como comprar no site e retirar na loja e fornecer acesso a informações como tamanho e numeração por meio de uma assistente virtual ou autocaixas.

Aplicativos de entrega

Os aplicativos de entrega são utilizados por microempresas que preferem terceirizar o frete. O modelo também é uma opção para ampliar o alcance do seu negócio. Há apps focados em delivery de comida e outros que oferecem entrega de diferentes produtos. Para isso, é preciso se cadastrar nas plataformas e verificar as condições de uso, assim como vantagens e desvantagens.

Pagamento sem contato

Para evitar o contato físico, pagamentos sem toque tendem a crescer e ganhar mais espaço em relação ao dinheiro e ao cartão. O pagamento por meio de QR Code e contactless (pagamento por aproximação do cartão) são tecnologias já utilizadas por alguns players do mercado.

Um futuro cada vez mais integrado

A tecnologia veio para tornar os negócios mais lucrativos conforme otimiza processos e automatiza ações administrativas. Dessa forma, o empreendedor consegue investir mais tempo e recursos em viabilizar o crescimento e expansão da empresa, fortalecer o relacionamento com o cliente no pós-venda e desenvolver a carreira de sua equipe.

Por isso, a Omie oferece, além de um sistema de gestão disponível para companhias de todos os tamanhos e diversos segmentos, treinamentos exclusivos e uma loja de aplicativos para integrar ao seu software empresarial, desenvolvendo todo o potencial do seu negócio.

5f1f27041d78e6e02a597152 kqVcxavRk0V gBhr6O4 VR2vxW7l6Mq 0u8Gp Uc2k f4cgYVkd 11n6rzhe cgEqUeKkuWqjQO6Fp4NQok5egnIp6RMh6wLN7lpgMb0Apq0QjZW79 ml NEKfiItAa7PoKG1RJR
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Entenda o que é qualificação cadastral eSocial e fique por dentro das regularidades trabalhistas. Confira o passo a passo elaborado
Conheça mais detalhes sobre o Sistema de Informação Gerencial e como ele pode impulsionar o sucesso do seu negócio.
DASN Simei: homem com celular e notas

MEI

Aprenda como declarar e evite multas e juros pelo não envio das informações corretas.