O que é organograma empresarial e 4 benefícios

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O organograma empresarial é uma peça-chave para a divisão de trabalhos dentro de uma organização e a melhoria nas etapas que envolvem todas as equipes. Construir e utilizar essa ferramenta é possível a partir de bons conhecimentos. Antes de decidir qual modelo escolher, é preciso entender a fundo sua definição e benefícios.

Se você tem dúvidas sobre o que é um organograma, quais são os benefícios e tipos, siga com a leitura. Neste conteúdo são apresentados todos os detalhes, boas práticas e como obter os 4 principais benefícios de maneira rápida! Confira.

O que é um organograma empresarial?

Um organograma empresarial é a organização de todos os níveis hierárquicos de um negócio. Quando construído da forma correta, essa ferramenta auxilia na definição da função de cada colaborador e divisão de trabalho de acordo com cada cargo. Assim, fica mais simples entender quais são as responsabilidades. 

O organograma pode ser utilizado por todas as empresas, independente do segmento ou tamanho, e deve fazer parte do planejamento estratégico. 

A ferramenta é elaborada como uma figura, como um infográfico, e é responsável por definir quais as funções existentes, grupos e projetos. Ela também é importante para os recursos humanos, pois auxilia as lideranças e gestão de pessoas em decisões e avaliações da composição do quadro de colaboradores. 

Também vale ressaltar que existem vários tipos de organograma e é preciso estudar quais deles melhor se encaixam com as características de uma empresa. O organograma possibilita uma visão abrangente, além de entregar benefícios para todos. 

4 vantagens do organograma empresarial

Não é raro se deparar com empresas que não possuem estruturas bem organizadas. Parte disso acontece devido a uma desorganização dos cargos e responsabilidades de cada um deles. 

O organograma empresarial é parte de um pensamento mais analítico e de decisões tomadas com base em informações, fator que leva a resultados mais positivos. Ele é parte de uma das principais características de uma liderança estratégica. A seguir, confira algumas das vantagens:

1. Melhora a produtividade

A produtividade baixa é um dos maiores problemas de empresas de variados segmentos. Isso reflete diretamente em resultados abaixo do esperado. Parte dessa problemática envolve a gestão de pessoas e a desorganização da hierarquia da empresa. Assim, o profissional se sente perdido, de modo a não se sentir parte da equipe ou não saber a quem recorrer em momentos de necessidade.

A gestão do tempo e produtividade são benefícios da criação de um organograma que seja bem pensado e desenhado.

2. Comunicação interna é facilitada 

O entendimento do organograma faz com que as equipes entendam quem são os líderes e liderados, dessa forma, a comunicação interna flui, facilitando a resolução de problemas que envolvam diversas pessoas. 

Os gestores de pessoas também conseguem pensar melhor sobre ações de endomarketing para divulgar informações do interesse de todos. 

3. Transparência nos níveis hierárquicos 

A transparência e organização de uma empresa tende a atrair mais talentos. Uma cultura organizacional fortalecida é capaz de reduzir o turnover e criar verdadeiros divulgadores de uma organização. 

Locais com transparência nos níveis hierárquicos chamam mais atenção e contribuem para uma empresa com colaboradores mais engajados.

4. Melhor compreensão dos fluxos 

É essencial definir quem são os colaboradores e quais são os seus cargos. Normalmente, por entender melhor sobre a estrutura de uma organização, as pessoas se sentem mais à vontade e observam maior credibilidade quando conhecem os seus gestores. 

Por isso, deixe sempre claro quem está presente no organograma empresarial, desde o topo até a base, iniciando pelo CEO aos estagiários. 

Organograma empresarial: exemplos

Anteriormente, mencionamos que existem diversos tipos de organograma empresarial. Eles podem ser aplicados em negócios de pequeno, médio e grande porte. A escolha deve ser realizada de acordo com as necessidades do tamanho da empresa e pensada de forma estratégica. 

Organograma vertical

Quando falamos do modelo mais clássico de organogramas, com certeza é sobre o organograma vertical. Ele é bastante utilizado por diversas empresas, principalmente as mais tradicionais. 

Neste tipo de organograma, as caixas com as informações são dispostas verticalmente, indicando de forma literal quais são os cargos mais altos de liderança e quais as pessoas estão ligadas a ele, além dos que estão abaixo, dentro dos outros diversos níveis hierárquicos. 

A maior vantagem do organograma vertical é a clareza de visualização. Essa característica faz com que todos compreendam os níveis e suas respectivas responsabilidades. 

Já as desvantagens incluem uma possibilidade de competitividade dentro da organização, visto que os cargos de liderança ficam no topo. Com isso, podem ser gerados conflitos desnecessários e que ocuparão o tempo de líderes e gestores na resolução.

Organograma horizontal

O organograma horizontal é organizado de forma lateral, diferentemente do vertical, e escolhido por empresas que não priorizam hierarquias e subordinações entre os cargos existentes. 

O modelo oferece mais autonomia aos funcionários e ainda a possibilidade de atuar em outras funções. Ele é mais facilmente aplicado em empresas de menor porte.

As grandes vantagens do organograma horizontal é o maior engajamento dos profissionais, devido a autonomia, além da agilidade e flexibilidade de gestão pela falta de necessidade de manter muitos gestores e pessoas em posição de líderes. 

Porém, toda a liberdade proporcionada também pode repercutir em desvantagens caso não seja bem utilizada. A falta de iniciativa, perda de produtividade e colaboradores em papel de indecisão podem gerar problemas para a gestão da empresa e os resultados. 

O fato de os cargos serem colocados lado a lado realça a necessidade da união e força dos grupos, tirando a ideia de subordinação presente no organograma vertical. 

Organograma: uma ferramenta essencial para empresas

Neste artigo, você conheceu a definição de organograma e alguns dos seus tipos e vantagens e desvantagens. Uma coisa é certa: a ferramenta é um peça essencial para empresas de diversos portes.

A organização e transparência nas empresas dão benefícios aos colaboradores e resultados positivos que são colhidos por todos. Conheça outros modelos de organograma que podem ser utilizados pelos diversos tipos de negócios.

Além disso, conte sempre com ferramentas tecnológicas na sua gestão. Um software como o ERP Omie possibilita obter dados e integrar setores, dando profundidade ao organograma e preenchendo-o com as necessidades e dinâmicas reais do dia a dia. Mantenha-se informado!

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