Empréstimo empresarial: como conseguir crédito para pequenas e médias empresas?

O empréstimo empresarial é uma boa opção para o crescimento de novos negócios. Saiba como solicitar seu empréstimo para pequenas e médias empresas!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

As pequenas e médias empresas são muito importantes, sendo um verdadeiro motor para a economia do nosso país. No entanto, muitas vezes, precisam contar com alguma modalidade de empréstimo empresarial para começarem a funcionar e conseguirem se manter atuantes.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda tudo sobre empréstimo empresarial, com foco no empréstimo para empresas MEI e MEs. Vamos abordar a importância desse recurso e os tipos disponíveis. Acompanhe!

Banner Teste grátis agora top

O que é empréstimo empresarial?

O empréstimo empresarial é uma negociação estabelecida entre uma determinada instituição financiadora e um empresário com a finalidade de investir no crescimento e no desenvolvimento de seu negócio.

Essa modalidade de empréstimo pode ser direcionada para o setor que o empresário julgar necessário, e o pagamento é realizado posteriormente, com a devolução do valor investido de maneira parcial.

Existem alguns tipos de CNPJs aptos para receber o empréstimo na modalidade empresarial:

  • Sociedade Simples (SS);
  • Empresa Individual (EI);
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Sociedade Anônima (SA);
  • Sociedade Empresária Limitada (LTDA);
  • Associações sem Fins Lucrativos;
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

Nesse sentido, o empréstimo empresarial é uma vantagem para futuros empreendedores, que sonham em abrir o próprio negócio, mas não dispõem do dinheiro necessário.

Além disso, pode ser uma saída inteligente para pequenas e médias empresas que já estão no mercado e gostariam de ampliar a atuação ou sair de uma crise.

Por que o empréstimo empresarial é importante?

A solicitação de um empréstimo empresarial é importante para vários fins estratégicos de um pequeno negócio e, de modo geral, existem algumas situações em que ele deve ser considerado.

Um primeiro caso, por exemplo, é quando o empreendedor precisa dele para iniciar todo o processo do zero e colocar seu negócio para funcionar. Nessa situação, o empréstimo empresarial representa a oportunidade de tirar um sonho do papel.

No entanto, se você já tem um negócio em funcionamento, um segundo caso muito recorrente é poder contar com o empréstimo empresarial como um recurso para ampliar a empresa e fazê-la se desenvolver e ganhar competitividade e lucratividade, aumentando o orçamento empresarial.

Um terceiro cenário ainda, menos desejável, é no caso de possíveis dívidas que a empresa possa ter contraído ao longo do tempo. Assim, o recurso do empréstimo assegura que a empresa resolva suas contas a pagar, quitando seus débitos e continuando a funcionar adequadamente, sem inadimplências.

De toda forma, é necessário pesquisar e mapear as taxas de juros de cada instituição financiadora e conhecer os reais motivos do empréstimo.

Em outras palavras, é preciso entender se o empréstimo realmente vale a pena, avaliando possíveis riscos para, então, tomar a melhor decisão e se manter com um bom controle financeiro empresarial.

Quais são as aplicações de um empréstimo empresarial?

Existem algumas situações específicas em que um empréstimo empresarial pode ser uma boa estratégia para pequenos e médios negócios.

A seguir, separamos alguns dos usos que podem ser feitos dessa modalidade de crédito:

  • Capital de giro: quando a empresa necessita de crédito para atender aspectos como fluxo de caixa, pagamento de colaboradores, aluguel e fornecedores;
  • Investimento fixo: quando é preciso fazer algum tipo de manutenção na estrutura física da empresa ou investir, por exemplo, na compra de novas salas, em equipamentos, estoque, softwares e armazenamentos;
  • Investimento misto: essa modalidade de investimento permite ao empresário diversificar o seu capital e direcioná-lo para o setor que julgar necessário;
  • Pagamento de dívidas: como dito, o empréstimo empresarial pode ser uma saída para dívidas ou entraves que surgiram no interior do negócio.

