Competitividade empresarial: o que é e elementos

Para disputar com outros negócios do setor e fazer sua empresa sair na frente, é preciso ter atenção à competitividade empresarial. Saiba mais!
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Mais do que apenas sobreviver no mercado, as organizações precisam criar estratégias para destacar seus produtos e serviços e tornar-se referência entre os consumidores no seu nicho de atuação. Nesse sentido, os gestores devem ter foco na competitividade empresarial.

Dessa forma, é importante entender a fundo esse conceito e seus principais elementos para modificar ou aperfeiçoar suas práticas e processos internos e sair na frente das empresas concorrentes.

Aprenda o que é diferencial competitivo no universo empresarial e como alcançar essa vantagem no mercado. Acompanhe o artigo a seguir e comece a colocar em ação as práticas hoje mesmo!

O que é competitividade empresarial?

É como as empresas concorrem entre si para se destacar no mercado e ser a opção preferida pelos consumidores. Nesse contexto, é importante ter como objetivo sempre aperfeiçoar produtos e serviços, de forma a oferecer algo diferenciado para o público.

A competitividade empresarial deve ser vista pelos gestores como uma força que impulsiona para o crescimento do negócio, tornando a empresa relevante em seu segmento.

Então, é fundamental fazer a análise da concorrência para entender o posicionamento de outras empresas do mesmo nicho e seus diferenciais de produtos e serviços para saber como o seu negócio pode superar esses aspectos e ser uma referência no mercado.

Um exemplo é a popularização dos serviços de streaming de vídeo, como Netflix, que impulsionou a Globo, uma emissora de TV aberta, a também oferecer seu serviço próprio nesse nicho.

Entenda a importância da competitividade para as empresas

Em um primeiro momento, pode passar a impressão de que a concorrência entre as empresas é algo negativo, em que uma toma o lugar da outra no mercado.

No entanto, os gestores devem ter em mente que a disputa com outros negócios é importante porque incentiva o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, mudanças em processos, práticas e políticas internas, melhorias no atendimento ao público, entre outros aspectos.

Por exemplo: sua empresa pode utilizar processos mais limpos na produção, reduzindo os resíduos gerados. Voltada para a sustentabilidade, essa prática pode fazer o negócio sair na frente dos outros, afinal, o público tende a valorizar o empreendedorismo sustentável.

Benefícios gerados pela competitividade empresarial

Entenda abaixo por que é importante ter como foco a busca pela vantagem competitiva no mercado!

Incentiva a inovação

Quando se fala em competitividade empresarial, é necessário desenvolver produtos e serviços que atendam a necessidade do seu público-alvo.

Para isso, o melhor caminho é inovar, ou seja, oferecer soluções diferenciadas que os outros negócios do mesmo nicho não oferecem. A inovação está relacionada a acompanhar as tendências da sua área de atuação, renovar a sua estrutura tecnológica, além de contar com os melhores talentos.

Estimula o desenvolvimento de produtos e serviços

Além de inovar, oferecendo algo novo ao mercado, a disputa de espaço entre as empresas exige o aperfeiçoamento constante de produtos e serviços para não apenas se igualar à concorrência, mas também superá-las, tornando-se a marca número um dos clientes.

Melhora a qualidade dos produtos e serviços

Como você pode ver, com a competitividade entre as organizações, os gestores têm um contexto em que não há espaço para o comodismo: é preciso olhar para o cenário interno e externo para saber quais melhorias e mudanças devem ser feitas no negócio.

Pode ser necessário, por exemplo, substituir a tecnologia utilizada para reduzir os erros nos processos ou valorizar mais a equipe para que todos possam se engajar, trabalhar mais motivados e até mesmo oferecer um melhor atendimento aos seus clientes.

Tudo isso, certamente, vai melhorar a qualidade dos produtos e serviços do seu negócio, impactando no aumento das vendas.

Fomenta a fidelidade dos clientes

Quando os esforços da empresa se voltam para se tornar uma referência em seu nicho, investindo na inovação, qualidade e aprimoramento do que oferece ao mercado, passa a ser bem-vista pelo público.

Assim, além de atrair mais pessoas para conhecer os seus serviços, você passa a fidelizar seus clientes e pode crescer ainda mais em seu segmento.

Conheça os 4 elementos da competitividade empresarial

Para tornar sua empresa competitiva no mercado, é preciso ter atenção a 4 elementos. Confira!

