O que são infoprodutos e como eles geram dinheiro?

O infoproduto é um formato de conteúdo interessante para impulsionar as vendas e consolidar a marca. Entenda como essa estratégia funciona na prática.
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Com certeza, você já deve ter visto anúncios na internet em que um influenciador fala brevemente sobre um tema e, ao final, oferece um curso ou uma mentoria. Esses são bons exemplos de infoproduto, um formato de conteúdo que está bastante em alta nas mídias digitais.

A popularidade desse tipo de material é resultado da facilidade com que ele pode ser desenvolvido. Com o uso de ferramentas básicas de edição de texto ou vídeo, já é possível começar a vender o seu conhecimento para o público.

Neste artigo, você aprenderá em detalhes o que é infoproduto e conhecerá 6 formatos para explorar. Continue a leitura e descubra as vantagens dessa estratégia!

O que são infoprodutos?

O infoproduto é um material que contém informações úteis sobre um assunto específico, com o objetivo principal de compartilhar conhecimento. Esses produtos digitais são criados por especialistas e disponibilizados em plataformas online, onde pessoas que querem aprender sobre um tema podem pagar para ter acesso a tutoriais, dicas e informações de nível avançado.

É possível produzir infoprodutos em uma grande variedade de formatos de conteúdo, como:

  • e-books;
  • Podcasts;
  • Audiobooks;
  • Tutoriais;
  • Vídeo aulas;
  • Mentoria online.

Eles são produzidos, vendidos e consumidos de forma totalmente digital, então não precisam de um grande investimento para serem comercializados. Por isso, são ótimas opções para quem está começando a empreender na internet.

Para que servem os infoprodutos?

De modo geral, o infoproduto atende a propósitos educacionais em diversas áreas do conhecimento. Na atualidade, a sua maior função tem sido proporcionar desenvolvimento profissional de forma acessível e descomplicada.

Por meio desses aprendizados, as pessoas podem aprimorar suas competências e adquirir novas habilidades para se destacarem no mercado de trabalho, iniciarem os seus próprios negócios ou superarem desafios pessoais.

Para os produtores de conteúdo e empreendedores, essa é uma das melhores estratégias para agregar valor à marca e ao produto, pois demonstrar expertise em uma temática transmite confiança e impacta as vendas de forma positiva.

Tipos de infoprodutos para investir no negócio

Um infoproduto não precisa seguir uma forma pré-estabelecida. O ideal é que o formato escolhido exponha o conhecimento de forma clara e precisa. Confira, a seguir, 6 tipos de infoprodutos que podem ser explorados no seu negócio.

E-books

O e-book é um livro em formato digital amplamente utilizado por marcas e profissionais que querem se destacar no mercado. Com viés educativo, esse tipo de infoproduto é um guia completo sobre um assunto, como marketing, habilidades profissionais, gerenciamento de vendas online, investimentos e muitas outras possibilidades.

Por conter informações exclusivas e que não são facilmente encontradas na internet, normalmente cobra-se algo em troca do acesso ao e-book, desde as informações de contato dos interessados a valores em dinheiro.

Podcasts

Podcasts são conteúdos em áudio que podem ser ouvidos sob demanda, ou seja, quando o público desejar. Graças ao enorme ganho de popularidade nos últimos anos, eles se tornaram uma das principais fontes de informação e entretenimento no mundo todo.

Só no Brasil, são mais de 30 milhões de ouvintes que podem ser atingidos pela sua marca nas plataformas de streaming. Além disso, os podcasts estão entre os formatos de conteúdo que mais são consumidos até o final. Isso mostra o quanto essa é uma oportunidade de alcançar um público amplo, diverso e altamente engajado.

Audiobooks

Esse infoproduto é um arquivo de áudio que conta com a narração de um livro. Assim como o podcast, audiobooks são ferramentas interessantes para chegar até pessoas que gostam de aprender por meio da escuta.

Outro ponto positivo que os livros em áudio compartilham com os podcasts é o fato de que eles podem ser ouvidos em segundo plano enquanto se desenvolve outra atividade, como trabalhar, dirigir, arrumar a casa, etc.

A principal diferença entre os dois formatos é que, no caso dos audiobooks, a duração costuma ser maior e há necessidade de se ter uma produção mais bem elaborada.

Vídeos Tutoriais

Tutoriais são conteúdos que mostram o passo a passo para solucionar um problema ou realizar uma tarefa. Quando o processo requer mais atenção aos detalhes, é interessante produzir conteúdo em vídeo.

Várias marcas já apostam em vídeos tutoriais que mostram seus produtos em ação, o que demonstra a eficácia de suas soluções e passa uma sensação de confiabilidade para os espectadores.

Profissionais também podem apostar em tutoriais em vídeo para mostrar a possíveis clientes ou recrutadores que possuem conhecimento em uma determinada ferramenta ou que são capazes de desenvolver certa demanda com excelência.

Videoaulas

Enquanto um vídeo tutorial é focado em um procedimento específico, as videoaulas tratam dos assuntos de forma mais complexa e aprofundada. Geralmente, uma aula gravada em vídeo faz parte de um curso com diversos módulos e lições. Por isso, estão entre os infoprodutos mais vendidos.

Então, enquanto um tutorial pode ensinar como utilizar uma ferramenta de um software de edição de imagens, uma videoaula sobre como aumentar vendas no e-commerce pode fazer parte de um curso completo sobre marketing digital.

Mentoria online

A mentoria é um processo em que uma pessoa descobre mais sobre um certo tópico com a ajuda de alguém mais experiente do que ela. Esse infoproduto é interessante para o público que deseja aprender com um profissional reconhecido e com bastante vivência no seu segmento de atuação.

Oferecer uma mentoria online também é uma boa forma de transmitir autoridade para o público, fazendo com que o interesse pelos seus serviços cresça.

Vantagens de vender infoprodutos 

Como mencionado anteriormente, os infoprodutos estão em alta por serem muito fáceis de produzir. Com noções básicas de redação, edição de imagens ou montagem de vídeos, você pode criar materiais de qualidade para compartilhar na internet.

O investimento costuma ser baixo, já que é possível usar dispositivos pessoais ou da empresa e fazer as edições necessárias com softwares gratuitos. Ademais, cada infoproduto só precisa ser produzido uma única vez.

Descubra novas oportunidades para o seu e-commerce

Disponibilizar infoprodutos no e-commerce da sua empresa ou em uma plataforma especializada nesse tipo de conteúdo é uma ideia central para alavancar a venda ou conseguir uma renda extra com um material simples e barato de ser desenvolvido. Afinal, passar conhecimentos adiante mostra relevância para o público.

Agora que você já sabe o que é infoproduto, pode começar a colocar a estratégia em prática. Para descobrir ainda mais oportunidades de impulsionar os negócios, confira os conteúdos sobre e-commerce no blog Omie.

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