Quais são os tipos de empreendedorismo? Conheça 10 tipos

Explore os principais tipos de empreendedorismo e conheça as características do empreendedor do futuro. Saiba como criar um negócio de sucesso.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O empreendedorismo vai além da criação de uma empresa. Ele engloba diversas abordagens, centradas na geração de soluções inovadoras para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades. Por isso, há diversos tipos de empreendedorismo.

O relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022 aponta que 67% dos brasileiros estão envolvidos com o empreendedorismo. Essa porcentagem representa 93 milhões de brasileiros, na faixa etária de 18 a 64 anos.

Esse cenário é um celeiro de oportunidades para todo o mercado e aqui, na sequência, você vai saber como explorar tudo isso. Conheça os tipos de empreendedorismo e saiba como identificar o seu.

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

Como identificar o seu tipo empreendedor?

Existem diferentes abordagens para categorizar os tipos de empreendedores. Uma maneira comum de fazer isso é considerar características comportamentais e traços de personalidade. 

  • Autoconhecimento: cada pessoa é única e, por isso, para saber qual o tipo de empreendedor você é, antes de mais nada, é preciso conhecer suas fraquezas e forças. Isso permitirá que você entenda o que deve explorar e, principalmente, como superar seus limites.
  • Habilidades: identifique suas habilidades específicas, como liderança, comunicação e capacidade de resolver problemas. Considere em quais áreas você se destaca e onde pode melhorar. Para isso, analise sua bagagem e suas experiências até aqui.
  • Feedbacks: converse com pessoas que trabalharam com você em projetos e empresas e também com seus superiores. Esse feedback pode oferecer perspectivas valiosas sobre suas qualidades e pontos a serem desenvolvidos.
  • Inspire-se em histórias: leia sobre histórias de empreendedores de sucesso e identifique características semelhantes. Analise como outros empreendedores enfrentam desafios e prosperaram.
  • Comunidades: participe de eventos, conferências e grupos relacionados aos seus interesses empreendedores. Um bom networking pode fornecer insights valiosos e oportunidades para trocar experiências com outros empreendedores.
  • Flexibilidade: Esteja aberto a mudanças e adaptações ao longo do tempo. À medida que sua carreira empreendedora se desenvolve, suas preferências e habilidades podem – e devem – evoluir.

10 tipos de empreendedorismo: escolha o ideal!

Em um cenário de oportunidades, o empreendedorismo evolui constantemente para se destacar e inovar, sempre proporcionando uma perspectiva única no universo empresarial. A seguir, conheça os 9 principais tipos nos quais você pode investir. 

1. Empreendedorismo individual 

Como o próprio nome sugere, o empreendedorismo individual é caracterizado pelo envolvimento de uma pessoa na criação e operação de seu próprio empreendimento. Essa abordagem se manifesta em micro ou pequenas empresas.

Esse tipo de empreendedorismo tem ganhado um grande espaço no cenário nacional, impulsionada pela criação do Microempreendedor Individual (MEI). Por meio dela, aqueles que formalizam seus negócios garantem acesso a uma série de direitos e benefícios.

Além do MEI, também é possível abrir um empreendimento como Empreendedor Individual (EI) e também como Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

2. Empreendedorismo corporativo 

Também conhecido como intraempreendedorismo, o empreendedorismo corporativo não diz respeito à criação de um negócio individual. Ele se refere à adoção de uma mentalidade empreendedora por parte dos funcionários de uma empresa que já existe.

Na prática, as empresas abrem espaço para que seus colaboradores desenvolvam e criem soluções inovadoras para os desafios da organização. Esse tipo de empreendedorismo visa promover a evolução contínua e o progresso da operação.

3. Empreendedorismo feminino

Esse é o tipo de empreendedorismo que mais cresce no Brasil. São empresas criadas ou lideradas por mulheres, representando, portanto, manifestações de liderança feminina.

Ela desempenha um papel significativo no empoderamento das mulheres, evidenciando sua habilidade de gerir negócios independentemente do setor ou do porte. Além disso, traz transformações importantes, viabilizando a independência financeira feminina.

4. Empreendedorismo verde

O empreendedorismo verde coloca a preservação ambiental como um de seus princípios. Ou seja, nesse contexto, as empresas harmonizam a lucratividade com um compromisso de proteger o meio ambiente.

Negócios assim tem práticas ambientalmente responsáveis e o uso mais eficiente dos recursos naturais. Este tipo de abordagem se estabelece como um fator competitivo, contribuindo notavelmente para a imagem pública da empresa.

5. Empreendedorismo social 

O empreendedorismo social acontece quando uma solução proporciona vantagens a um determinado grupo da sociedade. Seu foco principal não é a geração do lucro, embora também possa gerá-lo.

Esse tipo de empreendedorismo engloba áreas como inclusão social, aprimoramento urbano, desenvolvimento profissional, assistência médica e diversas outras atividades. A meta é contribuir para a melhoria das condições de vida do grupo específico.