1. Capital humano

Pode parecer uma frase clichê, mas as empresas são formadas por pessoas, por isso é importante investir nas equipes. Isso pode ser feito de diferentes formas:

  • processos seletivos que saibam encontrar profissionais que se identifiquem com a cultura do negócio;
  • liderança forte e motivadora;
  • clima organizacional saudável;
  • valorização dos colaboradores, oferecendo remunerações atrativas, planos de carreira e benefícios;
  • comunicação efetiva no ambiente de trabalho, com a troca de feedbacks;
  • treinamentos para qualificar e manter seu time atualizado.

Desse modo, você conta com uma equipe coesa, que atua pelos mesmos objetivos e que tem qualidade de vida no trabalho. Além disso, oferece um ambiente leve, que valoriza o potencial e criatividade de cada um, incentivando a inovação.

2. Inovação

É preciso falar mais uma vez em inovação, pois esse fator levará sua empresa a ganhar a disputa com outros negócios do mesmo ramo.

Então, acompanhe as novidades do seu nicho em eventos e publicações (inclusive internacionais) para que sua empresa possa se antecipar às concorrentes e sair na frente, ganhando a preferência dos clientes.

3. Relacionamento

É necessário se aproximar do seu cliente para conhecer seu estilo de vida, perfil e necessidades e isso pode ser feito com uma presença forte nas redes sociais, que permite uma interatividade próxima com o público.

Mas, o mais importante, é manter um relacionamento constante e humanizado com o cliente, especialmente no pós-venda, abrindo diferentes canais de comunicação, como e-mail, WhatsApp, telefone ou chat. Assim, ele pode tirar dúvidas e resolver problemas, voltando a comprar com a sua empresa.

4. Organização

Por fim, a empresa deve investir em infraestrutura física e tecnológica para organizar e agilizar os processos, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços.

Como ser competitivo no mercado e se destacar dos concorrentes

Que tal colocar em prática ações para ter uma vantagem competitiva frente aos outros negócios do mesmo nicho? Veja abaixo!

Entenda o seu público-alvo e o mercado em que atua

É fundamental fazer pesquisas junto ao público para observar o que eles realmente precisam, a fim de que seu time possa se empenhar no desenvolvimento de produtos e serviços que atendam essa demanda do mercado.

Analise também o seu segmento para que você possa aproveitar as oportunidades, melhorando seus produtos ou oferecendo algo novo aos consumidores.

Tenha uma excelente proposta de valor

É preciso investir não apenas na qualidade dos produtos e serviços, mas ter uma política de responsabilidade social para que sua marca seja escolhida, mesmo que o preço seja maior do que os da concorrência. Estamos falando de agregar valor ao que você vende.

Coloque o cliente no centro das suas ações

Ofereça uma boa experiência ao seu cliente desde o momento em que ele demonstra interesse por sua marca até o pós-venda, seja em lojas físicas ou no ambiente virtual.

Busque ser inovador

Incentive sua equipe a ser criativa para trazer e discutir novas ideias e pensar em formas de desenvolver novos produtos ou serviços. Ou seja, coloque em prática a cultura da inovação na empresa para que você possa ficar mais perto de conquistar o primeiro lugar no seu nicho de mercado.

Qualifique seus colaboradores

Desenvolva os talentos da sua empresa, oferecendo cursos e treinamentos. Dessa forma, eles acompanham as tendências da sua área e podem propor soluções, fazendo sua empresa se tornar líder do setor.

Mensure os dados

Por último, tenha atenção aos números da sua empresa, acompanhando com planilhas ou softwares de gestão.

Ao fazer esse tipo de monitoramento, seja de vendas, taxa de satisfação de público, aquisição de novos clientes, entre outros dados, você consegue saber se está no caminho certo ou se é preciso modificar sua estratégia.

Como um sistema de gestão empresarial pode tornar sua empresa mais competitiva?

Para que a sua empresa seja destaque no segmento em que atua, é importante fazer uma boa gestão, integrando os setores, vendas e processos em uma única plataforma. Nesse sentido, a solução é contar com um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) ou sistema de gestão empresarial.

Você passa a contar com uma ferramenta para compartilhar dados e organizar seus processos, aumentando a produtividade e qualidade dos serviços prestados. Tudo isso com segurança, suporte de qualidade e preços acessíveis.

Mantenha-se informado sobre como se destacar no mercado. Aproveite para entender melhor sobre o que é diferencial competitivo e qual a sua importância!

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