Tendências de negócios: 8 ideias para conhecer

Veja quais são as principais tendências de negócios para 2023 e saiba como se destacar e aumentar sua competitividade no mercado.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Encontrar novas oportunidades para empreender em cenários desafiadores pode provocar incertezas e exigir decisões complexas. Em 2023, existem diversas tendências de negócios com um espaço promissor no mercado, oferecendo soluções que vão suprir as necessidades do público. 

As sugestões podem envolver tomadas de decisão a longo e curto prazo, como a definição do modelo de vendas, opção por produtos mais nichados e comercializados em menor escala ou, ainda, a adoção da tecnologia como mediadora no processo de produção. 

Por isso, a Omie separou ideias de negócios lucrativos para ficar de olho na hora de investir esforços e dinheiro em 2023. Saiba quais são as principais tendências de negócios, por que investir nelas e como aproveitar boas oportunidades para empreender e aumentar sua competitividade no mercado.

Por que é importante conhecer as tendências de negócios?

As tendências de negócios são criadas a partir da necessidade de inovação para suprir uma lacuna no mercado. Acompanhar quais são as tendências é importante para qualquer empreendedor, ainda mais em uma economia competitiva como a atual, em que é preciso estar à frente e ter um diferencial dos concorrentes. 

Portanto, as tendências de negócio auxiliam a interpretar as mudanças de comportamento para oferecer produtos e serviços cada vez mais assertivos. Se o objetivo é criar um negócio, entender sobre as tendências é ainda mais fundamental, pois só assim você será capaz de apostar em uma ideia promissora. 

banner cta contador

8 tendências de negócios para você empreender

A lista abaixo traz quais são as ideias que são tendências de negócios em 2023. Ainda, traz dicas que se apoiam na inovação para começar do zero e são algumas das melhores áreas para conquistar.  

1. E-commerce

Segundo a consultoria Ebit|Nielsen, o e-commerce cresce cinco vezes mais que o offline no mundo. Nos últimos anos, cresceu de forma exponencial por conta da pandemia, junto do aumento da confiança dos consumidores em comprar pela internet, graças à evolução da tecnologia que trouxe uma experiência de compra próxima a do offline. 

Além disso, a internet é um espaço democrático e você consegue oferecer produtos de diversos segmentos, por exemplo:

  • Vestuário;
  • Cosméticos; 
  • Mobílias; 
  • Eletrônicos;

2. Restaurante Delivery 

O delivery de comida cresceu muito nos últimos anos devido à pandemia e a procura por comprar ou pedir comida sem realizar contato físico. Mesmo após o pico, o serviço se mantém popular e continuará sendo procurado por gerar conforto e comodidade, facilitando a rotina corrida dos brasileiros. 

3. Infoproduto

Um infoproduto é um produto que visa oferecer informações ao cliente no meio digital, por exemplo: e-books, planilhas, cursos, entre outros. Eles não possuem custos altos de produção ou de envio por estar disponível na internet, além de gerar os gastos baixos, fazendo com que o lucro seja maior. 

4. Mercado pet

O mercado pet também é um mercado que vem crescendo por conta da procura por animais de estimação e todo o investimento que os donos fazem pelos pets, como cuidados de higiene e os melhores brinquedos para se distrair enquanto realizam suas tarefas. 

Neste mercado é possível explorar serviços de banho e tosa, creches, hospedagem, além de treinamento, comidas, camas, roupas, brinquedos, entre diversas outras opções.  

5. Escritório contábil online

Uma outra tendência do mercado é o escritório contábil online, que cresceu por conta de demandas por serviços acessíveis e mais rápidos. Por exemplo, abre-se mão dos gastos fixos com espaço físico, fazendo com que esse valor seja refletido em um serviço mais barato. 

Além disso, os clientes poderão acessar os seus serviços de qualquer lugar do mundo, podendo conquistar um maior número de clientes e, como todo o processo ocorre pela internet, as entregas se dão de forma mais ágil e assertiva, suprindo a necessidade e gerando qualidade. 

6. Transportadora

Assim como vimos que o e-commerce está crescendo e quebrando as barreiras físicas do offline, uma outra tendência de negócio é a transportadora. Além de ser uma boa aposta por conta do aumento de pedidos online, a procura por serviços ágeis e de qualidade pode ser o diferencial de um novo negócio. 

7. Produtos artesanais

Um produto artesanal se caracteriza por ser um produto feito à mão e em pequena escala. Ele é uma tendência de negócio por conta do aumento da procura pelas pessoas por itens exclusivos e que sejam personalizados, além do uso de matérias-primas de maior qualidade. 

Dentre as opções de produtos artesanais, incluem: 

  • Mobília; 
  • Bolsas; 
  • Roupas; 
  • Acessórios; 
  • Brinquedos; 
  • Entre outros. 

8. Franquias

As franquias consistem em permitir que um franqueado (empreendedor) use a marca e o modelo de negócio de uma empresa (franquia) que já existe. Portanto, investir em uma franquia é uma boa opção para novos empreendedores, pois não é necessário lidar com todas as burocracias de abrir uma nova empresa. 

Os principais setores que são boas apostas para 2023 são: 

  • Vestuário e moda; 
  • Beleza;
  • Estética; 
  • Alimentação; 
  • Educação. 

Potencialize a gestão do seu negócio com um sistema ERP

Seja qual for o tipo de negócio que já exista ou esteja estruturando, o core de toda e qualquer estratégia é: boa gestão. Ter um software ERP no dia a dia é capaz de facilitar diversos processos operacionais e ganhar tempo para realizar tarefas estratégicas, que vão otimizar o seu planejamento. 

O sistema ERP Omie permite automatizar processos de faturamento, agilizar a emissão de notas fiscais e boletos, controlar o fluxo de caixa, entre outros benefícios de integração e segurança. 

Viva o pleno potencial da gestão de seus negócios

Estar atento sobre as novas tendências de negócios pode auxiliar novos empreendedores a identificar as lacunas no mercado que podem ser preenchidas com um novo negócio, além de melhorias tecnológicas e empresariais disponíveis para transformar os lucros nas empresas.  

A Omie tem o objetivo de destravar todo o potencial do seu negócio para 2023 e auxiliar as PMEs de todo o Brasil a prosperarem. Por isso, confira o nosso sistema de gestão que vai automatizar e otimizar as operações de seu negócio. Confira todas as funcionalidades que o ERP da Omie pode oferecer! 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
gestão de clientes
Entenda como as estratégias de gestão de clientes vão impulsionar o seu negócio.
representação de pesquisa de mercado
Entenda a importância de fazer a pesquisa de mercado para o sucesso do seu negócio.
Funcionários buscando 5 C's
O CS está na base para o sucesso de vendas. Aprenda como atrair e manter clientes hoje mesmo!