6. Empreendedorismo sustentável 

Esse é um tipo de negócio que busca criar atividades econômicas de maneira que promovam o equilíbrio entre aspectos econômicos, sociais e ambientais. Está relacionado ao empreendedorismo verde e às práticas de ESG.

Ele visa à longevidade e à preservação dos recursos naturais e da qualidade de vida das gerações atuais e futuras. Nesse contexto, os empreendedores sustentáveis buscam não apenas o lucro, mas também consideram os impactos de suas ações no meio ambiente e na sociedade. 

7. Empreendedorismo cooperativo

O empreendedorismo cooperativo consiste na união de empreendedores individuais para colaborarem entre si. É uma rede de apoio em que cada profissional contribui com serviços ou materiais para aprimorar coletivamente seus empreendimentos.

O conceito central é o compartilhamento de conhecimento e recursos. A gestão é caracterizada pela democracia, com todos os membros participando das decisões. 

8. Empreendedorismo de franquias

Esse tipo de empreendedorismo oferece um modelo um pouco mais seguro em comparação à criação de um novo empreendimento. Ele incorpora processos internos já estabelecidos e frequentemente apresenta produtos reconhecíveis pelo público. 

Por meio desse sistema, você consegue adquirir acesso a uma estrutura de negócio que já existe, incluindo diretrizes operacionais, marketing e suporte contínuo. Isso reduz a curva de aprendizado e os riscos associados ao desenvolvimento de um novo negócio. 

9. Empreendedorismo cultural

É uma forma de empreendedorismo que se concentra na criação, desenvolvimento e promoção de atividades e projetos relacionados à cultura e às artes. O empreendedorismo cultural visa não apenas à realização artística, mas também à viabilidade econômica e à sustentabilidade.

10. Empreendedorismo digital

Todos os tipos de empreendedorismo que citamos aqui tem suas particularidades conforme você pôde observar. Mas, todos eles podem ser permeados por um tipo especial: o empreendedorismo digital.

Não é novidade que a internet mudou substancialmente o mercado. A digitalização transformou as empresas tradicionais e permitiu o surgimento de novos negócios que nem imaginávamos. Por isso, o empreendedorismo digital é a porta de entrada de muitos empreendedores para o início de sua história.

Quais as características de um empreendedor do futuro?

Quem decide explorar o mundo do empreendedorismo precisa saber que um bom empreendedor está sempre de olho no futuro. Busca saber mais sobre as tendências e os movimentos do mercado. 

Assim, as características que não podem faltar no empreendedor do futuro são:

  • Capacidade de inovar
  • Bom relacionamento
  • Pensamento crítico
  • Organização
  • Aprendizado constante
  • Criatividade

Em um mundo em constante transformação, o empreendedor que cultiva essas características tem muito mais chances de ter sucesso no seu negócio. Mas, essa não é uma receita pronta: saber que tudo pode mudar é essencial. 

Perguntas mais comuns sobre tipos de empreendedorismo

Se ainda restam dúvidas sobre os tipos de empreendedorismo, abaixo, você confere as perguntas mais frequentes sobre esse tema. Elas vão esclarecer alguns pontos e podem ser o pontapé que você busca para empreender.

Quais são os tipos de empreendedorismo que existem?

No geral, são 9 tipos de empreendedorismo: individual, corporativo, feminino, verde, social, sustentável, cooperativo, franquias e cultural.

Qual o conceito de empreendedorismo?

Empreendedorismo é a capacidade de identificar oportunidades, a partir delas, criar um negócio.

Quais características que um empreendedor deve ter?

De maneira ampla, um empreendedor deve ter: capacidade de inovar; bom relacionamento; pensamento crítico; organização; aprendizado constante e criatividade.

Escolha o tipo de empreendedorismo e mãos à obra

Agora você conhece quais os tipos de empreendedorismo existentes e como eles funcionam, você está apto a escolher aquele que mais se adequa ao seu perfil. Aí, é hora de tirar os planos da gaveta e começar essa jornada.

Independente do tipo de empreendedorismo que você escolher, sem dúvidas, ter o apoio de um sistema de gestão para centralizar as informações e tomar decisões estratégicas é essencial. Por isso, nós te convidamos a conhecer a Omie.

Com o nosso Sistema ERP, você facilita a rotina da sua empresa com um sistema de gestão online completo, ágil e fácil. Acesse e experimente!

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
CNPJ: empresário sorrindo

MEI

Entenda tudo sobre CNPJ com nosso guia especial e aprenda como criar o seu e usufruir de todos os seus
junta comercial

MEI

A Junta Comercial é um órgão importante para quem vai abrir uma empresa. Descubra como ela funciona!
Como gerar NIRE MEI e ficar em dia na Junta Comercial?
O NIRE MEI é fundamental para a formalização e operação legal do Microempreendedor Individual, conferindo credibilidade e acesso a serviços