Plano de negócios: o que é, por que e como fazer?

Um bom plano de negócios vai ajudar sua empresa a atingir os principais objetivos de forma consistente.
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Você sabe o que é um plano de negócios? Esse é um documento essencial para organizar e estruturar todos os objetivos da organização, metas a serem alcançadas, possíveis riscos e oportunidades de crescimento.

Essa ferramenta é importante para conquistar uma visão estratégica sobre o empreendimento e guiar a empresa na tomada de boas decisões, trazendo mais controle e possibilidades de expansão. Conheça a importância do plano de negócios e saiba como desenvolver um para a sua organização.

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O que é plano de negócios?

Independente do formato em que está sendo desenvolvido, um bom plano de negócios é aquele que realmente tem informações valiosas e ajuda a guiar os passos e decisões de um empreendimento.

Esse documento precisa conter de forma clara todos os objetivos e visões sobre o futuro, ampliando as oportunidades e ajudando a prever riscos. 

Além disso, um plano de negócios tem diversas funcionalidades, por isso é importante estar alinhado com todas as etapas, desde o atendimento ao cliente, fornecedores, estoque, até as vendas.

Qual é a importância do plano de negócios?

Ter um plano de negócios auxilia no ajuste de ideias de uma empresa, fazendo com que ela se torne palpável e a projeção de crescimento seja mais fácil de visualizar. Ainda, é importante para construir sinergia entre a administração, estratégia, operações e controle financeiro.

Ademais, esse documento pode ser alterado a qualquer momento, conforme os objetivos e modelo de negócio. Além disso, uma das funcionalidades de criar e seguir as etapas do plano de negócios é conseguir o reposicionamento da marca ou lançamento de um novo produto de forma efetiva, visto que é possível fazer um estudo de mercado com muito mais embasamento da utilidade.  

Dentre algumas vantagens de ter um bom plano de negócios, estão:

  • organização da administração do empreendimento;
  • planejamento da expansão ou para o início de um novo negócio;
  • fornecimento de dados para o desenvolvimento de estratégias efetivas;
  • transparência de processos para aprimorar a comunicação interna;
  • captação e direcionamento de recursos financeiros e humanos. ‍

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Como fazer um plano de negócios?

Antes de elaborar um plano de negócios, é preciso entender e analisar o momento atual da empresa, alinhar o propósito dentre todas as áreas e entender as maiores prioridades para, assim, construir um documento eficiente. Confira alguns passos para ajudar você a iniciar esse processo.

Responda algumas perguntas

É preciso entender e determinar quais são os princípios básicos do negócio, como missão, visão e valores da sua marca. Isso porque, é essencial visualizar que tipo de negócio você está construindo e como os seus produtos ou serviços preenchem uma lacuna no mercado.

Para tanto, entenda quem são seus concorrentes, o que eles estão fazendo de positivo e o que evitar, o diferencial da sua empresa, a influência que seu empreendimento pode exercer na sociedade e como você pretende promover os valores associados ao uso dos seus produtos ou a contratação de serviços. 

Investimento

Quando se fala em investimento, não deve ser considerado apenas o financeiro dentro da estratégia de negócios, mas também os recursos humanos e o enquadramento tributário. 

Assim, estabeleça possibilidades quanto à localização da empresa, o número de funcionários necessários, a estrutura física e a matéria-prima que será utilizada na elaboração dos produtos.

Nesse momento, uma boa dica é contar com um plano operacional. Esse complemento ao plano de negócio procura detalhar como o empreendimento está estruturado, do ponto de vista físico, equipamentos, capacidade produtiva e funções do quadro de funcionários. ‍

Custos e estimativa de vendas

É preciso ter controle e calcular todos os custos da operação. Desse modo, considere também a carga tributária e o capital de giro para, assim, garantir uma área financeira saudável e consistente. Ainda, tenha em vista a margem de lucro para tangibilizar a rentabilidade do negócio.

Estratégia de negócio e análise de mercado

Muito além de analisar seus concorrentes, foque em encontrar bons fornecedores e compreender os desejos dos seus futuros clientes. Nesse sentido, defina o potencial de precificação e a urgência do seu produto.

Aqui, é importante também conhecer melhor o seu produto e suas possibilidades, a fim de ampliar o público interessado e fazer um melhor estudo de público-alvo. 

Saiba como direcionar esse estudo analisando público-alvo, área de atuação e concorrência para realizar uma boa estratégia de negócios.

Público-Alvo

A definição de público-alvo vai ajudar a segmentar o seu empreendimento. Mas é essencial fazer esse mapeamento no plano de negócios para entender as chances de sucesso da sua empresa. Para isso, considere as seguintes questões:

  • Quem vai comprar os seus produtos ou serviços?
  • O que essa pessoa de fato comprará?
  • Por que ela vai comprar?
  • Qual é o hábito dessa pessoa no dia a dia?
  • Qual é o perfil dela?

Respondendo essas perguntas, você entenderá para quem está vendendo e qual o seu perfil ideal de cliente, trazendo soluções mais estratégicas e efetivas visando o crescimento do negócio a longo prazo.

Área de atuação

Para entender as chances e as oportunidades que podem aparecer, os empreendedores precisam analisar a fundo o mercado e segmento em que pretendem atuar. Para tanto, faça pesquisas de tendência de mercado, entenda se ele está em crescimento ou não, dentre outros pontos a serem considerados.

Concorrência

Entender quem são e como atuam os concorrentes do seu empreendimento vai possibilitar que você crie e desenvolva novas estratégias para, assim, sair na frente, abrindo vantagem competitiva.

Uma boa forma de fazer isso é listar os principais concorrentes. Depois disso, faça uma pesquisa mais aprofundada, analise informações, como seu site, em quais redes sociais eles estão presentes, quais são as campanhas que fazem e outras coisas que você considere importante.

Plano de marketing

Com todas as informações em mãos, é hora de planejar como serão feitas as vendas e como você se comunicará com o público. Entenda quais são as estratégias utilizadas para atrair e reter clientes na sua empresa, estudando os canais de marketing e realizando um bom posicionamento de marca.

Análise estratégica dos cenários

Para estar prevenido, considere cenários não tão favoráveis. Esses cenários podem ser visualizados com a análise SWOT. Entenda como a empresa pode reagir frente a uma crise econômica ou a um número de vendas abaixo do esperado. 

Informações importantes para construir um plano de negócios

Há muito o que considerar na hora de construir um bom plano de negócios. Para ajudar você a colocar a mão na massa de forma eficiente, separamos alguns conteúdos que serão essenciais para guiar na estruturação desse documento tão importante. Confira:

Como fazer um plano de negócios eficiente?

Agora, você já tem em mãos tudo o que precisa para realizar um plano de negócios eficiente e elevar o nível da sua empresa, atingindo as metas e realizando os maiores objetivos do empreendimento.

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