Como conseguir empréstimo empresarial hoje?

Agora que você já sabe o que é empréstimo empresarial e suas aplicações, vamos apresentar como consegui-lo por meio de soluções atrativas e ágeis.

Existem alguns tipos de empréstimos disponíveis hoje para CNPJs. Saber diferenciá-los é determinante, porque cada um busca atender a uma necessidade específica. Confira quais são, a seguir.

Antecipação de recebíveis

Na antecipação de recebíveis, é gerada uma condição de crédito que fornece à empresa um empréstimo de curto prazo, de modo que ela pode adiantar o recebimento do valor de vendas que só estariam disponíveis no futuro, como de compras parceladas.

Empréstimos bancários

Os empréstimos bancários são aqueles fornecidos pelas instituições bancárias, em que o empresário retira uma determinada quantia em dinheiro para, por exemplo, quitar suas despesas administrativas, entre outros motivos, e faz a devolução em cifras de parcelas.

Investidores anjos

Nessa modalidade, a pessoa física ou jurídica faz o investimento no seu próprio negócio e com o seu próprio dinheiro. De forma geral, isso acontece quando a empresa financiada apresenta um alto potencial de desenvolvimento, ou seja, o que chamamos de dinheiro bem investido.

Crowdfunding

O Crowdfunding é um investimento coletivo feito para um determinado fim, ou seja, a união de vários investidores (podem ser pessoas físicas ou jurídicas) em prol do desenvolvimento de uma empresa.

Linhas de crédito online

Semelhante ao limite do cartão de crédito com saldo rotativo e juros baixos, a linha de crédito é um recurso disponibilizado por instituições financeiras, como os bancos on-line.

É possível fazer empréstimo empresarial com nome sujo?

O empréstimo para pequenas e médias empresas negativadas também é possível, no entanto, as instituições financeiras disponibilizam acessos mais reduzidos e com pouca flexibilidade. Além disso, as condições de pagamento não costumam corresponder ao interesse do empreendedor.

Sendo assim, é importante avaliar com cautela a situação do seu CNPJ antes de solicitar mais abertura de crédito. Afinal, em algumas situações, um empréstimo para MEI negativado pode resultar em mais problemas, comprometendo a gestão financeira do microempreendedor, pois as taxas de juros costumam ser mais altas e pouco flexíveis.

Conheça as soluções financeiras do sistema Omie

Como você percebeu, o empréstimo empresarial pode ser acessado por diversas modalidades de empresa, incluindo pequenos e médios negócios, como MEI, para as mais diversas finalidades. Portanto, depois de avaliar com cautela as necessidades e as possibilidades de sua empresa, é hora de buscar a melhor solução de crédito disponível.

Para isso, o sistema de gestão da Omie pode ser seu grande aliado. Isso porque se trata de um sistema ERP que oferece o Omie.Cash: um Internet Banking com soluções de crédito e muitas outras vantagens, desde emissão de boletos até gerenciar impostos, como o IOF, sem sair do sistema.

Com ele, é possível ainda ter acesso a crédito empresarial com taxas exclusivas, seja para recompor seu caixa ou para investir no seu crescimento, além de fazer toda a gestão financeira de seu negócio de forma facilitada e sem papelada.

Diga adeus às movimentações manuais e integração de arquivos e descomplique sua gestão. Conheça as soluções financeiras da Omie e tenha todos os benefícios dessa parceria!

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
como fazer para regularizar cnpj
Regularizar CNPJ é fundamental para manter sua empresa em conformidade com a Receita Federal. Veja como resolver pendências fiscais com
Ideias De Negócio Para 2024: homem olhando adiante
Comece a planejar seu empreendimento com as principais ideias de negócios para 2025. Confira as sugestões Omie!
Consulta Cest: mesa com documentos
Aprenda a realizar a consulta CEST para produtos sob substituição tributária e inclua o código correto em suas notas fiscais,